Resenha - Tudo e todas as coisas de Nicola Yoon, por Thais Maia



Ficha Técnica:
Título: Tudo e Todas as Coisas
Autor: Nicola Yoon
Ano de Lançamento: 2016
Gênero: Literatura Estrangeira/ Y.A
Páginas: 304
Preço Médio: R$29,90
Links de compra: Amazon, Saraiva

Skoob
Exemplar cedido em parceria com a editora

"As vezes você faz as coisas pelos motivos certos e outras pelos errados. Há ainda aquelas vezes em que é impossível saber a diferença".


Eieieie jujubinhas do meu coração, como vocês estão? Espero que muito bem! Porque a resenha de hoje é puro amor <3


Não consigo classificar esse livro com outro adjetivo que não seja "encantador". Talvez ainda esteja sendo meio precipitada nessa escolha, mas a verdade é que estou simplesmente encantada e apaixonada por essa história, esse é mais um daqueles livros que você gostaria de poder comprar vários exemplares e sair distribuindo por aí para todos, mas como ainda não fiquei rica, espero que essa resenha faça vocês ficarem ao menos um pouquinho curiosos sobre o enredo ;)

Tudo e Todas as Coisas foi o primeiro livro em parceria com a Editora Novo Conceito que chegou aqui em casa. A princípio sabia que a história havia conquistado os leitores mundo a fora, a premissa era muito interessante também, por isso tinha certeza de que iria gostar dele, só não esperava me apaixonar tanto. 

Aqui conhecemos Madeline, uma garota com de 18 anos recém completados, que diferente das outras pessoas da sua idade, não está saindo da casa dos pais ou indo para faculdade. Maddy não pode nem ao menos sair do lado de fora de sua própria casa, tudo porque é portadora de uma doença muito rara, titulada como IDCG, por conta disso ela é praticamente alérgica ao mundo. Qualquer coisa que para nós é comum, para ela pode ser letal. 
"Pela Primeira vez em muito tempo, desejo mais do que tenho".

Em todos seus anos de vida, ela nunca encarou sua condição como um fardo insuportável, sempre tentou viver com alegria com aquilo que lhe foi dado, as únicas pessoas com que ela sempre teve contato em sua vida foram sua mãe - que é também sua médica - e sua enfermeira Carla, que é além de tudo sua melhor amiga. Esporadicamente era permitida a visita de algum tutor, porém não sem esse ser submetido a uma checagem médica completa. 


Sua vida começa a mudar quando uma nova família se muda para casa ao lado, seus novos vizinhos tem uma dinâmica completamente diferente da sua, Olly o filho mais velho é o mais imprevisível dos quatro, o garoto adora viver se pendurando nas coisas, se veste inteirinho de preto e é simplesmente lindo. As coisas se complicar de vez quando ambos começam a trocar mensagens via email, até que com muita insistência Maddy convence Carla a deixa-la se encontrar com Olly pessoalmente por alguns instantes, a partir daqui um sentimento único começa tomar espaço em sua vida e em seu coração, a garota percebe que aquela vida que levava antes, talvez não seja mais suficiente para ela, nada mais pode voltar a ser como era antes. 

"Talvez eu não possa prever o futuro, mas posso prever algumas coisas. Por exemplo, estou certa de que vou me apaixonar pelo Olly. E é quase certo que será um desastre".

Nicola Yoon nos mostra o quanto o primeiro amor é marcante em nossa vida, o quanto podemos mudar quando estamos apaixonados. As vezes esse sentimento pode enfim nos liberar das amarras que nos foi imposta. Tudo e Todas as Coisas não é mais um livro Y.A melosinho, com um personagem doente sofrido, nada disso, muitas vezes até esquecemos que a personagem tem qualquer doença. De início nos emocionamos com a força dela e logo depois temos vontade de ter o poder de mudar seu destino. 

A leitura é extremamente fluída, o livro é narrado pelo ponto vista de Maddy, porém não é enfadonho nem entediante, é na verdade bem dinâmico e diferente de todas minhas leituras realizadas esse ano. Olly é um personagem carismático e inteligente, os diálogos entre os dois são sempre espirituosos e cheios de metáforas. A única coisa que realmente preciso fazer uma ressalva é em relação ao final, já havia visto algumas pessoas comentando sobre ele, porém foi só depois que terminei a leitura que entendi a revolta. A autora - não sei se de proposito - deixou o final totalmente no ar, "tipo, imaginem o que quiserem a partir daqui" a história terminou com algumas pontas soltas que me incomodaram bastante, não sei se ele tem continuação, mas acredito que não. Por isso preciso dizer que fiquei um pouco decepcionada com isso. Mas de maneira geral o livro vale muito a pena ser lido, trata-se de uma história linda sobre amor, superação, aceitação... e porque não reviravoltas. 


Não posso deixar de comentar sobre o trabalho da editora, a diagramação está impecável, a fonte é muito agradável e as passagens de capítulos são um charme. A obra está mais do que aprovada por mim ;)
" Tudo é um risco . Não fazer nada é um risco. a decisão é sua."

Beijão*...*]


26 comentários:

  1. Oi Thaís.

    Ainda não tinha lido nenhuma resenha sobre esse livro. A capa é maravilhosa, a história parece ser linda, pois a sua resenha deixou ele interessante e fiquei sabendo que o livro não é entediante. Entrou na lista de desejados, realmente quero ler.

    Bjos

    http://historiasexistemparaseremcontadas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Kênia! A história é mesmo muito linda e tocante. Ele na verdade me surpreendeu basante, principalmente pelo fato de abordar temas bem destintos ao longo da narrativa.
      Espero que você possa lê-lo muito em breve ;)
      bjs

      Excluir
  2. Ai, meu coração! Preciso ler esse livro encantador também! Haha. Adorei saber que o livro é belo dessa forma, com uma mensagem que emociona e personagens que conseguem nos fazer vê-los além das suas dificuldades. Acho isso muito importante em um sick-lit: quando vemos os personagens como são, sem o estigma da sociedade. Com certeza, quero ler, flor! Impossível não querer com seus elogios à obra.

    Beijos!
    www.myqueenside.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Fran!!!
      Fico feliz de ter conseguido convencer vocês com meus elogios ahahah.
      Acho extremamente difícil falar sobre um livro que gosto muito.
      bjs

      Excluir
  3. Olá
    Acho que já li uma resenha desse livro já faz um tempo, mas não lembrava mais da capa XD (sou distraída demais gennte) acho bem interessante essa onda sick-lit, adoro assistir documentários médicos, mas realmente a pegada adolescente é muito melosa, fiquei com vontade de conhecer esse livro e não ligo muito para finais em aberto, desde que a história proposta seja concluída de uma maneira que considero satisfatória.
    Beijinhos

    www.poyozodance.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Eu já sei que quando o ler irei chorar e ficar muito aflita. Só pelas resenhas que estou lendo já estou ficando com o coração apertado.Essa capa está encantadora e a história, meu Deus,me ganhou.ótima resenha, passou bem o que sentiu lendo a história dessa garota guerreira.Apesar das pontas soltas e do final em aberto eu me arriscaria sim, só espero que o final não esteja tão aberto demais,hahaha.

    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa capa é uma fofura mesmo neh, Olha Sí o final realmente me deixou meio brava, mas há quem goste de ter margem para imaginar eles próprios o que acontece com os personagens depois. Eu acho que no fundo só queria mais um pouquinho da história kkk

      Excluir
  5. Olá, tudo bem?
    Esse livro deve ser realmente maravilhoso, apesar de não estar em um momento propício para ler esse gênero. Mas irei deixar a dica anotada para quando estiver no momento certo para ler, pois não quero correr o risco de ler e não gostar. Ótima resenha, bem detalhada. Beijos, Luan.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Luan, que bom que gostou.
      Espero que você se anime em lê-lo em breve ;)
      bjs

      Excluir
  6. Olá.
    Essa é a terceira resenha desse livro que eu leio e devo admitir que estou mais do que curiosa e ansiosa para lê-lo também, pois as 3 resenhas que li foram super positivas.
    Eu amo um bom romance, e esse é meio que um sick-lit o que me deixa ainda mais animada. A premissa é maravilhosa, assim como os quotes lindos que você escolheu.
    Que lindo ainda fala sobre o primeiro amor, que realmente é marcante hehhee
    Que bom que a leitura é fluida, adorei.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie linda!!!
      Que bom que gostou, fico feliz em ter comprido com o propósito <3
      O pessoal tem gostado muito dele, tenho acompanho a recepção pelas redes sociais ;)
      bjs

      Excluir
  7. Oi
    Tudo bom?
    Esse livro tem tudo para que eu goste, mas esse final me deixa tensa, pq eu detesto terminar um livro no ar, preciso saber todos os pontos finais, nada de ponta solta.
    Não sei se vou ler..
    Mas adorei conhecer um pouco mais sobre o livro
    Bjos

    ResponderExcluir
  8. Acredito que esse livro seja realmente apaixonante. Também fiquei encantada quando a NC anunciou. A capa é linda e a história é senacional. Não vejo a hora de ler.
    Pena que o final não te agradou tanto. :/
    Bjo
    www.viciadosemleitura.blog.br

    ResponderExcluir
  9. Olá!
    Como eu estava curiosa para saber mais sobre o livro. Até agora não tinha visto nenhuma resenha sobre ele. Gostei muito da sua.

    Beijos e sucesso

    Milena

    ResponderExcluir
  10. Sabe que sua resenha deixou o livro bem interessante? apesar de ser um tema bem pesado né...

    estou querendo ler ele desde que vi essa capa que eu achei linda....

    bjs

    ResponderExcluir
  11. Olá,
    Muito bom quando gostamos da história e queremos que todos leiam e amem rsrs
    Eu não compraria pela capa, ela não chamou minha atenção. Gostei de saber que é uma leitura que flui com naturalidade e é dinâmica.
    Não gostei de saber que tem pontas soltas, também ficaria decepcionada.
    beijos e parabéns pela resenha

    ResponderExcluir
  12. Oioi!
    Muitas resenhas sobre o livro Tudo e Todas as Coisas tem aparecido na blogosfera, acho que a editora está fazendo uma campanha grande pra divulgar.
    Ainda nao li, mas logo que vi essa capa ja fiquei interessada, achei a arte linda e a premissa me agradou tb.
    Animei de conhecer o trabalho da Nicola Yoon, apesar de nao ser mto fã de sick lit, mas devido aos elogios, quero mto conhecer.
    Beijos.

    Livros e SushiFacebookInstagramTwitter

    ResponderExcluir
  13. Oi!

    Antes de tudo parabéns pela parceria. Achei a estória bem interessante, já li outras resenhas, mas mesmo assim não me senti cativada pela obra ao ponto de comprar rrsrs. Embora, ela seja adolescente e nunca tenha saído de casa é normal toda a sua curiosidade pelos seus novos vizinhos, e claro muito perspicaz a curiosidade de Olly. E, se você fica rica eu passo meu endereço para enviar livros rsrs.. Beijos!

    ResponderExcluir
  14. Olá!!

    Estou doida para ler esse livro!! Adorei sua resenha e fiquei aliviada de vc falar que não é melosinho rs.
    Fiquei com mais vontade de ler. E se um dia ficar rica e for distribuir, me chame rs.

    bjs
    Fernanda
    http://pacoteliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Olá!

    Estou doida pra ler desde o lançamento! Apesar de parecer mais um YA do mesmo, a mensagem é maravilhosa demais - nem vou falar do marcador, quero um pra mim...

    ResponderExcluir
  16. Já tinha visto uma resenha desse livro bem antes da NC lançar, foi na versão ingles, e mano já me apaixonei, esse livro parece ser muito lindo mesmo, espero poder ler o quanto antes :D Amei a resenha e amei saber que não meloso haha

    ResponderExcluir
  17. Sabe aquela hora que o coração começa a bater mais forte. hehehe Então... Segunda resenha que leio deste livro e confesso que a primeira não me chamou muito a atenção, mas você trouxe outros detalhes que me fizeram olhar com novos olhos para o livro. começando a achar que será uma leitura necessária em 2016. hehe

    Beijinhos!

    ResponderExcluir
  18. A primeira vez que vi esse livro, tinha achado a capa dele bem bonita. Ainda não li nenhuma resenha dele, então até o momento não tinha muita vontade de le-lo. Tenho curiosidade, mas não a vontade de querer comprá-lo agora. Vou deixar passa mais um tempinho para poder ler.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  19. Eu estou doida p/ ler esse livro. De todas as resenhas dele que eu vi até agora a maioria écontra o final, só não falaram o porquê, eu estava totalmente no escuro, agradeço por você ter nos revelado o motivo. Adorei a resenha.

    Beijinhos da Mady.

    ResponderExcluir
  20. Olá!
    Todas as vezes que vejo uma resenha sobre esse livro fico mais ansiosa ainda para ler. A história me pareceu maravilhosa e como você mesmo disse encantadora. A capa é linda e muito convidativa.
    Assim que puder quero ler.
    Beijinhos!

    ResponderExcluir
  21. Thaís,
    Que resenha emocionante, senti vontade de ler só por conta do seu entusiamo. Mas eu tinha lido outras resenhas e todas muito positivas, o livro já está nos meus desejados.
    Contudo, sua forma de contar a história em deixou ainda mais interessada, obrigada! Bom ler quando outro leitor se emociona tanto, esse sentimento acaba passando pra gente, fazendo a vontade de ler o livro ficar enorme...rs
    Beijos!
    Vivi
    Razão e Resenhas

    ResponderExcluir