Curiosidades: Scanlation/scanlator e fansub/fansubber


Fansub: Vem da contração de duas palavras do inglês, fan (fã) e subtitled (legendado), ou seja, são pessoas ou grupos de pessoas que se unem para traduzir e produzir legendas para filmes, séries e animações, como é o caso da animação japonesa, conhecida aqui nas terras acidentais como anime. Aqueles que produzem essas legendas são chamados de fansubbers.

Scanlation: Também é a contração de duas palavras do inglês scan (escanear) e translation (tradução), sendo assim, scanlation é a ação de escanear e traduzir principalmente histórias em quadrinho, é um termo muito usado no mundo dos mangás, já que muito dos trabalhos produzidos lá, ficam conhecidos aqui através desses grupos de scanlation. Os grupos que fazem essa digitalização dos arquivos e tradução são os chamados scanlators. No Brasil eles também ficaram conhecidos como scantrad (scan+tradução),

Uhul! Postagem dupla! Mas vamos ao que interessa...

Essas duas formas de divulgação de animes e mangás geram muitas discussões, há uma polêmica muito grande com relação a pirataria. Em especial a animes, quando a legenda destes é feita por fãs, há dizeres nos vídeos pedindo a não venda deste material que era apenas "feito de fãs para fãs", como forma de divulgação e sem finalidade lucrativa, mas sabe-se que independente da vontade daqueles que fazem as legendas, os videos são comercializados alimentando a pirataria. Isso não ocorre somente com animes, é muito comum encontrar em qualquer barraquinha filmes e séries americanas sendo comercializadas com legendas produzidas por fãs.

No caso do scanlation também há a questão dos direitos autorais, de distribuição e divulgação deste material, mas tanto com as animações quanto com a versões em quadrinhos existe a alegação dos fãs de que, se não fossem os fansubs e scanlations não conheceríamos nem metade do que conhecemos hoje, já que o acesso a essas obras não é fácil.

Fica então uma eterna briga entre os fãs e os direitos autorais.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário