RESENHA - O NATAL DE POIROT DE AGATHA CHRISTIE, POR JANAÍNA OLIVEIRA







Ficha Técnica:
Título: O Natal de Poirot
Autor: Agatha Christie
Editora: Nova fronteira
Ano de lançamento: 2009
Gênero: Lit. Estrangeira/Romance policial
Páginas: 223
Preço médio: R$17,90





Olás!

Hoje tenho o prazer de compartilhar com vocês mais um livro da grande escritora Agatha Christie. Confesso que esse livro O Natal de Poirot não é tão entusiasmado quanto aos outros que apresentei aqui para vocês, mas também não é um livro que deixa a desejar, é repleto de um suspense investigativo que só a brilhante Agatha Christie sabe fazer. Vamos lá então!

Natal é tempo de paz, felicidade, confraternização e união entre as famílias. Em o Natal de Poirot, vivenciamos um crime que ocorre justamente nesta data e o pior, os familiares são os suspeitos do crime. Quem poderia cometer um assassinato, justo nessa data e exatamente quando Simeon Lee, um velho rico, poderoso, arrogante, tirano e desagradável resolve reunir toda a sua família? Alguns de seus filhos ele não via a mais de dez anos. Alfred e sua esposa Lydia vivem com ele. Alfred é considerado o filho “certinho” da família e que faz de tudo para seu pai, ao contrário de Lydia que nutre uma enorme antipatia pelo sogro devido à submissão que seu esposo vive em relação ao pai. David é casado com Hilda e guarda mágoas do seu pai por causa do que ele fez com sua mãe no passado. George é um político ganancioso e mão de vaca, casado com Magdalene, Harry é o filho prodígio e Pilar é sua neta, filha de Jennifer que morreu há uns dois anos. Apesar da surpresa do convite, seus filhos com suas esposas e sua neta, reúnem-se na sua casa e também um convidado inesperado, filho de um antigo amigo de Simeon Lee que foi convidado para a ceia.

Casa cheia e todos receosos sobre aquela inesperada reunião de família. Na véspera do natal escutam móveis sendo quebrados no quarto de Simeon Lee e depois um grito agonizante. Quando a porta é arrombada, encontra-se um corpo deitado em uma poça de sangue, Simeon Lee estava morto. 

Em toda a trama, percebemos que todos do núcleo familiar têm algum motivo para odiar a vítima. Começam as investigações, o policial Sugden e o coronel Johnson ficaram responsáveis em administrar o caso. Hercule Poirot que estava na cidade para passar o Natal com seu amigo Johnson percebeu que ia ter um Natal daqueles e resolveu auxiliá-los no caso.

E mais uma vez a autora conseguiu me surpreender ao revelar o assassino de Simeon Lee.  Todas as vezes que tento acertar, sempre erro na escolha, porque é quase sempre inimaginável. A cada página é um segredo revelado e quando você pensa que é um o assassino já está diante de outra possibilidade e mais a frente pensa que é outro e na verdade descobre que pode ser outro, e assim você vai devorando todo o livro para ser extremamente surpreendido e ficar com o pensamento: “Porque eu não pensei nisso?!”.

Fica então a dica para conhecerem ou continuarem a ler as histórias da genial Agatha Christie.

Abraços e até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário