Resenha: Desconstruindo Una, de Una, por Michelle Pereira








Ficha Técnica:
Título: Desconstruindo Una
Autor: Una
Editora: Nemo
Ano de Lançamento: 2016

Gênero: Graphic Novel
Páginas: 208
Preço Médio: R$ 49,80




Hey, people!

Alguém ai está com saudades das resenhas de quadrinhos?

O gênero escolhido para a resenha de hoje é este, e trouxe Desconstruindo Una, uma graphic novel da nossa parceira Nemo, uma divisão do Grupo Editorial Autêntica, que gentilmente nos cedeu o exemplar lido.

Ler Desconstruindo Una foi difícil e acho que é por isso que demorei um pouco para escrever essa resenha. Eu tinha acabado de ver 13 reasons why e de ler Laranja Mecânica, ambos com conteúdos pesados. O primeiro, que causou um burburinho danado na mídia, retrata muito sobre bullying, suicídio e estupro; o segundo, um clássico da literatura, traz a violência, o estupro e a interferência do estado na vida do indivíduo. Nenhum dos dois foi fácil. Logo depois, veio Una, para completar o pacote e me fazer refletir.

No livro, vamos conhecer Una, uma garota inocente, que não pensava muito sobre o que estava acontecendo com ela e com o mundo ao seu redor. Na década de 1970, quando começa a história dela, muitas coisas estavam acontecendo, sobretudo, no Reino Unido, país onde ela vivia. Em Yorkshire, um assassino em série começava a atacar, matando mulheres, que aparentemente, não tinham nada demais com armas características: uma faca e um martelo.




Em 1975, Una tinha 10 anos. Ela conheceu um cara chamado Damian, que fez questão de fingir que ela era mais velha e Una aceitou, ficando lisonjeada com isso. Foi a primeira experiência ruim. Ela não contou a ninguém e ninguém a perguntou. Os pais e a irmã mais velha tinham seus próprios problemas com os quais lidar e Una passou despercebida.

Um tempo depois, houve Terry. Ele e um amigo encontraram Una e uma amiga, quando elas montavam barracas. Sedutores, eles conquistaram a confiança das meninas para, depois, fazer o que fizeram com elas. 

Una não sabia o que estava acontecendo com ela. Mas, depois do ocorrido, começou a sentir medo o tempo todo. Um medo cruel e possessivo.

Isso a quebrou, a traumatizou. Mas nada que não possa piorar não é?

Na escola, Una começava a se interessar por garotos, ao mesmo tempo em que começava a perceber mudanças em seu próprio corpo. Ansiosa para entender o que era namorar, ela pegou o namorado de alguém para testar. E isso foi sua ruína.

Quando a fofoca se espalhou, Una perdeu sua paz. Onde quer que fosse era taxada de "vadia", "puta". Ela viu seus amigos se afastando e estava cada vez mais sozinha para lidar com toda aquela carga emocional. E ainda assim, ninguém perguntou...

Enquanto ela crescia, os assassinatos em série continuavam. O Estripador de Yorkshire, estava a solta, e ninguém conseguia pegá-lo. A polícia chegou a conclusão de que ele matava prostitutas, logo, eles não procuravam um homem comum. É por isso que entrevistaram o Estripador nove vezes, ao longo dos anos, antes de pegá-lo.

Enquanto isso, as coisas foram só piorando para Una... quem sabe o que poderia acontecer? Um assassino a solta, sua própria mente em turbilhão...




Desconstruindo Una é uma história em quadrinhos tão visceral, tão profunda e reflexiva. Ela me destruiu e, ao mesmo tempo, me fez abrir os olhos. Existe um limite entre o que é aceitável e o que não é, entre o que é permissão ou não é. E foi um aprendizado, com toda certeza. E o final, sei que não é perfeito, e me fez chorar, mas Una continua de pé, embora tenha sido despedaçada.

Não consigo encontrar muitas palavras para falar sobre o livro, apenas consigo sentir. É um misto complexo de sentimentos.

A capa e o conteúdo são ilustrados pela própria Una, que é artista e quadrinista e são bem característicos e interessantes. Eu adorei a forma como ela trabalhou os desenhos, soltos na página e as letras, que, às vezes, contornavam alguns desenhos e que transmitiam seus próprios sentimentos.

Sem dúvida, uma leitura que recomendo.

Espero que tenham gostado.

Hugs.

9 comentários:

  1. Olá! Que livro pesado, denso e, ao mesmo tempo, que me despertou muita curiosidade para ler! Vou colocar na minha lista agora, pois quero saber como é essa descoberta da personagem, bem como a repercussão do "teste" que ela fez com o namorado de outra pessoa.
    Vou ler com certeza.
    Beijos!
    Karla Samira
    http://pacoteliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Olá,

    Que enredo beeeem pesado...até demais! Essa jovem sofreu demais nessa história e o que é bem claro, é nossa tendência à cegueira com os problemas alheios. Uma conversa diária de pais com filhos pode esclarecer muitas dúvidas que as crianças e adolescentes possuem descobrindo o mundo e evitaria traumas, escolhas erradas e até mortes.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Uau, que livro tenso! Tive um turbilhão de sentimentos apenas lendo a sua resenha, é uma história bem pesada e ao mesmo tempo super interessante e realista, é algo que nos faz refletir bastante. Sua resenha está ótima, e me deixou bem curiosa. Obrigada pela dica, vou adicionar agora esse livro na minha lista, bjss!

    ResponderExcluir
  4. Oie!
    Nossa, que intenso!
    Aind anão conhecia essa publicação, mas achei a história bem interessante.
    Com certeza, vou ficar bem tensa durante a leitura, e vou indicar esse título para alguns amigos. Eles gostam de histórias desse jeito.
    Bjks!
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
  5. Gosto mto de graphic novel, acho que tem uma beleza nessa arte que sempre me faz pensar mais nessas histórias feitas em quadrinhos.
    Esse ainda nao conhecia, mas ja vejo que ja um enredo profundo e mais intenso, que é mais dramatico do que costumo encontrar.
    Gostei de saber mais da história e pretendo ler um dia.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  6. Oiii tudo bem??

    Sou louca com esse quadrinho, mas nunca imaginei que fosse tão pesado, caramba, fiquei até sem palavras aqui, mas nada que me desanime, amo Graphic Novel. Então não vou desistir por isso.
    Adorei a resenha, e que inveja parceria com a Nemo, meu sonho de consumo.
    Bjus Rafa

    ResponderExcluir
  7. OI, MIchelle
    Não imaginava que esse livro fosse assim tão comovente e nos deixasse triste. Fiquei bem curiosa agora pela história.
    Que bom que curtiu. Gosto de histórias em quadrinhos, mesmo não lendo com tanta frequência nos últimos tempos.

    Livros, vamos devorá-los

    ResponderExcluir
  8. Olá! Quando via esse livro na Fanpage da editora, não sabia que seu conteúdo era assim. Menina, se só de ler sua resenha, quase chorei, imagina lendo o livro?? Bom, é uma história forte, geralmente eu fujo de temas assim, por que a leitura é para me aliviar da realidade bruta em que vivemos. Mas, confesso que fiquei interessada em ler sim, quem sabe esse ano, parabéns pela resenha, beijos!

    ResponderExcluir
  9. OIe, tudo bem?! Essa é uma das melhores HQs da Nemo. Na verdade sendo bem justa, a Nemo tem HQs excelentes, eu tenho algumas e amo todas elas. Uma parte da literatura que deveria ser mais valorizada nas livrarias.
    bjs

    ResponderExcluir