Resenha: Artemísia (light novel), de Francelia Pereira, por Michelle Pereira










Ficha Técnica:
Título: Artemísia
Autor: Francélia Pereira
Editora: Independente
Ano de Lançamento: 2018

Gênero: Ficção científica
Páginas: 161
Preço Médio: R$3,22 (e-book Amazon)
Exemplar físico cedido pela autora


E aí, people! Tudo bem com vocês?

A resenha de hoje é da light novel Artemísia, da nossa parceira Francélia Pereira. Se você conhece os livros da autora, sabe que ela já publicou um livro com esse nome dentro da série Habitantes do Cosmos. O que acontece é que essa light novel tem foco no passado da maior guerreira do Sistema Apolo: Artemísia!

Eu, sinceramente, adorei conhecer o passado da guerreira, saber como ela era quando criança e como se tornou uma mercenária.

Ao ser expulsa do Clã por colocar as mãos na espada ancestral (mulheres não podiam tocá-la), Artemísia acaba parando nas ruas, tentando sobreviver como pode. Ela se torna parte de uma gangue de ladras, por assim dizer, que pertence à Casa de Heitor, um desertor no Clã.




Abrindo um parênteses enorme aqui, só pra explicar o que são as Casas: os mercenários possuíam seu próprio código de ética no Sistema Apolo e eram independentes do Governo. As Casas eram como pequenas famílias (no sentido de máfia) de mercenários e onde os mais jovens recebiam treinamento.

Quando Artemísia, com pouco mais de dez anos, é encontrada Dandara, debaixo de chuva, e é convidada à Casa de Yby, a garota não menciona nada sobre Heitor. E por que mencionaria? Quem dera era soubesse o que isso causaria depois...

Nos treinamentos, Artemísia demonstra ter muito potencial e já nos dá provas de como será uma boa guerreira. Rapidamente, ela vai subindo os níveis de treinamento, despertando certo ciúme de outra garota.

Quando Heitor descobre que uma de suas garotas desertou e foi recebida por Yby, ele usa isso como desculpa para iniciar uma guerra sem precedentes entre os mercenários. Artemísia pode ser uma mera desculpa para uma batalha, mas sua sobrevivência é fundamental para o futuro.




Artemísia é uma leitura sua rápida e bem interessante. Francélia desenvolve bem a história e de forma rápida, sem deixar pontas soltas. A grande estrela do livro, em minha opinião, é Dandara. A general da Casa de Yby é um mulherão da p@#%& mesmo! É gentil, mas também é forte, determinada e não abaixa a cabeça.

O estilo de narrativa da Francélia, com todos os verbos no tempo presente, ainda me causa estranheza, mas isso é gosto próprio, por estar acostumada a narrações no passado. No entanto, um comentário que recebi da obra dela a compara a roteiros de filme e achei isso bem interesse. Inclusive, comecei a observar isso nessa leitura (já li outros dois livros da autora) e concordo.

A capa do livro é ilustrada e gosto bastante do estilo do Dannilo Sant’Anna de Quadras, o ilustrador. Me parece que ele é responsável por todos os desenhos das capas da Francélia. Uma excelente parceria, diga-se de passagem.

Sobre a revisão, passaram algumas palavrinhas com erro de digitação, mas repassei o que consegui para a Francélia e ela irá mudar para próximas edições.

Espero que tenham gostado!

Hugs

Nenhum comentário:

Postar um comentário