terça-feira, 7 de janeiro de 2014

Resenha: O Sr. Pip, Lloyd Jones








 Ficha técnica
 Título: O Sr. Pip
 Autor: Lloyd Jones
 Editora: Rocco
 Ano de Lançamento: 2007
Gênero: Lit. Estrangeira / Romance
 Páginas: 272
 Preço Médio: R$34,00 






"É impossível fingir que está lendo um livro. Seus olhos irão traí-lo. Assim como sua respiração. Uma pessoa fascinada por um livro simplesmente se esquece de respirar. A casa pode pegar fogo, e o leitor mergulhado num livro só erguerá os olhos quando o papel de parede estiver em chamas"

A história é contada por uma menina (negra, assim como todos na sua ilha) de treze anos, o nome dela é Matilda e como a maioria dos habitantes da ilha em que ela vive ela não sabe ler nem escrever. Eles vivem em meio a uma guerra civil de 1990 e estão isolados por um bloqueio político, econômico e militar. Todos vivem uma vida pacata até surgir em suas vidas Olho Arregalado, o único homem branco da ilha, que não fugiu assim que tudo começou. Ele reabre a escola da Ilha e ensina uma lição de vida as crianças quando lhes apresenta Pip o personagem principal de Grandes esperanças de Charles Dickens. As crianças se veem tão envolvidas com Pip que se imaginam em outro lugar bem melhor que a própria realidade em que vivem. Pip se torna tão importante na vida de Matilda que ela escreve seu nome na areia da praia. Certo dia os soldados aparecem no povoado e pedem a colaboração de todos e seus respectivos nomes. Todos colaboram e quando os soldados tem o que querem decidem ir embora, na saída da Ilha encontram o nome escrito na areia e voltam para acertar as contas, pois ninguém havia falado de nenhum Pip.
Os pais já sabendo da história contam aos soldados que Pip na verdade era o personagem de um livro, mas como não conseguiram provar, foram torturados e suas casas destruídas. O Olho Arregalado se entrega dizendo que é Pip e é morto para dar o exemplo junto com a mãe de Matilda (que se sacrificou pela filha), ambos são jogados aos porcos (que mais tarde são mortos para serem enterrados). Apesar das tristes ocorrências Matilda consegue sobreviver a tudo, indo embora em um barco de uma família amiga e consegue ser resgatada por um navio, ao chegar ao continente vai morar com seu pai que há anos havia abandonado sua mãe. Nesse meio tempo descobre que já está com quinze anos (com tudo o que havia acontecido ela esquecerá de contar os aniversários).
O restante de sua vida ela se dedica ao livro Grandes esperanças, faz uma tese sobre ele e se torna uma perita. Depois de anos de estar formada e conhecer o mundo, ela decide voltar para onde tudo começou. Uma história incrível e impressionante que talvez te faça chorar, mas tenho certeza que vai mudar sua vida. E aí estão preparados para ler mais este livro?