Ficha Técnica:
Título: A moreninha
Autor: J
oaquim Manuel de Macedo

 Editora: Nobel
Páginas: 176
Gênero: 
Literatura Estrangeira/Romances
Ano de lançamento: 2009
Preço médio: 30,51












"Sou inconstante, mas sou feliz na minha inconstância, porque, apaixonando-me tantas vezes, não chego nunca a amar uma vez..."



Assim dizia Augusto um estudante de medicina, que se dizia incapaz de amar uma mesma mulher por mais de três dias. Ele e mais três amigos, Filipe, Leopoldo e Fabrício também estudantes de medicina fazem uma aposta. Felipe desafia o amigo, os quatro iam passar um fim de semana na casa de D. Ana, avó do mesmo. Segundo a aposta Augusto não poderia se apaixonar por uma moça por mais de 15 dias, se isso acontecesse ele teria que escrever um livro contando sobre o seu primeiro amor.


Augusto chega a ilha para o fim de semana e fica impressionado com as belas moças D. Carolina,  irmã de Filipe e sua primas D. Joana e Joaquina. Mas fica mais impressionado com D. Carolina, uma menina mal criada. 

Durante uma tarde, os rapazes da ilha pegam seus pares e vão passear, Augusto trem como companheira D. Ana, eles tem uma conversa agradável e ele acaba contando a ela um segredo seu, o porquede não poder amar mulher nenhuma.


Em sua infância estava a resposta. Em uma viagem Augusto apaixonou-se por uma menina que conheceu e com quem brincara na praia. Ele e a menina ajudaram um moribundo e, como forma de agradecimento, o homem deu a Augusto um botão de esmeralda envolvido numa fita branca e deu a menina o camafeu de Augusto envolvido numa fita verde. E essa era a única lembrança que ele tinha dela, pois nem o seu nome sabia.

E o que Augusto não sabia também, era que na ilha se apaixonaria de novo ( ou seria novamente?), e nada mais nada menos do que pela própria menina da praia, A Moreninha.

Leiam vale a pena relembrar a época em que o amor sobrevivia anos e obstáculos.


Até a próxima leitores

Nenhum comentário:

Postar um comentário