Resenha: A escrava Isaura e o vampiro, Bernardo Guimarães & Jovane Nunes







Ficha Técnica:
Título: A escrava Isaura e o vampiro
Autor: Bernardo Guimarães & Jovane Nunes
Editora: Lua de papel
Ano de lançamento: 1875 / 2010
Gênero: Lit. Nacional / Fantástica
Páginas: 168
Preço médio: R$19,90





Olás!
Venho apresentar hoje para vocês um clássico da literatura nacional, inteiramente novo!

A escrava Isaura e o vampiro é uma obra de ficção baseada na obra original de Bernardo Guimarães que foi publicada em 1875. Essa obra é um grande clássico da literatura nacional, pensando nisso e no atual sucesso da literatura fantástica, Jovane Nunes (humorista), apostou em uma nova versão para o clássico.

Acrescentando um vampiro, um lobisomem e algumas pitadas de humor na trama, A escrava Isaura, ficou muito legal. Não tenho conhecimento sobre a história original, apenas já ouvi falar, então só posso comentar em relação a essa nova versão, mas fiquei curiosa em ler a original para conhecer melhor a história e analisar a fidelidade da obra nessa nova versão.

Para início de conversa, o autor satirizou tudo no livro e soube dosar o humor com o terror. Temos como personagem, Leôncio que vivia perseguindo Isaura, a tal escrava branca e que acaba sendo mordido pelo Conde Drácula e se tornando um vampiro. Temos também o personagem Tobias, que nos traz momentos hilários ao baixar a pomba-gira nele (esses momentos são garantia de muitas gargalhadas). Temos uma aparição inusitada de Abraham Lincoln (e também muito engraçada).

A trama nos leva de encontro ao século XIX, mas também não nos deixa esquecer da época em que estamos e inclui elementos atuais e até famosos da Tv. O adoçante Zero Cal, a música moranguinho do Nordeste do Lairton e seus teclados, a atriz Carolina Dieckmann, Adolf Hitler e outros, são alguns dos citados nesse livro.

Podem esperar muita coisa nesse livro, até zumbis aparecem na trama. Mas o autor não se esqueceu de alguns temas polêmicos como política/corrupção, homossexualismo e a diferença entre as raças.

Podemos esperar de tudo um pouco nesse livro, mas ele foi muito bem elaborado, e somente lendo para descobrir esse outro lado da literatura. Se vocês têm medo de vampiros, lobisomens e zumbis passem longe desse livro. Mas se estão com a mente aberta e dispostos a terem um momento de muito humor e fantasia, esse é Ô livro!

Esse livro faz parte da coleção Clássicos Fantásticos da editora Lua de papel, que traz também histórias de: O alienista, caçador de mutantes, Dom Casmurro e os discos voadores e Senhora, a bruxa.


 Abraços e até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário