Resenha: O Teorema Katherine






Ficha Técnica:
Título: O Teorema Katherine
Autor: John Green 
Editora: Intrínseca 
Ano de Lançamento: 2013
Gênero: Literatura Estrangeira - Romance
Páginas: 304
Preço Médio: 19,90












"Terminante ou terminado?"

"Cair na estrada, isso é algo capaz de resolver um número surpreendente de problemas."

Essa frase caracteriza a jornada de Colin e seu amigo Hassan.

Colin é um menino ex-prodígio, judeu, viciado em fazer anagramas, sempre com um livro na mão e PhD em levar fora. Depois de "receber um pé na bunda" da sua 19 namorada, ele e Hassan... (pausa para descrever o personagem que me fez dar gargalhadas e mais gargalhadas)
Hassan: Muçulmano, melhor amigo de Colin, porém totalmente contra a faculdade, rico, gordo, fala de si mesmo na 3ª pessoas utilizando o termo "paizinho", despreocupado com a vida e avisa o amigo toda hora que esse começa a falar sobre algum fato que não é interessante, como por exemplo que a maior igreja de madeira do mundo fica na Finlândia.


Voltando (...) após levar outro fora, ficamos sabendo que além de ele ser um nerd e já ter namorado dezenove vezes, todas as ex-namoradas chamam Katherine. Porém a Katherine XIX foi o término mais doloroso do nosso protagonista, fazendo-o querer fugir de tudo e embarcar numa viagem com o Rabecão de Satã (seu carro), seu caderninho de anotações e Hassan.


Ao decorrer da viagem eles conhecem Lindsey Lee Wells, uma personagem que fará a rota deles finalmente ter um rumo, ao mesmo tempo que Colin percebe que a única coisa que ele tem que fazer é criar o Teorema Fundamental da Previsibilidade das Katherines. Um teorema que premeditará quem em um relacionamento será o Terminante e o Terminado e quanto tempo esse relacionamento durará.


John Green além de utilizar personagens muito diferentes de quaisquer livros que eu já li, proporciona a história momentos engraçados, informações úteis ou inúteis dependendo do leitor, e explicações inclusive através de gráficos para nos ajudar a entender certas falas de Colin, por serem difíceis de entender para seres normais e não gênios. 



Com um enredo pouco envolvente, sem muitos dramas e com um personagem principal nada cativante, o livro O Teorema de Katherine acaba sendo monótono e de leitura um tanto quanto cansativa. 

O autor, John Green, tenta levar um pouco de humor pra histórias com as tiradas divertidas do personagem Hassan e a presença de notas de rodapé por todo livro, que acabaram por se trazer algumas informações em alguns momentos, de pouca importância ou algumas piadinhas engraçadas em outros.
 O livro acaba se estendendo demais nas partes da construção do teorema e acaba ficando um tanto quanto cansativo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário