Resenha: Operação Shanghai, de Letícia Godoy e Malu Ghiraldeli, por Michelle Pereira









Ficha Técnica:
Título: Operação Shanghai
Autoras: Letícia Godoy e Malu Ghiraldeli
Editora: Constelação Editorial
Ano de Lançamento: 2018

Gênero: Policial
Páginas: 340
Preço Médio: -
Exemplar digital cedido pelas autoras



Oi, pessoal! Tudo bem?

Depois de um tempinho sem resenhas (porque andei ocupada, pois estou escrevendo meu terceiro livro haha), voltei para um post totalmente excelente: Operação Shanghai, da parceria poderosa entre Letícia Godoy e Malu Ghiraldeli.

Então, vem cá conhecer mais sobre essa história incrível!

Eric Shimura é descendente de japoneses, mas não está nem aí para a cultura nipônica. Inclusive, já começamos o livro com ele pedindo garfo e faca para comer sushi. Quase uma ofensa jogada na cara do mundo! Eric também é conhecido como Agente Ninja, por ser um dos melhores investigadores da polícia brasileira e ter desmanchando um esquema dos grandes, recentemente.

Ele, seu chefe, alguns companheiros e o pessoal da Interpol estão reunidos no restaurante japonês para discutir um pouco mais sobre o novo caso que será entregue a Eric: tráfico humano no Japão. Porém, a última coisa que nosso protagonista quer é esse caso, pois a Yakuza, a máfia japonesa, está envolvida e Eric quer distância desse tipo de problema.

Naquele momento de aperto ele, sem querer, acaba batizando a operação de Shanghai. Bom, Xangai (com X mesmo), fica na China. Mas a desculpa esfarrapada pelo deslize era de que isso confundiria os criminosos. Vai saber, né?

Em contrapartida, conhecemos Paola Manzoni. Embora jovem, a garota é uma hacker bastante conhecida e competente (e com um passado triste e obscuro, mas não vem ao caso agora). Ela é contratada por Hiru, um membro da Yakuza no Brasil que quer desmantelar a famigerada Operação Shanghai. Para isso, é necessário que Paola se infiltre no escritório da polícia e monitore Eric e o andamento das investigações.

Com sucesso (e alguns truques), Paola consegue uma vaga como secretária do departamento e dá início à espionagem, colocando escutas e monitorando o computador pessoal de Eric. E ela acaba descobrindo coisinhas que ela realmente não precisava saber. Principalmente envolvendo certo hentai, com certa personagem muito parecida com ela.

Para passar as informações obtidas, Paola encontra-se com Hiru numa boate famosa, chamada Nix (que, por acaso, é o último lugar onde as vítimas de tráfico humano são vistas antes de sumir do mapa). É lá que ela conhece Shiro, o filho do Oyabun (o chefão da família Matsuda) e próximo na linha de sucessão desse clã da Yakuza. Mas, mafioso é a última coisa que Shiro parece ser. Segundo Paola, ele é quase um bichinho de pelúcia, de tão inocente.

Voltando a falar do escritório, Paola consegue enganar e ganhar a confiança de todos, menos de Eric... que, além de desconfiar da nova colega, estava cismado que Tom, seu chefe, tinha contratado a garota só para irritá-lo. Isso, porque, Paola parecia um desenho animado japonês com seus óculos enormes e vermelhos. Inclusive, foi por isso que Eric a apelidou de Anime Secretária. Poréééééém, Eric não conseguiu que ela fosse demitida, mesmo tendo supostas provas de que ela estava envolvida com Shiro.

Sob muita pressão, com a Anime Secretária despertando desejos que ele nem sabia e desesperado para terminar logo com a Operação Shanghai (passando bem longe da Yakuza), Eric acaba cometendo erros atrás de erros, começando por prender um dos comparsas de Hiru sem ter provas e terminando com ele bêbado prendendo um vendedor de pastel hahahahaha

Deu no que deu, né? Foi afastado.

Enquanto isso, Paola descobre o esquema de tráfico humano de Hiru e que ele estava ponto toda a culpa no pobre ursinho Shiro. Tsc. 

Em meio ao um mar de reviravoltas, talvez a pior inimiga de Eric, Paola, possa estar ao lado dele para acabar com os esquemas de Hiru. Mas para isso, eles precisarão confiar um no outro. E Eric precisará lidar com dores do passado que ele fez questão de esquecer.



O que dizer desse livro especial, que me conquistou de primeira? Eu estava super curiosa para ler Operação Shanghai desde que vi a Letícia falando sobre ele nas redes sociais. E não fiquei nem um pouco decepcionada com o que vi, muito pelo contrário, minhas expectativas foram atendidas e superadas com louvor!

Operação Shanghai é um livro galhofa, cheio das farofagens que a gente gosta e hilário! Me diverti muito com as aventuras de Eric e Paola e todas as trapalhadas que isso inclui. E não é só isso não: uma teia intrincada de mistérios nos aguarda ali do lado das piadinhas e prende a atenção, nos fazendo pedir por mais.

Livro recomendadíssimo!

A capa está lindona e diz muito sobre o livro. Como li a versão digital, não posso falar da diagramação, sorry. Mas por umas imagens que vi, vai ficar linda! Sobre a revisão, está show de bola e encontrei uma coisinha ou outra só, e não atrapalha em nada o andamento da história.

Anota esse livro aí, people! Vocês precisam ler.

Hugs!

2 comentários:

  1. Ah que bom que você foi surpreendida e que além de todo o pano de fundo voltado para a comédia, conseguiu também absorver o lado obscuro da trama. Que vai continuar... hahahahha não em uma continuação propriamente dita, mas em novas aventuras desses personagens.

    Um beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ai meu Deus! Você não pode jogar essas bombas no meu colo e sair assim, Letíciaaaaaa!
      Quero saber mais sobre isso <3

      Excluir