sexta-feira, 22 de janeiro de 2016

Notinhas À Parte - Papo Geek, por Thais Maia

Cartaz Tom Whalen – Strong Stuff

Eieiei jujubinhas do meu coração! Como vocês estão hoje? 
Choveu muito na cidade de vocês? Por que aqui teve até alagamento;( 
Hoje vim falar sobre uma assunto muito interessante. Creio que ele já seja bem conhecido
por vocês. 

Então vamos começar com a seguinte pergunta: Vocês se consideram Geeks? Ou melhor, vocês sabem o que esse termo significa?


No Notinhas A Parte de hoje vamos falar sobre o tema que anda dominando a indústria da comercialização de produtos no mundo, e fazendo todos desejarem serem um pouquinho... nerds também. 


E se vocês ainda não viram o especial da semana passada, corram lá e deem uma olhada. O tema foi Animação ;) Prometo tentar não me estender tanto dessa vez ok ahahha.


Para começo de conversa o nerd e o geek são as mesmas pessoas. Porém etimologicamente os termos são distintos: "geek" surgiu no século 19, proveniente de "geck", uma palavra de origem alemã que significa "bobo", enquanto "nerd" apareceu nos EUA na década de 1960 e pode ser originária da gíria em inglês "nert", que significa "louco". Nos dicionários de língua inglesa, porém, nerd e geek significam a mesma coisa: pessoas tímidas e inteligentes que se interessam por computadores e pesquisam sobre assuntos de que gostam.

De acordo com o site TecMundo existem vários tipos de Nerds/Geeks por aí como por exemplo, aqueles:

Fans de Computadores . 
Fãs de games 
Fãs de ficção e fantasia 
Fãs de animes e mangás 
Fãs de séries de televisão 
Fãs de rock e heavy metal 
Fãs de Super Heróis 

Acho que no fim das contas todos somos um pouquinho nerds, sobre tudo a galerinha bookaholic. Lendo algumas matérias sobre o assunto pela internet, achei uma entrevista do Igor Oliveira responsável pela loja Geek.etc.br da Livraria Cultura, feita pela Folha em Novembro do ano passado. Achei ela bem interessante, lá ele fala sobre o mercado nerd e como os produtos dessa área estão sendo cada vez mais procurados, ele fala também mais sobre o perfil desses consumidores e como eles vem sendo influenciados. E de acordo com ele esse ano o segmento tem tudo para se consolidar de vez no mercado. Vou deixar o link da entrevista aqui para vocês darem uma olhada. www1.folha.uol.com.br/


Popularização


Nos anos 80, Hollywood aproveitou-se do enorme preconceito contra os geeks para realizar uma série de filmes nos quais os ridicularizavam, sem a menor preocupação com o papel social que poderiam exercer. O bullying era algo contra o qual nenhuma voz se levantava, quase sempre havia uma sensação de que “faz parte” do convívio social. Com o passar dos anos, aquelas pessoas que eram vítimas de gozações e até de violência começaram a ocupar os cargos de chefia das grandes companhias e a sociedade começou a mudar – lentamente, como sempre. Ninguém aceita mais o preconceito generalizado que sempre houve contra gamers e fãs de HQs, até por que eles se tornaram uma fatia significativa do mercado. O cinema está dominado por filmes baseados em quadrinhos.{FONTE}

Com o passar do tempo as indústrias começaram a perceber que esse era um nicho que poderia possivelmente render uma boa galinha dos ovos de ouro futuramente, e começaram a investir em produções em que os ditos caras "nerds" eram os personagens centrais das histórias ou eram o publico alvo dessas. O sucesso não tardou a chegar, pois foram muitas as pessoas que se identificaram com eles, e suas histórias. Afinal a rotulação é algo que sempre existiu, e não tenho certeza quando seremos evoluídos o bastante para ela deixar de existir. Porém acho que o que ninguém previa era que esse universo fosse se expandir tanto a ponto de se tornar uma referência indiscutível da Cultura Pop. 


Desafio qualquer pessoa a sair na rua e não encontrar alguém com uma camiseta de Super Herói, entrar no quarto (ou casa) dessa galera tida como "descolada" e não encontrar algum objeto que remeta aos preceitos na cultura geek. Pensando nisso não são poucos os seguimentos que tem investido na área. E estou falando desde as indústrias cinematográficas a coisas corriqueiras de nossas vidas.


Filmes/ Séries

Aqui a baixo vou citar alguns filmes e série de tv que estão fortemente ligados ao gênero. Tenho certeza que vocês devem conhecer alguma delas..

Star Wars - O clássico dos clássicos entre essa galerinha é sem duvida o universo criado por George Lucas. O lançamento da nova trilogia só fez com que mais pessoas ainda se rendessem aos encantos dessa batalha intergalática.


Star Trek - A quem diga que fans de Star Wars e Star Trek não se bicam, mas como muitos penso justamente o contrário, pois de acordo com os críticos de cinema ambas são direcionadas para o mesmo público. Então não faz muito sentido haver brigas. Certo?


O que é sem duvida indiscutível é o papel que a série de tv americana The Big Bang Theory teve em todo esse contexto.Talvez ela seja a grande responsável pela "viralização" de todo esse estilo nerd de ser, principalmente na internet. Que atualmente é nosso mais rápido e acessível meio de comunicação. O fato é o seriado e seus personagens são amados e assistidos por um público que vai muito além dos nerds em questão.




Agora vamos a melhor categoria dessa postagem ahahha, como acredito que todos somos fans de alguma coisa, tenho certeza de que a vontade de possuir objetos que tenham como referência nossos filmes e séries favoritos é do desejo de todos. Eu por exemplo não banco a desentendida e assumo que sou terrivelmente consumista - para o meu azar -. Para poder comprar essas regalias costumo investir em sites online que as vezes saem mais em conta, lembrando que moro em uma cidade minúscula do interior, por isso mesmo se eu quisesse não teria como comprar nada em uma loja física.
Vou citar algumas que gosto muito, e acho super confiáveis: Quarto GeekGeek 10,Funko Mania Chico Rei

Imagens da Internet

Imagens da Internet


Imagens da Internet



A idéia dessa postagem me veio depois de uma longa conversa com uma amiga minha, que é um tantinho mais velha que eu. Conversamos muito sobre o mundo tecnológico que vivemos, o quantos as coias mudaram de alguns anos para cá. Veja a questão dos óculos por exemplo, ninguém tem mais vergonha de usa-los. Muito pelo contrário ele já virou um artigo muito descolado. Hoje em dia não é tão estranho por exemplo ficar horas em frente a um Vídeo Game, na verdade muito gente anda ganhando muito com isso. O que estou querendo dizer é que esse tal grupo "geek" não é somente uma modinha, que daqui a pouco será esquecida, na verdade esse é o pessoal do futuro. É o pessoal que cria todos os dias novos programas, novas redes e porque não novos conteúdos aqui na internet. 
Beijão*...*

13 comentários:

  1. Heey!
    Adorei seu post, Deus sabe como sou fascinado por cultura pop hahah
    Sou geek, sim, embora não curta muito super heróis, e amo de todo o coração comprar itens relacionados à essa cultura ♥
    Abraços!
    http://desbravando-o-infinito.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Olá, Thais!
    Que post bacana. Eu concordo contigo, acho que todos nós temos um pouquinho de geek. Eu, por exemplo, sou a louca de TBBT, mas o único super herói que acompanho é o Flash. E nunca assisti ou li Star Wars, hahaha.
    Não posso deixar de comentar sobre a questão do óculos, que, inclusive, concordo contigo também. E eu sou um exemplo disso. Tinha vergonha de usar óculos antigamente, porém, hoje, não tenho mais. Até gosto bastante!

    Beijos
    Historiar

    ResponderExcluir
  3. Thais, gostei do seu post, quem sofreu com o termo nerd na escola não gosta muito de usá-lo atualmente, então prefiro o termo geek, rsrs, ainda bem que agora as coisas estão melhores, ninguém mais despreza o outro por ser geek.
    E fãs de Star Wars deveriam ser fãs também de Star Trek e vice-versa, disso não há o que discutir!
    Se eu pudesse também compraria mil e um acessórios da cultura pop, mas como o bolso não aguenta, eu me controlo.
    Bjs,

    Juliana Duvi
    http://claqueteliteraria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oie, com sua postagem pude conhecer um pouco mais a respeito deste mundo tão falado e ás vezes criticado né! Achei super legal e confesso que nunca fui ligada as séries que você colocou no post, mas pretendo assistir um dia

    Beijos da Fê
    As Catarina´s / Fanpage / Instagram

    ResponderExcluir
  5. Eu sou nerd mesmoe não estou nem aí se falarem sobre isso para mim. Assisti Jornada nas Estrelas e vejo até hoje o Star Trek atualizado. E amo The Big Bang que é uma maravilhas de seriado, apesar de não ser tão viciado como eles em quadrinhos e tal. Mas games também curto e então.... é uma vida maravilhosa. Como viver sem seriados, filmes, livros?

    Beijos,

    Greice Negrini

    Blogando Livros
    www.amigasemulheres.com

    ResponderExcluir
  6. Oi. eu descobri esse termo Geeks ano passado, não fazia a mínima ideia do que se tratava, mas confesso que não me atrai nem um pouco. Não gosto da ideia de fã. No entanto, achei seu texto ótimo e esclarecedor.

    ResponderExcluir
  7. Nerd/Geek deixou de ser uma coisa ruim a um tempinho já e ADOOOOORO isso. Achava ridículo representarem o nerd como uma coisa ruim. Só achei estranho classificarem um nerd/geek que goste de rock/heavy metal, isso pra mim é roqueiro mesmo hahaha
    Eu não tenho tantos produtos como gostaria e a culpa é a falta de dinheiro. Meus planos futuros pra quando arrumar um emprego são: comprar livros e comprar coisas nerds que acho lindas.
    Muito bom seu post!

    beijos
    http://pobreleitora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Eu não gosto muito de rótlos,acho que todos somos livros para gostar,amar e admirirar aquilo que nos cativa,gosto de muitas séries de livros e filmes tidas como geeks,mas não acho que me encaixe nesse rótulo.

    Gostei das suas explanações sobre o assunto...

    bjsss

    Apaixonadas por Livros

    ResponderExcluir
  9. Nossa! Eu não sabia que o termo geek surgiu no séc. 19. Bela pesquisa você fez e agradeço por compartilhar conosco. Caraca, você tem razão o povo não tem mais vergonha de óculo, eu sempre gostei deles, tanto que tem gente usando óculos sem grau algum só para fazer uma média, hahaha. Eu sempre amei óculos e tenho uns 15 de grau de cores diferentes, fora os óculos de sol.

    Parabéns pela matéria.

    Bjs
    Tânia Bueno
    www.facesdaleitura.com.br

    ResponderExcluir
  10. Olá!
    Então... não me considero geek, mas pelo seu ponto de vista..... haahahah to brincando, não me considero, mas na verdade eu sou. Amo stars wars e super herois, só não me considero pq tenho um pouco de aversão aos geeks modinha, que nem conhecem a história dos super herois e estão la pagando de fod**s, ne?
    Adorei o post!
    bjss
    http://umavidaliteraria1.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. otimo post, eu não me considero geek, mas gosto do assunto e acho super legal quem realmente entende. Eu eu gosto na verdade é de comprar os objetos lindos
    http://odiariodoleitor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Oi, Thais!
    Não sei o que me considero. Geek? Nerd? Normal? Não tenho ideia! Eu sou só eu, gosto do que gosto e isso me basta. Não gosto de rótulos, sabe? Mas eles existem para que cada um saiba onde se encaixar, então às vezes são necessários. Ótimo post!

    Com carinho,
    Celly - Me Livrando.

    ResponderExcluir
  13. Olá
    Pela sua explicação eu me enquadro no mundo geek pois, amo séries de televisão e sou bookaholic. Realmente tenho ouvido muito falar desse tema e vejo que ele está crescendo, ainda mais com a volta de Star Wars e os filmes d Marvel.
    Adorei o post.
    Beijinhos!
    http://www.eraumavezolivro.com.br/

    ResponderExcluir