sábado, 4 de janeiro de 2014

Retrospectiva 2013: Livros que fizeram sucesso em 2013

Este foi um ano de descobertas! Livros incríveis de escritores que nunca ouvimos falar simplesmente apareceram e brilharam.

Nesta postagem escolhemos 5 livros que marcaram o ano de 2013. Eles não foram escolhidos por acaso ou pelo que muitos chamam de "modinha", mas porque bateram recordes de vendas, ganharam destaques e/ou foi esperado pelo fandom (fã-clube).

1 - A Culpa é das Estrelas: A Ascensão John Green

"A culpa é das estrelas narra o romance de dois adolescentes que se conhecem (e se apaixonam) em um Grupo de Apoio para Crianças com Câncer: Hazel, uma jovem de dezesseis anos que sobrevive graças a uma droga revolucionária que detém a metástase em seus pulmões, e Augustus Waters, de dezessete, ex-jogador de basquete que perdeu a perna para o osteosarcoma. Como Hazel, Gus é inteligente, tem ótimo senso de humor e gosta de brincar com os clichês do mundo do câncer - a principal arma dos dois para enfrentar a doença que lentamente drena a vida das pessoas."

A Culpa é das Estrelas foi lançado no Brasil em 2012 pela Editora Intrínseca, mas ganhou notoriedade e fama em 2013. Chamo de "Ascensão John Green" a entrada desse livro na lista de livros mais vendidos e aclamados como o New York Times e similares. Hoje, cada livro que o John Green lança é como uma febre, como os livros O Teorema Katherine, Cidades de Papel, Quem é você, Alasca?, e outras participações como em Will e Will e o mais recente, Deixe a Neve Cair. John e Hank Green tem um Vlog no qual eles falam sobre os livros e coisas de nerdfighters (fãs de John Green).

A Culpa é das Estrelas ganhou uma adaptação cinematográfica prevista para ser lançada em 2014, tendo Shailene Woodley e Ansel Elgort como Hazel Grace e Augustus Waters.

2 - Divergente: A nova Distopia

"Numa Chicago futurista, a sociedade se divide em cinco facções – Abnegação, Amizade, Audácia, Franqueza e Erudição – e não pertencer a nenhuma facção é como ser invisível. Beatrice cresceu na Abnegação, mas o teste de aptidão por que passam todos os jovens aos 16 anos, numa grande cerimônia de iniciação que determina a que grupo querem se unir para passar o resto de suas vidas, revela que ela é, na verdade, uma divergente, não respondendo às simulações conforme o previsto. A jovem deve então decidir entre ficar com sua família ou ser quem ela realmente é.
E acaba fazendo uma escolha que surpreende a todos, inclusive a ela mesma, e que terá desdobramentos sobre sua vida, seu coração e até mesmo sobre a sociedade supostamente ideal em que vive."


Segundo a Wikipédia, Distopia ou antiutopia é o pensamento, a filosofia ou o processo discursivo baseado numa ficção cujo valor representa a antítese da utopia. Divergente conta sobre formas de manipulação e controle do governo. Ele tem uma leitura fácil e atraente, que tem tudo para ser um grande sucesso como Jogos Vorazes.


A Editora Rocco publicou no Brasil em 2012, mas também alcançou o ápice de Trilogia em 2013. O universo da Distopia, a forma como mostra uma realidade governamental e controladora levaram o livro à lista de mais vendidos do New York Times. O terceiro livro da trilogia vendeu meio milhão de cópias no primeiro dia de vendas.

O filme ganhou adaptação cinematográfica prevista para 2014. No Brasil, o último livro da trilogia está previsto para Março  de 2014.

3 - Cinquenta Tons de Cinza: Início das publicações eróticas

"Quando Anastásia Steele entrevista o jovem empresário Christian Grey, descobre nele um homem atraente, brilhante e profundamente dominador. Ingênua e inocente, Ana se surpreende ao perceber que, a despeito da enigmática reserva de Grey, está desesperadamente atraída por ele. Incapaz de resistir à beleza discreta, à timidez e ao espírito independente de Ana, Grey admite que também a deseja - mas em seus próprios termos. Chocada e ao mesmo tempo seduzida pelas estranhas preferências de Grey, Ana hesita. Por trás da fachada de sucesso - os negócios multinacionais, a vasta fortuna, a amada família -, Grey é um homem atormentado por demônios do passado e consumido pela necessidade de controle. Quando eles embarcam num apaixonado e sensual caso de amor, Ana não só descobre mais sobre seus próprios desejos, como também sobre os segredos obscuros que Grey tenta manter escondidos... "


Uma grande reportagem de capa da VEJA mostrou como Cinquenta Tons de Cinza trouxeram várias mulheres de todas as idades para o universo literário. O grande e sedutor Christian Grey foi o motivo para milhares delas, como o "homem dos sonhos" (lindo, rico e bem-sucedido). Erika L. James começou a escrever a trilogia como uma fanfic de Crepúsculo. Edward Cullen como Christian Grey, Bella Swan como Anastásia Steele. O livro teve 40 milhões de cópias vendida e desde então, vários escritores de contos eróticos apareceram e deu-se início ao "Era das Publicações Eróticas". Depois de Erika L. James, Sylvia Day publicou a trilogia Crossfire, mostrando o mesmo principio. Sempre um personagem forte e uma moça sensível. Só que essa garota também tem seus demônios.
A adaptação cinematográfica de Cinquenta Tons de Cinza está prevista para Agosto de  2014.

4 - Inferno: A Volta de Dan Brown

"Neste fascinante thriller, Dan Brown retoma a mistura magistral de história, arte, códigos e símbolos que o consagrou em "O Código Da Vinci", "Anjos e Demônios" e "O Símbolo Perdido" e faz de Inferno sua aposta mais alta até o momento. No coração da Itália, Robert Langdon, o professor de Simbologia de Harvard, é arrastado para um mundo angustiante centrado numa das obras literárias mais duradouras e misteriosas da história: O Inferno, de Dante Alighieri. Numa corrida contra o tempo, ele luta contra um adversário assustador e enfrenta um enigma engenhoso que o leva para uma clássica paisagem de arte, passagens secretas e ciência futurística. Tendo como pano de fundo poema de Dante, e mergulha numa caçada frenética para encontrar respostas e decidir em quem confiar, antes que o mundo que conhecemos seja destruído."

Depois de grande espera por parte dos fãs, finalmente Dan Brown deu as caras e publicou mais um livro para incluir na saga Robert Langdon. Depois de grande sucesso no livros e nas telas como O Código da Vinci e Anjos e Demônios, o público aguarda ansiosamente por mais alguma adaptação, como o de O Símbolo Perdido.

Dan Brown é muito conhecido pela sua enigmática escrita. Não é uma leitura fácil, mas é recheado de informações e conhecimento que nunca ouvimos falar (ou ouvimos e não absorvemos). Seus temas comuns são Catolicismo, Maçonaria, Simbolismos e Artes em geral. O livro fechou o ano com 250 mil cópias vendidas no Brasil.

5 - Os Heróis do Olimpo:  A Marca de Atena e A Casa de Hades

"A tripulação do Argo II enfrenta dias difíceis. Inimigos espreitam no caminho para a Casa de Hades e o moral da equipe está baixo após a perda de dois integrantes importantes em Roma. Para chegar às Portas da Morte e tentar impedir o despertar de Gaia, nossos heróis Hazel, Jason, Piper, Frank e Leo vão precisar fazer alianças perigosas, encarar deuses instáveis e combater os asseclas enviados pela sanguinária Mãe Terra para detê-los. A situação é ainda pior para Percy e Annabeth. Após caírem no Tártaro, os dois passam fome, sede e sofre com diversos ferimentos enquanto são caçados por vários inimigos que derrotaram ao longo dos anos e que agora surgem das sombras em busca de vingança. A única esperança da dupla de voltar para o plano mortal reside em encontrar as Portas da Morte e fechá-las de uma vez por todas. No entanto, uma legião de monstros fiéis a Gaia defende as Portas, e nem Percy nem Annabeth estão em condições de enfrentá-la."

Continuação de Percy Jackson, a saga Os Heróis do Olimpo foi uma das mais esperadas pelos semideuses esse ano no Brasil. A Marca de Atena foi publicada em Maio de 2013, seis meses após o lançamento oficial do The Mark of Athena nos EUA. A Editora Intrínseca, que publica a saga no Brasil, conseguiu que os lançamentos fossem feitos junto com as datas dos EUA e Inglaterra. Então em Outubro deste ano o livro foi lançado no Brasil e ainda está na lista dos mais vendidos no Brasil em 2013.