Resenha: As regras do amor e da magia, de Alice Hoffman, por Michelle Pereira










Ficha Técnica:
Título: As regras do amor e da magia
Autora: Alice Hoffman
Editora: Jangada
Ano de Lançamento: 2019

Gênero: Fantasia
Páginas: 368
Preço Médio: R$ 39,90
Edição física cedida pela editora.

Oi pessoal, como vocês estão? Acabei de voltar de férias e estou naquele pique! Aliás, durante meu mês de descanso, li As regras do amor e da magia, da Alice Hoffman. Confesso que, em uma tarde, li dois terços do livro de uma só vez (alguma dúvida de que esse livro é bom?).

Então, vamos à resenha?

A primeira coisa a dizer é que As regras do amor e da magia é o prequel de Da magia a sedução. Esse último tem versão cinematográfica lá da década de 90, da qual eu nem me lembrava, mas foi só começar a ler o livro que me veio a mente o filme, ainda mais com a informação de que as atrizes principais eram a Sandra Bullock e a Nicole Kidman. Me deu até vontade de rever!




Pois bem, a história da família Owens começa lá pelos idos de 1600, quando Maria Owens se apaixonou pelo homem errado e teve seu coração quebrado. Mas não parou por ai, tá?, ela foi caçada por seu amante, acusada de ser bruxa. Não existe forma pior de ser traída, não é? A dor que lhe foi incutida foi tanta que, Maria, não desejando esse sentimento a mais ninguém, lançou uma maldição sobre si e seus descendentes: eles não poderiam se apaixonar, caso contrário, a vida de quem os ama seria destruída (e a sua própria também).

"Isso é o que acontece quando você repudia quem é. Quando faz isso, a vida age contra você e o seu destino já não é mais seu."

Na década de 60, conhecemos uma das descendentes de Maria Owens e seus filhos: Suzanna Owens, que, em dado momento, fugiu para Paris e de si mesma. Voltou de lá como outra pessoa e negou a magia em sua vida, e na de seus filhos, por conseguinte. As regras para três irmãos eram claras: "nada de andar ao luar, usar o tabuleiro Ouija, acender velas, calçar sapatos vermelhos ou vestir roupas pretas; nada de andar descalço, usar amuletos, cultivar flores que desabrocham à noite, ler livros de magia, criar gatos e corvos ou se aventurar muito além da esquina de casa."  

Mas quem disse que se pode controlar crianças? E, mais, adolescentes? Ou, ainda, a magia?



Franny, a mais velha dos irmãos Owens, tem a pele branca como leite e os cabelos ruivos como sangue e atrai pássaros. Ela é cética, acredita em explicações científicas e tratava seus irmãos menores como experimentos sociais. Bridget, a irmã do meio, cujo cabelo era tão preto quanto azevinho, ganhou o apelido de Jet (azevinho, em inglês). Ela é linda, delicada, tímida e lê os pensamentos das pessoas. O mais novo dos irmãos, Vincent, foi o primeiro menino a nascer na família (todos os descendentes de Maria sempre foram mulheres). Ele é carismático, um excelente músico e seu charme sobrenatural atraí as pessoas para ele (tal qual a enfermeira que tentou raptá-lo quando nasceu, escondendo-o dentro do casaco haha)

"Eu consigo ver o futuro , e achei que isso me ajudaria a conhecer o meu caminho, mas continuo cometendo um erro atrás do outro."

Na escola, uma das mais conceituadas de Nova York, as irmãs eram desprezadas tanto quanto desprezavam o local. Elas pareciam estranhas e perigosas, por isso todos se afastavam. Diferente de Vincent com seu charme, que atraía legiões de garotas apaixonadas.




Tão volúvel quanto pode ser, a vida dos irmãos Owens muda quando Franny recebe uma carta da tia Isabelle convidando-a passar o verão na rua Magnólia, em Massachusetts. Embora Susanna Owens e seu marido não pareçam nada agradados com a proposta, os três estão ansiosos pela oportunidade de viverem novas aventuras.

De certo modo, é isso que eles encontram na casa de tia Isabelle. Ela, uma senhora agradável, não lhes impunha nenhuma regra, desde que não fizessem nenhum mal a nada, nem a ninguém. Lá, eles podiam explorar a cidade, nadar no lago, conhecer gente nova (esse último item não deu muito certo, já que todos temiam Isabelle Owens, por extensão, seus sobrinhos). Além disso, a tia "misteriosamente" parecia conhecer facetas que os irmãos não conheciam sobre si mesmos.

"Talvez todo mundo esteja amaldiçoado. Talvez seja essa a condição humana. Talvez seja o que queremos."

Foi naquela casa, na rua Magnólia, que os três Owens descobriam muito sobre eles, sobre como a magia banhava suas vidas e sobre como ela os afetaria pelo resto de seus dias. Nada seria fácil, como se espera, haveria sofrimento, dor, arrependimento, porém, acima de tudo: amor.

Afinal, "não há remédio para o amor a não ser amar ainda mais".




Pensa em um livro mágico e, ao mesmo tempo, doloroso? Cada um dos irmãos Owens teve sua cota a sofrer, talvez por serem amaldiçoados, talvez pela magia trazer tanto coisas boas, quanto ruins. O fato é que, vendo-os crescer, acabamos entendendo que a vida é cheia de altos e baixos, sim, sendo bruxo ou não. Fatalidades acontecem, quer queiramos ou não. E a culpa estará logo ali, pronta para nos incriminar, e teremos de conviver com ela até conseguir nos perdoar.

Ah, gente, como posso falar desse livro sem emoção? Isso é tudo que permeia as páginas dessa história.

"Aquele que é amado é incapaz de morrer, pois Amor é imortalidade." - Emily Dickinson

Tenho que confessar que "demorei" um pouco para pegar o ritmo de escrita da autora, que as vezes parecia se embolar em si mesmo. A passagem do tempo corre de forma estranha, abrupta, mas depois de algumas dezenas de página você acaba de acostumando, assim como eu. Após isso, tudo fluiu muito bem. Como eu disse, os dois últimos terços do livro passaram voando.

Para finalizar, resumo As regras do amor e da magia assim: essa é uma história encantadora sobre amadurecimento, perdão, amor e, claro, magia.




A capa não é a minha favorita da editora, mas fala um pouco sobre a Franny, que pode ser considerada a protagonista do livro, embora seus irmãos também o sejam. A diagramação é limpa e simples, do jeito que gosto e ajuda a leitura a fluir sem distrações. Quanto a revisão, está perfeita! Não lembro de ter encontrado nada de incorreto.

Preciso dizer também que essas fotos maravilhosas que vocês viram ao longo da resenha foram feitas com os diversos itens que vieram junto com o livro, numa caixinha super especial. Eu simplesmente adorei o cuidado da editora e tudo a ver: velinha, musgos, cristais!

Espero que tenham gostado!

Hugs :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário