Resenha: Um Dia




Ficha Técnica:
Título: Um Dia 
Autor: David Nicholls
Editora: Intrínseca 
Ano de Lançamento: 2011
Gênero: Literatura Estrangeira - Romance
Páginas: 416
Preço Médio: 20,90














"Em e Dex, Dex e Em" 


Esse não é apenas um livro de romance. Não que eu esteja menosprezando o gênero, mas se você está procurando um livro simples no estilo ‘garoto conhece garota’, esse não é o seu livro. Agora, se o que você procura é um livro maduro, realista e com uma história cativante, corra até a livraria e compre a sua cópia de Um Dia. 

Esse é o livro mais conhecido do David Nicholls, principalmente depois de sua adaptação para o cinema estrelada por Anne Hathaway e Jim Sturgess. Vou aproveitar essa resenha para falar ao mesmo tempo tanto do original quanto do filme. 

A história acompanha dois personagens, Dexter e Emma, que se conhecem no dia da formatura da faculdade e mantêm contato nos próximos vinte anos. Durante esse tempo eles trocam cartas, longos telefonemas e se encontram sempre que possível. A relação entre eles passa por diversos estágios, desde amizade até ódio, apatia e, finalmente, amor (Não considero isso um spoiler sendo que a capa do livro mostra os dois se beijando).

Porém o trunfo da narrativa não são os acontecimentos em si, mas os pensamentos e reflexões que passam nas mentes dos protagonistas enquanto tomam as suas decisões. O filme, apesar de acompanhar com fidelidade os acontecimentos da história, não mostra esses conflitos internos e por isso não consegue alcançar a mesma profundidade do livro. 

Um Dia é um livro marcante, que te faz sofrer e comemorar com os personagens que parecem estar ao seu lado contando suas próprias histórias. São histórias reais, tão complexas e sinceras que eu imagino se parte da história do próprio autor não está entrelaçada nessas páginas. 

O único ponto negativo que talvez faça esse livro não agradar a todos é que o mesmo realismo que o torna tão verossímil acaba desagradando aqueles que esperam um simples romance ou um ‘felizes para sempre”. O livro não se preocupa em te deixar suspirando de amor ou sorrindo de felicidade,ele apenas mostra a vida como ela é e isso é ao mesmo tempo cativante e assustador. 

Um Dia é um livro maduro e completo, certamente na lista de recomendações. O filme também é muito bom, mas eu garanto que ele só será apreciado por completo por aqueles que lerem o livro antes. Algumas pessoas serão cativadas por um medo dos personagens, outros por um sonho ou um plano. Cada pessoa será afetada de uma forma profunda e distinta, resta apenas descobrir qual será a sua.

Nenhum comentário:

Postar um comentário