Resenha: Contas a pagar, de Bianca Gulim, por Michelle Pereira



* Atenção! Capa não oficial - fanart por Michelle Pereira. Imagem: Drew Hays/Unsplash.com

Geeeeeeeeeeeeente, para tudo! Para tudo que eu quero descer! A resenha de hoje é de um livro que me deixou super empolgada, com a adrenalina lá em cima de tanta emoção e suspense. Estou falando de, nada mais, nada menos, que Contas a pagar, da minha parceira, amiga e cúmplice de escrita, Bianca Gulim!

Só pra me gabar (porque é raro ter motivo e quero aproveitar hahaha), sou uma das primeiras pessoas a ler a obra, que será publicada em breve pela Editora Coerência.

Vem cá conhecer esse livro antes de todo mundo, vem!

Laerte é um homem ambicioso. Conseguiu se erguer das cinzas de uma vida pobre, com pais fodidos e muitas dificuldades, por meio do conhecimento e de um casamento milionário. Advogado, casou-se com Melissa, a filha favorita do dono de um dos maiores escritórios de advocacia de São Paulo. Não por amor, claro. O que lhe interessava era o dinheiro e o conforto que este poderia comprar. É por isso que Laerte aguenta, até de bom grado, a insatisfação que o sogro sente por ele ter se casado com sua menina. O prêmio é uma vida boa e tranquila. Por que se preocupar?

Após receber uma carta de uma pessoa que ele praticamente havia se esquecido, Laerte vê-se em uma posição pouco favorável. Sarah está de volta e ela quer vingança.



* Atenção! Capa não oficial - fanart por Michelle Pereira. Imagem: Karina Tes/Unsplash.com


Quinze anos atrás, eles haviam estudado juntos. Sarah era uma colega com quem tinha pouco contato, mas que não havia fugido de seus olhos: embora nerd e tímida, a garota era muito bonita. E Laerte a estuprou.

Em sua mente, ele sempre quis acreditar que não fora isso, que ele não era sujo a esse ponto, que ela não havia se negado em nenhum momento, que tinha até gostado, embora não tivesse esboçado reação alguma enquanto ele consumia seu corpo.

Mas não foi bem assim. Ao menos, não para Sarah.


"Como Sarah foi capaz de mencionar estupro? E, pelo amor de Deus, como ela conseguiu abordar os assuntos ter bebês e ser estuprada na mesma tarde? Vaca!"


Complemente desesperado, Laerte provará da engenhosidade de Sarah quando perceber a teia que ela construiu ao redor dele. Começando por alugar a casa ao lado da sua, passando por tornar-se amiga de sua esposa e até mesmo pedir auxílio a seu sogro para investigar um “estupro” que ela havia sofrido na adolescência. Sarah não é uma mulher com quem se pode brincar. Não novamente.

Enquanto luta para tentar dominar Sarah e não perder a vida que conquistou, Laerte precisará enfrentar o medo, o desespero e a desesperança. Até onde um homem pode ir para defender aquilo que conquistou?


"Será que ela pretende ir a público, tentar me destruir por meio de um escândalo? Isso não pode acontecer..."


Céus! Eu não consigo achar palavras para descrever o quanto Contas a pagar me deixou empolgada e vibrando durante a leitura. A escrita da Bia não deixa espaço para o leitor respirar, são sequências e mais sequências de cenas que me deixaram apreensiva e agoniada para saber o que aconteceria. Seria naquele momento X que Sarah acabaria com Laerte? Seria naquele momento Y que ele perderia as estribeiras e enforcaria a mulher? Eu me vi lendo sem ver o tempo passar e ansiando por mais e mais e mais!

Como sempre, os personagens criados pela autora tem um quê de reais. Se isso já acontecia na Trilogia 2323, em Contas a pagar fica mais evidente. Laerte não é aquele protagonista bonzinho e perfeito, muito pelo contrário, ele é um canalha que só está interessado naquilo que trará algum lucro a ele. Muito menos Sarah é flor que se cheire, a falsa ruiva é incrivelmente dissimulada e tão ordinária quanto Laerte. Além disso, consegui me sentir na pele do protagonista em sua ânsia para defender-se da inimiga. Laerte ficou tão desestruturado quanto qualquer pessoa que estivesse na mesma situação em que ele estava. Como criar personagens tão factíveis assim? Bianca faz mágica!


"Nem sempre as pessoas são o que aparentam ser."


Correndo o risco de algum fã querer me estapear, eu colocaria Contas a pagar ao lado de Os homens que não amavam as mulheres, do Stieg Larsson. Bianca consegue mostrar a crueza da realidade, do frio que assombra a vida em forma de violência, tão bem quanto Larsson e de forma muito plausível. Um ponto positivo gigantesco!

Acho que já deu pra notar que esse livro entrou para os meus favoritos, não é? Hahahaha! Pois, se restou dúvidas, quero confirmar tudo aqui: Contas a pagar deve estar na sua estante! Sobretudo, se você for fã de suspense e thrillers psicológicos.

Espero que tenham gostado.

Hugs!

Nenhum comentário:

Postar um comentário