sexta-feira, 9 de outubro de 2015

Resenha: O guia do mochileiro das galáxias, de Douglas Adams, por Michelle Pereira





Ficha Técnica:
Título: O guia do mochileiro das galáxias
Autor: Douglas Adams
Editora: Arqueiro
Ano de Lançamento: 2010

Gênero: Literatura Estrangeira / Ficção Científica
Páginas: 160
Preço Médio: 19,90







Hello, people!


Vamos para mais uma resenha sobre ficção científica. Aee!


E hoje vamos conversar um pouco sobre O guia do mochileiro das galáxias! Uma obra memorável e cheia de bom humor e sarcasmo ao bom e velho estilo inglês.


É preciso dizer antes de tudo, que há um certo conflito quanto a essa trilogia de sete livros de Douglas Adams, isso porque, como O guia do mochileiro foge um pouco ao comum da história de sci-fi séria e quadradona, existem aqueles que criticam e aqueles que o acolhem como uma bela obra científica.


Mas vamos lá, vocês entenderão do que eu estou falando já já.


O Guia do Mochileiro das Galáxias é um livro digital que possuí todas as informações necessárias para o bom viajante escolher os melhores planetas e paisagens para visitar.


É para fazer uma atualização sobre a Terra no Guia que Ford Prefect, um alienígena originário de Betelgeuse está aqui, disfarçado de ator desempregado. Contudo, ele ficou preso no planeta por 15 anos... um longo tempo e nada de carona para casa.


Bom... ele tem se virado, né? Além de ser um beberrão crônico. Ele é amigo de Arthur Dent, nosso próximo protagonista e centro de todo o drama da história.


Tudo começa quando em um belo dia Arthur recebe uma vista muito distinta: trata-se de uma equipe de demolição que veio remover sua casa do caminho para uma nova autoestrada. Claro que Arthur não recebeu bem a notícia (embora o chefe dos demolidores dissesse que o processo estava o tempo todo na prefeitura, e que Arthur é que não procurou saber), e justamente por isso alguns minutos depois ele estava deitado em uma poça de lama na frente da casa, impedindo que uma máquina avançasse e destruísse seu lar.


Em paralelo, Ford descobre que a Terra será destruída em algumas horas e parte em busca de Arthur pois ele realmente precisa beber alguma coisas alcoólica. Contudo, como já sabemos, Arthur estava meio ocupado deitado na lama impedindo sua casa de ser destruída. Mas não é que Ford consegue convencer o chefe dos demolidores a se deitar na lama no lugar de Arthur até que ele volte? Hahahaha Ponto para Douglas Adams, isso foi muito inesperado.


Ok. Arthur não recebeu a notícia muito bem, mas fazer o que né?


Enfim, a nave vogon que veio demolir a Terra chega e comunica a todos que é necessário retirar o planeta deste local pois será construída uma rodovia interespacial. Quando questionados os vogons (ETs verdes e muito mal humorados) comunicam aos humanos que a demolição estava marcada a 50 anos e todos os tramites estavam disponíveis no escritório espacial mais próximo em Alpha Centauro e eles é que não procuraram saber. (Ironia do destino?)


E é logo na nave vogon que Arthur e Ford fogem do planeta. Bem... até serem expulsos pelos vogons e jogados no espaço para morrer. Contudo eles não contavam que seriam resgatados pela nave Coração de Ouro (que por acaso acabara de ser roubada pelo próprio presidente da galáxia, Zaphod Beeblebrox).


E quem diria que a partir dali algumas boas aventuras iriam acontecer? Dentre elas, uma surpresa bombástica. A Terra foi um planeta encomendado para uma experiência social que encontraria a pergunta para a resposta universal: 42. E vocês nem podem imaginar quem estava fazendo essa experiência... haha! E eu é que não vou contar.


O guia do mochileiro das galáxias é um livro curtinho, mas muito bem humorado (okay.. o humor inglês pode ser um pouco de ser entendido, mas é legal) e cheio de sacadas sarcásticas, críticas sociais e políticas (as críticas políticas se enquadram bem nos cenário de palhaçada que temos hoje). Enfim, eu não deixaria de conferir! É uma leitura tranquila e engraçada de se fazer.


=*

11 comentários:

  1. Não consigo sentir vontade de ler.
    Apesar de gostar de ficção científica, esse livro nunca me atraiu.
    Fico feliz que tenha gostado.
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  2. Oiee ^^
    Ainda não li essa série, e acho que não o farei tão cedo. Não é o tipo de livro que eu curto ler, então nunca tive curiosidade de conhecer a história *-*
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Oie...
    Ihhh flor, basta estar escrito Ficção Científica para eu nem olhar para o livro, já tinha lido algumas resenhas dele por ai, mas não consigo me animar para sair dos meus gêneros favoritos e me aventurar nessa leitura. Adorei sua resenha, mas ela não conseguiu mudar a minha total falta de curiosidade em ler.
    Bjus
    Juh - Surtos da Juleka

    ResponderExcluir
  4. Olá,
    ainda não li essa série, mas tenho vontade. Sempre vejo em promoção na internet e acabo passando, preciso ler logo rs. Não sabia que tinha crítica politica tbm, aumentou ainda mais a minha vontade de ler. Bjus!!!
    http://www.lendoaestante.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oi, Michele!
    Td bem?
    Sempre ouvi falar deste livro e bem (aliás livros né). Nunca li, mas gostei da forma como vc o abordou e acho q agora - q to mais velha - vale a pena ler um livro assim tão crítico sobre a sociedade.
    Bjs

    ResponderExcluir
  6. Oiee.

    Tinha vontade de ler essa série, mas o tempo está passando e acredito que não terei uma oportunidade, sem contar que o tema já não chama tanta atenção

    Beijos
    Amor Literário

    ResponderExcluir
  7. Ola Mi mesmo com tantos elogios Ficção é um tema que raramente me agrada, quem sabe em outro momento eu mude de ideia uma chance a esse gênero e fique com as mesmas impressões do livro como você. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  8. Tentei ler essa série, mas não deu, parei no terceiro, eu não entendia bufulhas, relia 2, 3 vezes pra poder entender e não achei nada engraçado :x
    http://odiariodoleitor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Olá,
    nunca tive interesse de ler o livro!
    Já li trocentas resenhas e numa delas me faz mudar ideia - incluindo a sua -
    sei que se comprasse seria uma perca de tempo e ficaria parado na minha estante... então ainda prefiro deixa-lo na loja!

    Beijos,
    Lendo no Inverno

    ResponderExcluir
  10. Olá!
    Já comecei a ler esse livro, mas como eu estava em uma semana triste para qualquer estudante (semana de provas), acabei largando e nunca mais retornei a leitura. Sua resenha me fez querer ler a obra :3

    http://loucurasaovento.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  11. Olá

    Tenho esse livro em casa, mas nunca comecei a ler a série,sempre vou deixando pra depois,gostei da sua resenha,vou tentar finalmente ler essa série.

    Bjss

    ResponderExcluir