Resenha: Iracema, José de Alencar








Ficha Técnica:
Título: Iracema
Autor: José de Alencar
Editora: Avenida
Ano de lançamento: 1865
Gênero: Clássico Lit. Nacional
Páginas: 144
Preço médio: R$12,90





Olás!

Sempre tive vontade de ler e conhecer melhor os grandes clássicos da literatura nacional e Iracema é o primeiro livro clássico que pego para ler de livre e espontânea vontade, já que nos lembramos de ler esse tipo de livro somente quando vamos prestar vestibular. =)

A narrativa dessa história é estruturada em torno do amor proibido de Martim um colonizador português e Iracema a índia dos lábios de mel da tribo tabajara.

Martim é indicado para regularizar a colonização da região que mais tarde seria conhecida como Ceará e se perde na mata. Encontra pelo caminho a graciosa índia Iracema se banhando e permanece ali a contemplá-la.

“Foi rápido, como o olhar, o gesto de Iracema. A flecha embebida no arco partiu.
Gostas de sangue borbulham na face do desconhecido.”

Iracema leva então o estrangeiro (Martim), até a cabana de seu pai Araquém e ele se torna seu hóspede e protegido.

Iracema e Martim se apaixonaram a primeira vista, porém esse amor despertou o ódio de Irapuã que era apaixonado pela índia dos lábios de mel.

Entre guerras e conflitos, ciúmes e disputa de poder, nasce desse amor proibido Moacir, o filho da dor. Porém esse amor custou caro, fez Iracema abrir mão de sua religião, família e até da própria vida...


Pontos positivos: Vejo como ponto positivo nesse livro, a riqueza de cultura. Lendo-o podemos conhecer um pouco sobre a vida indígena e como se deu a colonização no Ceará.

Pontos negativos: Por ser um livro do século XVIII, achei um pouco difícil o entendimento de algumas partes da história por causa do português da época. Seria interessante se houvesse uma edição revisada da história para que fique melhor o entendimento.

Espero que não deixem de conhecer sobre a literatura nacional, pois ela é muito rica e traz a nossa história. Abraços e até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário