Resenha: O Beijo das Sombras, Richelle Mead









Ficha Técnica:
Título: O beijo das Sombras 
Autor: Richelle Mead
Editora: Agir
Ano de Lançamento: 2009
Gênero: Literatura Estrangeira / Romance
Páginas: 319
Preço Médio: R$39,99


 


Lissa Dragomir é uma adolescente especial, por várias razões: ela é a princesa de uma família real muito importante na sociedade de vampiros conhecidos como Moroi. Por causa desse status, Lissa atrai a amizade dos alunos Moroi mais populares na escola em que estuda, a São Vladimir. Sua melhor amiga, no entanto, não carrega consigo o mesmo prestígio: meio vampira, meio humana, Rose Hathaway é uma Dampira cuja missão é se tornar uma guardiã e proteger Lissa dos Strigoi - os poderosos vampiros que se corromperam e precisam do sangue Moroi para manter sua imortalidade.  Pressentindo que algo muito ruim vai acontecer com Lissa se continuarem na São Vladimir, Rose decide que elas devem fugir dali e viver escondidas entre os humanos. O risco de um ataque dos Strigoi é maior, mas elas passam dois anos assim, aparentemente a salvo, até finalmente serem capturadas e trazidas de volta pelos guardiões da escola.  Mas isso é só o começo. Em O Beijo das Sombras, Lissa e Rose retomam não apenas a rotina de estudos na São Vladimir como também o convívio com a fútil hierarquia estudantil, dividida entre aqueles que pertencem e os que não pertencem às famílias reais de vampiros. São obrigadas a relembrar as causas de sua fuga e a enfrentar suas temíveis consequências. E, quem sabe, poderão encontrar um par romântico aqui e outro ali. Mais importante, Rose descobre por que Lissa é assim tão especial: que poderes se escondem por trás de seu doce e inocente olhar?   Richelle Mead dá uma nova face à literatura vampiresca com este romance: mais ácida, apimentada e inteligente do que nunca, a saga dos Moroi e seus guardiões surpreende pelas reviravoltas e pela ousadia desses cativantes personagens.

O que posso dizer sobre esse livro, além de ele ser maravilhoso e eu o amar, e é muito difícil escrever sobre um livro tão querido.  Mais vamos lá.

Conheço muitas pessoas que tem muito preconceito com livros de vampiros (e não são poucas) admito que depois de Crepúsculo li tantos livros sobrenaturais que perdi um pouco de interesse pelo assunto. Já tinha ouvido falar da série mais nunca tinha me animado para lê-la, até que um dia resolvi arriscar e (MEU DEUS!) era totalmente diferente do que já tinha visto até então. 

"Não importa o que aconteça no nosso mundo, algumas verdades básicas sobre vampiros não mudam jamais. Os Moroi são vivos; os Strigoi são morto-vivos. Os Moroi são mortais; os Strigoi são imortais. Os Moroi nascem Moroi; os Strigoi se transformam em Strigoi". 

Esqueça tudo o que você pensa saber sobre vampiros aqueles mitos que eles são solitários e não são seres sociáveis, não! Na história criada pela tia Richelle (me sinto a vontade de chamá-la assim) temos uma hierarquia com três tipos de vampiros os Moroi que são os vampiros que controlam o mundo vampiresco, trabalham com magia dos quatro elementos, bebem sangue de voluntários e possuem doze famílias reais, são Guardados pelos Dampiros que são meio humano e meio vampiro fruto do relacionamento de um Moroi com um humano, o outro Dampiro que treinam desde muito cedo para proteger os Moroi, e ainda existe os Strigoi o lado negro da força, os vampiros do mal que só podem ser mortos com estaca de prata no coração.

E é nesse mundo que  encontramos nossas heroínas Rose Hathaway uma Dampira, e Lissa Dragomir um princesa e a última de sua linhagem tornando-a assim muito valiosa e especial. As duas amigas se encontram a dois anos no mundo humano desde que fugiram da Academia St. Vladimir, durante esses dois anos sempre deram um jeito de escapar dos guardiões que as procuravam, mais são finalmente apanhadas por um grupo formado pelos professores e guardiões de sua antiga escola. De volta a St. Vladimir, Lissa é calorosamente acolhida pelos anciões, por outro lado Rose é quase expulsa, mais acaba recebendo apenas um castigo. Como castigo tem que estudar em dobro tendo aulas extras com Dimitri Belikov o novo professor e guardião de sua melhor amiga.(não sei se pode chamar isso de castigo).

De repente me dei conta que Dimitri ainda me mantinha imobilizada no chão. A pele de seus dedos estava quente segurando meus pulsos. O rosto dele estava a centímetros do meu, e suas pernas e seu tronco estavam de fato pressionados contra o meu corpo. [...] Então foi ficando difícil respirar, e isso não tinha nada a ver com os exercícios, ou o fato de meus pulmões estarem sendo esmagados. 

Coisas estranhas começam a acontecer com Lissa, o que fortalece ainda mais o laço que as duas compartilham, E sem dúvida, Rose faria qualquer coisa para proteger a amiga de quem quer que seja o inimigo pondo em jogo até a própria vida.

"Eu era a que agia, que fazia as coisas acontecerem - às vezes precipitadamente. Ela era a mais racional, a que planejava as coisas e as pesquisava exaustivamente antes de agir. Ambos os estilos tinham as suas vantagens..."

Rose é uma personagem forte, decidida, cheia de carisma e totalmente sexy. Lissa é fofa meiga, sensível, e muito carismática (um pouco dramática também) junto, as duas formam uma dupla perfeita, a amizade delas é um grande ponto tratado no livro. E o que dizer do Sr . Belikov? Dizer que é lindo, enigmático, que faz a gente suspirar atoa seria pouco, mais é bem isso mesmo. E além desses três, temos personagens muito marcantes também como Christian Ozera, um jovem que sofre muito com as decisões que os pais fizeram e é também o interesse amoroso de Lissa. Mason Ashford um grande amigo de Rose (Mason é simplesmente de mais) Mia Rinaldi a antagonista odeia Lissa, e Rose sempre dá um jeito de infernizar a vida das garotas. Natalie Dashkov a quitenha e tímida da turma que acaba nos surpreendendo muito.

Esse livro foi sem dúvida nenhuma minha melhor leitura do ano de 2013, foi uma das primeiras do ano também, li todos os seis livros em menos de uma semana, devorei com vontade. Rose e Dimitri são um dos meus personagens literários favoritos, e esse ano vou vê-los no Cinema e nem acredito. Sim galera pra quem não sabe Academia de Vampiros vai sair nas telonas e está prometendo ser um tremendo sucesso, o que se depender de mim vai ser com certeza. E para quem não viu o trailer, segue abaixo.




Nenhum comentário:

Postar um comentário