Resenha: Azumanga Daioh, por Vanessa Kizaki


Azumanga Daioh
Autor: Azuma Kiyohiko 
Editora no Japão: Mediaworks
Editora no Brasil: New Pop

Sinopse: Chiyo Mihama é uma garota de 10 anos de idade que, por ser superdotada, nem termina o ginasial e acaba indo para o colegial. Na nova escola vai se juntar a Tomo Takino, Koyomi Mizuhara (ou Yomi apenas), Sakaki, Kagura e Ayumu Kasuga (conhecida como Osaka) e viver diversas situações divertidas durante seu período de colegial.

Azumanga Daioh é uma série de mangá publicada pela revista Dangeki Daioh em 1999 com um total de 4 volumes; possui também uma versão animada, o Azumanga Daioh: The animation, com um total de 26 episódios produzidos J. C. Staff (estúdio responsável por Utena, Kare Kano e os mais recentes Kaichou wa maid-sama, Toradora e Bakuman), exibidos no ano de 2002. Aqui no Brasil o mangá começou a ser publicado em meados do ano passado (2014) pela New Pop, com o preço de R$ 16,90, preço normal levando-se em consideração a qualidade do material utilizado. 

Definitivamente o ponto forte desta obra é a comédia. Sabe aquela piada besta que no fim das contas você acaba rindo sem nem ao menos entender direito o porquê? Pois é, Azumanga Daioh tem muito dessa pegada de uma comédia mais simples mas que funciona muito bem para proporcionar risos e gargalhadas. Trata-se de uma obra que considero peculiar, a começar pelo nome que não tem nenhum significado real, trata-se apenas da junção do nome do autor (Azuma) com a palavra mangá e o Daioh vem do nome da revista em que o mangá foi publicado (só isso eu já considero piada rsrsrsrs...).

É um tipo interessante de mangá, diferente da maioria que tem um segmento de vários quadrinhos que contam partes da história e vão desenrolando toda a trama, Azumanga Daioh é configurado em pequenas tirinhas cômicas de quatro quadrinhos, conhecidos como yonkoma, muito parecidas com as tirinhas que vemos nos jornais ou mesmo nas redes sociais, como Mafalda, Garfield e por ai vai. A única diferença é que nos jornais as tirinhas costumam ser publicadas na horizontal, a leitura das tirinhas neste mangá são feitas na vertical, de cima para baixo. 

Com relação a animação, vale muito a pena conferir, proporciona boas risadas. É possível que em certo momento a piada fique um pouco batida, já que todas seguem o mesmo padrão, por assim dizer, mas ainda assim vale a pena assistir. Acredito que o que faça o anime/mangá ser tão divertido são as personagens e suas personalidades tão características de cada uma. A título de exemplo, temos a enérgica Tomo-chan, vive inventando alguma história e acaba se metendo em confusão e na maioria das vezes levando as amigas junto; além dela, temos a Osaka... Digo, Ayumu rsrsrsrs... Ayumu é uma completa cabeça de vento, extremamente inocente e, na minha opinião, a personagem mais engraçada de toda a série. Seu apelido, Osaka, é dado por Tomo-chan, pois Ayumu mudou-se da cidade de Osaka para Tóquio (onde a história é ambientada). Já ouvi dizer que há uma rixa (tipo cariocas e paulistas) entre os moradores de Osaka e os de Tóquio, embora eu não saiba confirmar, mas isso também já é outra história. Retomando o que de fato interessa, Ayumu é tão distraída que em um episódio concentrou-se tanto em concentrar-se na aula que acabou não prestando atenção na matéria e isso não é nem a coisa mais absurda que ela faz, pensa ou fala na série.

A minha única ressalva é com relação ao fato de que, pela história ser desenhada em poucos quadrinhos no mangá, a piada talvez fique um tanto solta ou até meio perdida entre um quadrinho e outro. Para mim foi muito fácil dar risadas com as tirinhas, mas me questionei se essa facilidade era consequência de já conhecer a série pela versão animada e rir com aquilo por já saber a graça da coisa toda. Não cheguei a nada conclusivo quanto a isso, a única conclusão a que cheguei é que as duas versões (mangá e anime) são engraçadas. 

Enfim, se você curtiu, ficou curioso (a) ou quer apenas verificar se esse "treco" pode ser engraçado mesmo, vai lá dar uma conferida, seja na versão animada ou no mangá, depois você pode dar sua opinião pra gente. Por hora é isso pessoal!


Nenhum comentário:

Postar um comentário