Resenha - A Bailarina Fantasma de Socorro Acioli, por Thais Maia

O Theatro José de Alencar é um lugar mágico. Foi construído em 1908 e graças aos cuidados que tem recebido, ainda conserva a mesma beleza e encanto do dia de sua inauguração . Parece inacreditável que seja possível sentar nas mesmas cadeiras em que tantas pessoas estiveram há cem anos, quando a cidade recebeu de presente essa jóia de arquitetura. Até hoje a empresa escocesa MacFarlane & CO, que forneceu o ferro para estrutura da sala de espetáculos, indica o Theatro José de Alencar como uma de suas obras mais bonitas, dentre tantas espalhadas pelo mundo. Além do material vindo da Escócia, a beleza desse teatro também conta com a obra de artistas plásticos, arquitetos e engenheiros brasileiros. Parece que os fantasmas gostam de teatros antigos. Com esse não é diferente. Há anos os funcionários e artistas que frequentam essa casa relatam histórias sobre uma bailarina jovem, bonita, quase transparente, que dança no palco pela madrugada, passeia pelos corredores e tenta fazer contato com alguém que não tenha medo do seu hálito gelado. A bailarina fantasma tem algo a dizer e uma história para contar. Sua vida se confunde com a vida dessa casa centenária. Só alguém com muita coragem será capaz de ouvir.



Ei pessoal!!! finalmente consegui sentar para resenhar esse livro tão amor <3 ele chegou aqui em casa por conta do Book Tour que a editora Biruta promoveu, terminei a leitura em uma sentada já que fiz através da #Maratona24H.

" Um breve instante de amor apaga uma eternidade de tristezas. " 


Em A Bailarina Fantasma conhecemos a história de Anabela, uma jovenzinha que morra com o pai Arquiteto na Travessa do Anjo, Marcelo é apaixonado por sua profissão e está mais que feliz depois que recebeu um convite para restaurar o lendário Theatro José de Alencar exatamente como ele era a cem anos atrás quando foi construído, para comemorar o feito pai e filha vão a uma apresentação de balé no famoso teatro quando algo extremamente estranho acontece, Anabela vê uma bailarina diferente na apresentação, e não é só pelas roupas mas pela forma que dança e por parecer flutuar, tudo fica ainda mais estranho por que a garota percebe que é a única capaz de vê-la.

Anabela volta para casa impressionada e não querendo mais voltar ao teatro, o que é meio difícil já que terá que acompanhar seu pai diariamente, a menina compartilha sua experiência com a amiga Luciana que fica meio desacreditada até ela própria ver a tal bailarina, a maioria do pessoal que trabalha ou já trabalhou no teatro confessa já ter visto a bailarina, mas nenhum teve coragem o suficiente para conversar com ela. 

Até que em uma de suas visitas ao teatro a menina se vê encurrala em uma situação sem escapatória, e acaba ouvindo a historia da família de Clara a Bailarina Fantasma do Theatro José de Alencar.

Dizer que gostei desse livro ainda não seria suficiente, Socorro Acioli criou uma história encantadora, tão delicada como um Demi-plié de uma bailarina, sempre fui apaixonada por balé, teatro e o mundo artístico, e sou estudante de arquitetura diga-se de passagem - e pretendo trabalhar justamente na área que o pai de Anabela trabalha -. O trabalho da autora foi tão minucioso que mesmo quem não conhece o teatro fica extasiado com sua beleza.

O trabalho da editora está impressionante também, a diagramação é linda as folhas são de um material bem grossinho, a história é dividida em três atos, e é bem curtinha tem cerca de 180 páginas.


" O Amor, quase sempre, não pode esperar tanto."

" Dentro de Clara existia uma fonte de alegria que nunca secava. De seu sorriso sempre escapava uma piada, uma brincadeira ou uma forma feliz de ver o mundo. Ela me dava a chance de sorrir e perceber que a vida pode ser alegre."

É uma leitura rápida, comovente, que vai fazer você viajaem diversos períodos
por esse senário impressionante, indico a leitura tando para os jovens leitores quando para os mais velhos, só ressalto que é uma história juvenil então pode ser que não agrade a todos mas... acho que vale apena vocês darem uma chance. O livro estará sendo relançado em agosto pela Seguinte e irá contar com uma continuação, não vejo a hora de ter minha linda edição, já que essa é da editora e não minha<3 então é isso pessoal, beijão a todos*...*


Título: A Bailarina Fantasma Autor: Socorro Acioli 
Páginas: 180 Editora: Biruta Ano: 2010  Gênero: Lit.Nacional/Juvenil ISBN:9788578480400 Nota: ♥♥♥♥ 





15 comentários:

  1. Olá, tudo bem?

    Adorei muito a tua resenha, nunca tinha ouvido falar do livro, mas gostei imenso e ganhei uma certa curiosidade para o ler.
    Apenas não acho muita piada á capa, mas isso sou eu :)

    Mas parabéns, Abraço

    ResponderExcluir
  2. Para tudo, o que é essa capa e título? Lindos de viver!
    Nunca vi esse livro e estou profundamente encantada com a indicação.
    Que coisa mais linda, que enredo poético e resenha fofa!
    Apaixonada!
    http://www.poesianaalma.com.br

    ResponderExcluir
  3. Que gracinha de resenha! Pelo que você falou, o livro tem cara de ser bem delicado mesmo, apesar de ser "de fantasma". Obviamente lembrei foi de O Fantasma da Ópera. Vou colocar na lista aqui! :)

    ResponderExcluir
  4. Oi, tudo bem?
    Eu nunca participei de um book tour, mas acho bem bacana e fiquei curiosa com esse livro, ele tem uma premissa interessante e a personagem parece ser muito bacana, além disso eu sempre fui apaixonada por balé *-* Enfim, eu gosto muito de livros comoventes, então acredito que esse livro me agradaria.

    Beijos :*
    Larissa - http://srtabookaholic.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Adoro bailaarinas. =D Nunca fiz aula nem nada mas acho de uma delicadeza... Sua resenha me chamou muito a atenção, fiquei imaginando como deve ter sido legal ler um livro que fala sobre sua área de trabalho. Muito interessante. Sobre a bailarina que flutuava, fiquei meio receosa... srsr sou meio impressionada. Mas daria uma chance para o livro sim!

    Um abraço!
    Vanessa Vieira
    Pensamentos Valem Ouro

    ResponderExcluir
  6. Olá!
    Que livro fofo, amei o título, a capa, o enredo <3
    Queria ter participado do Book tour :(
    Mas, espero ter oportunidade de lê-lo logo <3

    ResponderExcluir
  7. Fico feliz que você tenha gostado, mas não é um livro que me interesse no momento
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  8. Oi, tudo bem?
    Pelo título podemos até imaginar um livro de suspense, bom saber que não é. Fiquei curiosa para saber porque o livro é tal encantador e delicado. E por tudo que você me falou, esse parece ser mesmo o estilo de publicação da Seguinte, então é uma ótima notícia saber desse relançamento pela editora
    beijos
    http://meumundinhoficticio.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Oi, tudo bem?
    Que capa mais linda!
    Gostei da premissa do livro também, e adoro quando o autor me faz ver a beleza dos cenários com as descrições.
    Bjs

    A. Libri

    ResponderExcluir
  10. Olá!
    Tua resenha me ajudou a decidir se leria ou não esta obra. Por ter sido publicado pela Biruta, eu já esperava uma ótima diagramação, mas ainda estava em dúvida em relação à história.
    Fui conquistada pelas tuas palavras!
    bjs

    ResponderExcluir
  11. Olaá tudo bem, achei tão fofa a resenha desse livro que fiquei com vontade de ler para ontem, a capa tbm é linda! Dica anotada!

    ResponderExcluir
  12. Não conhecia esse livro mas sua resenha e a sinopse me conquistaram. A história parece tão original... Gostei!!!
    Adorei o trabalho que fizeram no livro, pelas suas fotos parece lindo.

    Coração Leitor

    ResponderExcluir
  13. Oie, tudo bom?
    Eu adoro o catálogo da Biruta. Gostei da premissa desse livro por ter uma história diferente.
    Beijos
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Oi...
    Adorei a sua resenha, a capa do livro é linda, mas ainda assim não me chamou a atenção.
    A historia parece ser muito fofa. Gostei bastante

    beijos
    Mayara
    Livros & Tal

    ResponderExcluir
  15. Hey, tudo bem?

    A premissa do livro é muito interessante e a capa do livro com certeza me chamou bastante a atenção, é tão diferente e bonita. Quem sabe eu não venha a ler em um futuro próximo.

    Beijos,
    Dois Dedos de Prosa

    ResponderExcluir