Resenha: Cidade dos etéreos, de Ransom Riggs, por Michelle Pereira











Ficha Técnica:
Título: Cidade dos etéreos
Autor: Ransom Riggs
Editora: Intrínseca
Ano de Lançamento: 2016

Gênero: Fantasia/Infantojuvenil
Páginas: 478
Preço Médio: R$27,90


Hey pessoal! Voltei essa semana para falar da sequência de O lar da Srta Peregrine para Crianças Peculiares, chamada de Cidade dos etéreos.

Neste livro, as crianças peculiares e nosso protagonista, Jacob Portman, precisam fugir de Cairholm, após resgatar a Srta Peregrine, que estava presa em sua forma de ave e ferida, dos acólitos e de um submarino alemão cheio deles.

Para escapara, as crianças precisaram atravessar o mar de barco até o continente, uma viagem nem um pouco gentil. Castigados pela falta de água, alimentos e pelo tempo ruim, eles acabam perdendo as únicas lembranças que resgatam de casa antes de fugir, suas relíquias mais preciosas. Por fim, restaram poucas coisas, dentre elas, o baú de Browyn e o livro Contos Peculiares.

Por falar no livro, com ele em mãos e uma boa dose de imaginação, as crianças conseguem desvendar mistérios escondidos em suas páginas e encontrar a fenda temporal da Srta Wren, a única ymbryne ainda não encontrada pelo inimigo, além a Srta Peregrine. Mas não será tão simples assim chegar até ela. Um etéreo os aguarda no caminho e muito disposto a comer certas crianças peculiares.





Com um pouco de engenhosidade e dos poderes de Jacob aflorando de forma nova, o grupo conseguiu vencer o monstro e alcançar a sede da Srta Wren. Ali, as crianças conhecerão animais peculiares: um cão falante, muito educado e inteligente - Alisson; uma jumirafa (mistura de jumento com girafa,mas sem as patas dianteiras) e galinhas que botam ovos explosivos. É ali, também, que descobrirão que a Srta Wren está em outro local e que precisa ser encontrada e protegida. Se os acólitos pegarem-na, colocarão seu plano maldito em prática: reiniciar o mundo peculiar.

Atrás da ymbryne, as crianças irão pular entre diversas fendas temporais através de toda Londres, às vezes em guerra, às vezes em tempos mais felizes. A Srta Wren pode ser a única a ajudar a Srta Peregrine a se transformar novamente. E isso precisa ser feito logo, pois quanto mais a Srta Peregrine permanecer em forma de ave, mas de sua essência humana se perderá, podendo não voltar a se transformar novamente.





Cidade dos etéreos nos permitiu conhecer um pouco mais do mundo das crianças peculiares e das fendas temporais, o universo riquíssimo criado por Ramson Riggs. O livro continua cheio de fotografias antigas com aquele toque macabro e que dão vida a alguns personagens e a alguns coadjuvantes da história.

O ponto mais legal do livro, eu acho, foi conhecer os animais peculiares. Eu, realmente, não esperava que eles existissem e foi interessante pensar sobre eles, ainda mais, sobre o cruzamento de espécies. Muito criativo!

A jornada para encontrar a Srta Wren também teve grande valor. Ao mesmo tempo em que foi emocionante, foi triste, tal qual encontrar Londres destruída pela 2ª Guerra e seus feridos e abandonados.

Ramson Riggs consegue manipular muito bem o universo que criou, colocando a nosso dispor uma história incrível, de crescimento, de amadurecimento e de esperança!

Minha edição segue o padrão da anterior: capa dura revestida com papel colorido com um nome escrito na frente, o do personagem Perplexus e coberta por uma luva com uma arte incrível, que se utiliza de uma das fotografias que ilustram o livro. Continuo não gostando da diagramação (tomei birra) hahaha. E não vi nenhuma questão sobre revisão ao longo da leitura.

Espero que tenham gostado.

Hugs!


Nenhum comentário:

Postar um comentário