Resenha - Nuvens de Ketchup de Annabel Pitcher, por Mayah

Indicado ao prêmio Edgar Allan Poe na categoria juvenil, Nuvens de ketchup é o segundo romance da inglesa Annabel Pitcher, autora do também premiado Minha irmã mora numa prateleira. A trama gira em torno da jovem Zoe, que narra, por meio de cartas enviadas a um prisioneiro condenado à morte, seu dia a dia com a família, seus envolvimentos românticos e um segredo sombrio que ela não tem coragem de contar a mais ninguém. As inúmeras dimensões dramáticas da jovem protagonista e a narrativa cativante mostram o desabrochar da juventude e percorrem temas como amor, culpa, luto, erros e acertos de forma sensível e bem-humorada.

Eu confesso que comecei a ler esse livro apenas pelo título que instigou minha curiosidade e que continuei lendo para saber qual seria o significado oculto nele. Quando chegou o trecho do livro onde o título é explicado eu meio que parei, voltei e li de novo e pensei: “Mas é só isso?? Como assim??” rsrs. Eu esperava algo bem mais surpreendente e criativo.

Mas enfim, vamos ao livro!. Narrado em forma de cartas escritas por “Zoe”, como a protagonista prefere ser chamada, que vai contando fatos intercalados do presente e passado não tão remoto assim de momentos cotidianos vida de uma adolescente comum, que sofreu um trauma num dado momento da vida . Essa forma de narração por vezes pode ser um pouco tediosa, eu concordo, porque ao mesmo tempo que a personagem narra a história ela vai divagando e contando também abobrinhas e coisas aleatórias que... dá um pouco de sono! Rsrs.
O curioso é para quem a Zoe endereça as cartas: em uma pesquisa que acontece na escola ela  acaba sabendo que prisioneiros no corredor da morte são cadastrados em sites da internet onde perfis virtuais são criados com informações sobre cada um para quem desejar enviar-lhes cartas na cadeia no intuito de minimizar a tensão da morte certa. Já vi  sobre isso em um documentário que assisti na TV, salvo engano, e achei interessante, apesar de meio mórbido... Quer dizer, cartas para uma pessoa que você tem certeza que vai morrer em tal dia, parece bizarro não?  Pois é, a Zoe não acha, na verdade ela sente uma conexão com o condenado para quem ela escolhe escrever, o senhor Stuart Harris.

 “Se quer saber minha opinião, ninguém pode riscar um ser humano do mapa, como se tivesse olhado dentro da alma dele e decidido que é mau, mau de verdade, sem nem um pedacinho bom que valesse a pena salvar.”


Como a história é sobre a perspectiva da Zoe o leitor não sabe muito sobre o Sr. Harris, apenas que ele está no corredor da morte por ter assassinado a facadas a esposa após uma briga dosméstica que saiu do controle e também pela morte de uma vizinha que sem querer viu o corpo da coitada da esposa. Eu fiquei a todo momento esperando que o Sr.Harris  respondesse uma das cartas escritas, mas infelizmente isso aconteceu. Acredito que teria incrementado a história, porém o foco da autora era mesmo Zoe e seu drama familiar. Ah, e o tão misterioso segredo.

Desde do inicio do livro a Zoe transmiti ao leitor que carrega um segredo, algo que aconteceu envolvendo um triangulo amoroso composto por ela e os dois irmãos, Max e Aaron, que o leitor só vem saber no finalzinho, apesar de que eu tinha sacado bem antesNum dado momento da história, voce acaba descobrindo o rumo que as coisas vão seguir. Foi exatamente esse “algo” que eu não aceitei. Quer dizer, entendi o drama todo e tals, mas a forma como a autora desenvolveu foi bem legal mas como ela concluiu todo o fato me deixou com a sensação de incoerência, fiquei me perguntando porque que  um certo personagem “X” agiu assim e teve um final tão vazio... Terminei o livro gritando com, o tal personagem.

Apesar desse detalhe adorei a escrita da autora, é muito fluída e simples mas creio que isso se deve também  ao fato de a narradora ser uma adolescente,não?.  O livro é bem bonitinho, mesmo  a história tendo a todo momento um clima melancólico, pois quem está lendo sente a tristeza e a culpa da Zoe, principalmente nas últimas páginas, mashá uns  personagens bem cativantes e engraçados como a irmãzinha da Zoe, Dot, uma garotinha que ficou muda após ter meningite, que é muito serelepe e fofinha, e também  a amiga da Zoe, Lauren, pirada total! Altas risadas com ela. Rs. Se não fosse pelo final, o livro pra mim ganharia estrelas,mas como nada é perfeito, eu entendo. Apesar dos pesares, recomendo o livro para quem é fã do gênero e também aqueles que nunca leu nada assim. Certos personagens salvam o livro e a história passa uma mensagem bem legal.

Boa Leitura!!



Título: Nuvens de Ketchup Autor: Annabel Pitcher Páginas: 270
Editora: Rocco Ano: 2015 Gênero: Literatura Estrangeira Nota: ♥♥♥

13 comentários:

  1. Oi, Thais, tudo bem?
    Confesso que essa é a primeira vez que paro para ler algo sobre esse livro. Sempre via a capa e o título diferente por aí, mas nunca imaginei se tratar de um YA contemporâneo. Gostei!
    Como gosto de livros assim, mais melancólicos e tristes, acho que vou curtir. E é bom saber que existe essa amiga pirada da protagonista HAHAHA. Personagens assim sempre deixam os livros melhores.

    Beijo,
    João Victor - Amigo do Livro
    http://amigodolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Olá Thais! Não conhecia este livro. Achei a temática interessante, mas o desenrolar da história não sei se me chamaria tanto a atenção assim. Bacana sua resenha e apontamentos!

    Um abraço pra ti!
    www.pensamentosvalemouro.com.br

    ResponderExcluir
  3. Olá,
    Achei sua resenha bem instigante, o livro parece ser interessante, e já anotei aqui para poder ir atrás do meu exemplar, quero descobrir qual é esse segredo rsrsrs.
    Beijos.

    http://www.adorkable.com.br/2015/05/resenha-procura-se-um-marido.html?showComment=1431821201763#c699094797124318205

    ResponderExcluir
  4. De fato, o título é diferente e peculiar... fiquei curiosa!
    Eu gosto de melancolia na escrita e li sua resenha, o enredo não me prendeu, mas continuo querendo saber o motivo do título... hahahahahahah Adorei a indicação!
    http://www.poesianaalma.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oii, tudo bem?

    Bom, pelo título e capa, ele passaria batido. rs . A sinopse não me envolveu muito, só quanto cita segredos em uma frase ali, que me atiça um pouco. Sua resenha ajudou a esclarecer um pouco mais sobre a história. Interessante, parece um bom passatempo, gosto de livros juvenis, que consigam me prender. Ótima resenha!

    beijos

    http://livrosfilmeseencantos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. De fato eu leria esse livro só para saber o motivo do título, mas depois do seu estado de surpresa "Só isso?!" acho que não leria. Mas enfim sua resenha esta perfeitamente ótima!

    Abraços,
    Blog Frases, Trechos e Pensamentos

    ResponderExcluir
  7. Oi, tudo bem?
    Eu confesso que achei a premissa do livro um tanto quando inusitada, eu acredito que nunca tenha lido algo parecido, eu gosto de historia que envolvam um pouco de drama e misterio, com certeza o livro já está na minha lista de desejados.

    ResponderExcluir
  8. Olha eu não conhecia esse livro, mas eu gostei bastante do desenvolvimento de sua resenha e isso me chamou bastante atenção. Espero poder ler assim que tiver oportunidade, porque estou começando a mudar um pouco os meus gêneros de leitura. Enfim...

    Outra coisa, amei seu cantinho.
    Irei te seguir para conhecer suas outras resenhas.
    Espero que venha conhecer o meu blog também =]

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/05/resenha-sol-e-tormenta.html

    ResponderExcluir
  9. Olaaa
    Adorei a sua resenha, muito bem escrita be estou louca para ler desde que vi pela primeira vez, a capa esta muito linda, espero poder ler em breve.

    Beijos
    Reality of Books

    ResponderExcluir
  10. Olá querida
    Tudo bom?
    Olha mesmo tendo gostado da sua resenha, eu não sei se leria, a temática dele não me agradou, sei lá, muito estranho esse lance dela escrever para o cara que vai morrer na penitenciária e nunca ter resposta, acho que isso deixa o livro com aquele gosto de quero mais, pois sempre quero saber o outro lado da história.
    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Oiee ^^
    haha' adorei o título! Não conhecia o livro, mas fiquei bastante curiosa para ler. Achei a premissa bem criativa e interessante, por mais que pareça um pouco maçante. Não sei se teria coragem de escrever cartas para alguém no corredor da morte, afinal, se estão lá é porque são assassinos, certo? Mas enfim, fiquei bastante curiosa para ler, principalmente por causa do final, quero saber o que foi que fez o livro perder as estrelas.
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Oi, achei a sua resenha bem interessante, mas eu não leria o livro.
    Sabe uma das coisas que eu realmente não entendo no mundo são essas pessoas que escrevem e se tornam amigas de serial killers no corredor da morte, algumas mulheres até casam com eles e isso simplesmente minha alma não digere, por isso não faria a leitura não conseguiria separar os dois pensamentos.
    Beijos
    Conversas de Alcova

    ResponderExcluir
  13. Oii
    Eu me lembro quando vi a capa desse livro eu parei assim, mas Oi? kkkkk
    Gostei muito da sua resenha, mas como antes infelizmente esse livro não me atraiu muito não :/

    beijos
    Mayara
    Livros & Tal

    ResponderExcluir