quarta-feira, 15 de fevereiro de 2017

Resenha: Uma canção para a libélula - Parte I, de Juliana Daglio, por Michelle Pereira








Ficha Técnica:
Título: Uma canção para a libélula
Autor: Juliana Daglio
Editora: Arwen
Ano de Lançamento: 2015

Gênero: Romance/Ficção
Páginas: 180
Preço Médio: 25,90




Oi, pessoal! Como estão?

Nossa resenha da semana é de um livro nacional espetacular: Uma canção para a libélula, da Juliana Daglio! Vem conferir:

Quando era criança, Vanessa conheceu uma libélula. O encantamento que ela experimentou, fez com que compusesse uma canção para a libélula em seu piano. No entanto, as partituras acabaram escondidas e perdidas com o tempo, com o sofrimento.

Vanessa agora era uma pianista de sucesso na Inglaterra, onde vivia com os tios e a prima, onde possuía uma vida. Feliz? Não... porque havia algo que a acompanhava, uma tristeza tão profunda e uma dor tão arrebatadora, que tornara-se uma entidade, a Vilã Cinzenta.

Depois de um pedido de casamento de seu namorado, que Vanessa negou, e da doença de seu pai, nossa protagonista volta ao Brasil. E junto com a volta, toda a mescla de sentimentos negativos que guardava dentro de si piorou.

A mãe, Valéria, a odiava de uma forma tão profunda, que tornou a menina o que ela é, uma pessoa retraída, tímida e infeliz. A própria mãe, foi aquela que destroçou seu coração e suas mãos. E não bastasse isso, Vanessa ainda tinha que lidar com mais: com as lembranças do irmão falecido, com quem dividiu poucos anos da infância.

A resistência da tia superprotetora em deixá-la vir para o país não poderia ser mais justificada: Valéria não tornou as coisas nada fáceis para Vanessa, na verdade, tornou os dias dela um tormento. E Vanessa precisará lutar contra isso, contra todas as lembranças ruins que estavam naquela casa, contra a megera que sua mãe se tornou, contra a depressão que se apossava de seu corpo e, claro, contra a Vilã Cinzenta, que sempre a acompanhava.

"Ela tinha aquele poder de tornar tudo cinza. Ela era má. Era a vilã daquele conto de fatas pessoal criado com teclas pretas e brancas, voos maravilhosos e lagos azuis."

Uma canção para a libélula é um livro permeado de dor e tristeza, cheio de uma poética singular, que me fez querer mais. Vanessa é uma personagem singular e verdadeira. Consegui sentir o que ela sentia e ver o que ela via. Isso me encanta! Quando um autor me faz sentir dessa maneira, eu me sinto completa dentro da obra. E Juliana consegue fazer isso com maestria. Eu me vi a beira das lágrimas diversas vezes, tendo que fechar o livro para não chorar.

A história de Vanessa é encantadora, embora tão triste. E nas páginas, pude compreender o que é a depressão em seu cerne. Tenho uma amiga que passou por isso, e eu não sabia lidar com a situação. Uma canção para a libélula abriu meus olhos, fez meu coração enxergar o que é a doença, e não há como agradecer Juliana por isso. Foi uma leitura que chegou na hora certa.

"... tudo que eu desejava era me libertar daquilo. Liberdade. Como eu me libertaria daquilo que mal lembrava?"


A capa é linda e foi feita pelo meu parceiro Henrique Morais. Ela retrata bem Vanessa nesse livro, com o olhar perdido e inexpressivo. A diagramação é uma gracinha, com várias libélulas pela página! Sobre o texto, achei um e outro erro, mas nada que atrapalhe a leitura. 

Espero que gostem da leitura!

Hugs :)

14 comentários:

  1. Oi, já vi esse livro por aí, mas ainda não tive a oportunidade de ler, quem sabe depois da sua resenha me animo. A capa é linda. Bkojas.

    ResponderExcluir
  2. A arte da capa é linda. Parece ser um livro bem triste, mas a depressão é assim parece que tudo é cinza e que você está perdido dentro de você mesmo e que ninguém pode te proteger contra isso. (Já assisti isso de perto)E um autor conseguir transcrever essas emoções (ou falta delas)em um livro é realmente incrível.

    Thamires Vicente
    memoriasdeumaleitora.com.br

    ResponderExcluir
  3. Oie, adorei a arte da capa e a sinopse da dele. Gosto de livros com esse ar dramático e sombrio que você mencionou, vou ficar de olho nele e quem sabe num futuro próximo eu venha a lê-lo.
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Oiii Michelle, tudo bem?
    Menina eu tenho bastante interesse em ler esse livro, acompanho a autora no facebook e sou apaixonada pelo jeito que ela trata os leitores que a seguem, a sinopse parece ser bem emocionante e espero um dia desses também poder ler.
    Beijinhos da Morgs!

    ResponderExcluir
  5. Olá linda,

    Esse livro comecei, mas deixei a leitura porque não estava pronta emocionalmente para ele. Já tive começo de depressão, então é um assunto que me deixa um pouco retraída, porém em breve pretendo conhecer a fundo Vanessa e sua recuperação.

    Beijocas!

    ResponderExcluir
  6. Oi, Michele
    Tão bom quando um autor (a) nos faz sentir assim. Gosto de livros com uma carga de tristeza, mas confesso que nunca me senti muito atraída por esse livro. Sua resenha que me animou um pouquinho agora. Acho que se tivesse oportunidade, daria uma chance.
    Linda resenha.

    ResponderExcluir
  7. Apesar da sua resenha muito bem feita. Não me atrai. Mas uma coisa posso falar. Que capa linda. Apaixonei nela.
    Parabéns.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  8. Oiii!!

    eu ainda preciso ler essa obra! Morro de vontade de conhecer a escrita da autora, gostei muito da sua resenha! O enredo parece ser muito envolvente e a capa é liiinda demais! Espero que goste dos próximos livros.

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  9. Ah, sua lindaa!! Muito feliz em ler essas palavras aqui.
    Estou preparando a segunda versão do livro, e ver essa resenha me deixou ainda mais animada para trabalhar no livro <3
    OBRIGADA DEMAAAAIS!

    ResponderExcluir
  10. Olá,
    Também gosto muito de obras que nos façam sentir e viver realmente tudo o que um personagem está vivenciando.
    Ainda não tive nenhum contato ainda com a escrita da Juliana, mas já vi vários elogios a respeito de suas obras. Ganhei em um sorteio a parte II e estou só esperando chegar para então comprar a primeira parte e fazer a leitura seguida.

    LEITURA DESCONTROLADA

    ResponderExcluir
  11. Olá,

    Já li algumas resenhas sobre esse livro e até agora nenhuma me atraiu, sei que a maioria das críticas são positivas, mas por algum motivo a obra não conseguiu me prender, me envolver, não rolou aquele feeling que me faz querer ler um livro, sendo assim deixo a dica passar.

    Beijos,
    http://entreoculoselivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Sou doida pra ler algum livro da Juliana Daglio, muita gente fala tao bem ne?!
    Essa serie eu ja vi mtas vezes, mas nunca sabia do que se tratava.
    Achei legal a resenha e forma como expos o livro, é uma historia que vai me chamar a atenção logo no inicio.
    Adorei a dica.
    Beijos.

    Livros e SushiFacebookInstagramTwitter

    ResponderExcluir
  13. Oi Michelle, sua linda, tudo bem?
    Eu sempre quis ler esse livro, desde as primeiras resenhas, quando a autora lançou de forma independente. Acho muito importante a autora retratar um tema tão duro, tão grave e que é real, como a depressão. E como você disse, quem está de fora não sabe o que fazer para ajudar e muitas vezes nem percebe o que está acontecendo. Tenho certeza de que irei sofrer com a intensidade da dor dessa personagem e irei odiar a mãe dela, risos... Não entendo porque existem pessoas que são tão cruéis. Estou louca para ler!!!! Sua resenha ficou ótima!!!!!
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Olá!
    Eu morro de vontade de ler esse livro, e quase o comprei nessa última promoção que a arwen fez, mas o frete saía mais caro que o livro, e assim não rola hahaha Adorei a sua resenha, e espero que quando as condições estiverem melhores, eu consiga comprar logo as duas partes de uma vez!
    Beijos.

    ResponderExcluir