sábado, 18 de abril de 2015

Resenha: Amnesia



Amnesia

Produção: Brains Base
Direção: Yoshimitsu Ohashi
Desenvolvedor: Idea Factory


Sinopse: No dia 1º de Agosto, a heroína acorda e descobre que não se lembra de nada sobre si mesma. Neste momento ela vê um pequeno garoto que se apresentou para ela como Orion, um espírito. Orion conta que acabou "trombando" com o espírito da heroína, fazendo com que ela perdesse sua memória e que suas almas ficassem "compartilhadas". Como sua amnésia não poderia ser curada por médicos, Orion decide ajudá-la a recuperar a memória sem que as pessoas desconfiassem.
 Nessa busca por suas memórias, a heroína e Orion são mandados para diversos "mundos" diferentes, como num jogo sem fim. O que será que está acontecendo? Poderá ela recuperar suas memórias? Não perca o próximo episódio!


Amnesia é, originalmente, um visual novel (tipo de jogo onde o foco é o enredo nos quais o jogador acompanha uma história por meio de diálogos, textos, imagens e músicas, podendo ter as vozes dos dubladores em algumas -ou muitas- cenas). O jogo é classificado como um otome game (onde você se torna a personagem principal -no caso do otome game, feminino- e escolhe um dos personagens masculinos disponíveis no jogo que será seu "enrosco amoroso" =P), em Amnesia, estes personagens são representados por símbolos de baralho: Copas, Espadas, Paus, Ouro e Coringa. Amnesia foi desenvolvido pela Idea Factory e lançado para Playstation Portable (PSP) e tem dois outros jogos que são a continuação da história principal (Amnesia Later e Amnesia Crowd, também para PSP). Foi adaptado para anime e lançado em 2013 pela Brains Base (Hotarubi no Mori e) sendo ele dirigido por Yoshimitsu Ohashi (Sakura Card Captors Movie 2). 

Cheguei nesse anime através da minha irmã (que achou os olhos e os traços do anime lindos e me mostrou... Aí eu também gostei dos traços e fui ver. Fim!) e confesso que mordi muitos panos quando os primeiros episódios acabaram e eu tive que ficar esperando os novos serem lançados. A história me deixou meio MASOQ?! confusa porque normalmente nós sabemos ou temos um mínimo de conhecimento sobre o personagem principal (no caso do amnesia, a heroína), mas no caso desse anime nós não sabemos nada sobre ela. Assim como ela nós acabamos descobrindo coisas novas, e as vezes meio chocantes, e sentimos toda a emoção de estar entre "estranhos" sem saber sua relação com eles ou suas personalidades.

Deixando de lado a confusão que é a história dessa menina...

Os personagens são bem legais e interagem bem entre si, quer dizer, tem uns que me assustaram, mas OK. Os traços são bonitos (apesar de no jogo eles serem bem mais legais) e a adaptação ficou boa, por incrível que pareça. O fim fica em aberto, afinal, como foi baseado em um jogo com múltiplas escolhas e mundo diferentes (com encerramentos diferentes, sejam eles bons ou ruins) não tem muito como escolher uma rota em específico para finalizar o anime. A música de abertura e a animação ficaram divinas *-* . 

Sobre os personagens:


Heroine (Heroína): Típica personagem principal de anime shoujo, Heroine é um personagem tímida e inocente. É bem "lerdinha" e, no anime, não se expressa muito (exemplo: nas cenas tristes ela fica com cara de "Poker Face" '-'). E para finalizar o comentário... Tenho dó dela...

Orion: Simpático, brincalhão e super fofo *-* Orion é um espírito bem legal e bonitinho. Sempre motiva a heroína a seguir em frente e orienta ela a como agir. É o companheiro para o que der e vier, é o guarda-costas e o anjinho da guarda da heroína.


Shin (Copas): Amigo de infância da heroína. Bem reservado e possui um ar misterioso. Trabalha, assim como a heroína e os outros personagens, no Meido no Hitsuji (um café -não de tomar!- com tema Maid & Butler -empregada e mordomo-). Acho ele muito lindo, principalmente no jogo *-*.


Ikki (Espadas): Também trabalha na Meido no Hitsuji. É um personagem alto e que vive rodeado de fan-girls. Segundo Ikki, seus olhos tem poder de atrair as pessoas que olham em seus olhos. Ele é bonito, assim como os outros personagens, mas não é o que mais me atraiu.

Kent (Paus): O mais velho da "turminha". Kent é o mais inexperiente com relacionamentos amorosos e passa a maior parte de seu tempo estudando e é do tipo muito sincero e objetivo, o que o torna um personagem "frio". Não fala muito com os outros, mas é um bom amigo de Ikki.

Toma (Ouro): Assim como Shin, Toma é amigo de infância da heroína e de Shin, fazendo papel de "irmão mais velho" do trio. Ele possui um ar protetor e bem confiável, Toma preocupa-se bastante com Shin e seus estudos e também com a heroína (principalmente com ela), como um irmão mais velho de verdade.

Ukyo (Coringa): Personagem misterioso que aparece diversas vezes perto da heroína.Ukyo é um fotógrafo e ninguém sabe muito sobre ele. É um personagem que possui duas personalidades, uma calma e serena e outra maldosa e medonha.

Recomendo que assistam o anime. Mesmo que seja meio confuso acho que ale a pena vê-lo. Não é muito longo e pode acabar agradando (não a todos, certamente).





2 comentários:

  1. Amnésia não é um termo novo. Muitas vezes encontramos pessoas afligidas com perda de memória, mas como leigos, é difícil reconhecê-lo. Amnésia ou perda de memória pode ser catalogado como uma condição onde a atenção mental ou memória de uma pessoa está angustiado ou deslocado.

    ResponderExcluir