Ficha Técnica:
Título: Sociedade Secreta - Rosa & Túmulo
Autor: Diana Peterfreund
Editora: Galera
Ano de Lançamento: 2008
Gênero: Ficção estrangeira
Páginas: 384
Preço Médio: R$55,00
Autor: Diana Peterfreund
Editora: Galera
Ano de Lançamento: 2008
Gênero: Ficção estrangeira
Páginas: 384
Preço Médio: R$55,00
Links de compra: Submarino
Por meio desta eu confesso:
Às vezes eu odeio o Pensamento Coletivo.
Eu sou escritora, e um fato engraçado que acontece comigo é que qualquer coisa, eu disse QUALQUER-COISA, me dá ideias para escrever uma história nova, ou incrementar uma antiga. Minha cabeça está sempre funcionando, as histórias são sempre boas (pelo menos é o que eu ouço das pessoas que eu peço para ler), as personagens são interessantes, o enredo prende, e isso é ótimo.
O problema é quando eu descubro que a história já existe...
Pois é. Isso se chama Pensamento Coletivo. Uma história não está sozinha. Ela paira sobre nós, e quem é mais sensível a ela, consegue captá-la. Crianças, isso não é invenção minha.
Quando eu ingressei à faculdade de Cinema, em 2008, era tudo muito novo pra mim; pessoas, matérias, professores, o fato de ter de viajar todos os dias para estudar... tudo isso me dava ideias para escrever uma história baseada em minhas vivências do Ensino Superior. Fazia anotações em tudo quanto era lugar (o que já faço desde que comecei a escrever profissionalmente, uma coisa que não falta na minha bolsa, além de água e comida, é um caderno e uma caneta bem macia). Haveria conflitos entre Bixos e Veteranos, sociedades secretas, rivalidade entre outras instituições e até mesmo uma ligação sigilosa com o governo. Tudo estava esquematizado debaixo dos meus cachinhos dourado-trigo. Na época eu trabalhava na livraria, e estava organizando a seção de literatura juvenil, quando me deparo com um livro chamado Sociedade Secreta – Rosa & Túmulo.
Confesso que, apesar de a capa ser básica, as cores e o nome me chamaram a atenção, mas quando li a sinopse, a história me parecia familiar. Abri o livro e comecei a ler tudo aquilo que eu havia planejado com tanto carinho para ser publicado. Meu livro já estava impresso por uma escritora americana chamada Diana Peterfreund.
Amy Haskel é editora da revista literária de sua faculdade, seu maior sonho é fazer parte da Sociedade Secreta Pena & Tinta, e realmente acredita que logo será chamada. No entanto, ela recebe o convite solicitando-lhe que comparecesse a um lugar totalmente fora dos padrões para a sua entrevista.
Quando, já durante a reunião, desrespeita seus entrevistadores, achando que foi vítima de uma piada de muito mau-gosto de sua companheira de quarto, ela vai embora, e logo depois recebe a confirmação de que foi aceita na Sociedade Secreta Rosa & Túmulo. A partir de então, Amy é uma Coveira.
É assim que a crise começa.
Esta sociedade é tradicionalmente secreta naquela faculdade; ou seja, ninguém sabe mesmo da sua existência, a menos que tenha sido convocado a participar dela (e quando eu digo convocado, eu quero dizer intimado, pois uma pessoa só é chamada, se tiver potencial mais que suficiente para fazer parte do grupo, e não tem volta), e apenas homens são selecionados, o que faz com que a nossa protagonista cause muito alvoroço ao chegar para o ritual de iniciação.
Acho que se eu continuar falando, ninguém mais precisará ler o livro.
Mas, basicamente, a história contida nele, além de ser totalmente igual à minha, é dinâmica (não que a minha não seja). As personagens são engraçadas, cativantes. Uma coisa que eu achei muito legal e diferente neste livro foi a separação dos capítulos. Há sempre uma citação entre eles, que faz menção ao que será falado. Como ali no topo, antes de cada capítulo começar, Amy Haskel diz, por exemplo, "Por meio desta eu confesso: Destruí as coisas de Lydia procurando por seu broche". O livro está escrito em primeira pessoa (eu acho que eu atraio esse tipo de história, incrível a quantidade de livros que eu li em primeira pessoa nos últimos meses), e essa história é um pouco mais puxada para o lado, como dizer, soft da coisa. A qualquer momento, a protagonista arranja um motivo para arrancar as calças de alguém, ou comentar sobre. Não estou dizendo que o livro é pornográfico, e ele não o é, mas apenas que ele fala com certa ênfase sobre a vida da garota e isso inclui a sua vida sexual, afinal, ela tem seus quase 20 anos, mora sozinha, tem a sua vida social. Bom, o que mais podemos esperar de um livro para adolescentes?
Mas mesmo com tudo isso, o livro é muito bom. Eu fiquei curiosíssima para ler, e fiquei muito chateada quando, depois de tê-lo terminado, descobri que ele era uma coleção com quatro volumes. Fiquei mais chateada ainda quando descobri que a sua continuação demoraria uns dois anos para chegar ao Brasil. Eu tenho apenas os dois primeiros. Sou uma pessoa totalmente desprovida de recursos financeiros, então não sei quando poderei adquirir os dois últimos.
Por hoje é só, crianças. Espero que tenham gostado da minha visita!
E se alguém estiver interessado nesta coleção, anotem os títulos:
E se alguém estiver interessado nesta coleção, anotem os títulos:
Vol. 1) Sociedade Secreta – Rosa & Túmulo
Vol. 2) Sociedade Secreta – Sob a Rosa
Vol. 3) Sociedade Secreta – Ritos de Primavera
Vol. 4) Sociedade Secreta – Escolhas da Formatura
Vol. 2) Sociedade Secreta – Sob a Rosa
Vol. 3) Sociedade Secreta – Ritos de Primavera
Vol. 4) Sociedade Secreta – Escolhas da Formatura
É uma série que faz muito sucesso (principalmente entre as garotas), assim como outros livros sobre os quais eu pretendo falar. Dica? Não... Serei Maldosa e guardarei segredo, para que todas as resenhas sejam Impecáveis, Perfeitas e Inacreditáveis. Não há mais o que falar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário