Nesta postagem escolhemos 5 livros que marcaram o ano de 2013. Eles não foram escolhidos por acaso ou pelo que muitos chamam de "modinha", mas porque bateram recordes de vendas, ganharam destaques e/ou foi esperado pelo fandom (fã-clube).
1 - A Culpa é das Estrelas: A Ascensão John Green
"A culpa é das estrelas narra o romance de dois adolescentes que se conhecem (e se apaixonam) em um Grupo de Apoio para Crianças com Câncer: Hazel, uma jovem de dezesseis anos que sobrevive graças a uma droga revolucionária que detém a metástase em seus pulmões, e Augustus Waters, de dezessete, ex-jogador de basquete que perdeu a perna para o osteosarcoma. Como Hazel, Gus é inteligente, tem ótimo senso de humor e gosta de brincar com os clichês do mundo do câncer - a principal arma dos dois para enfrentar a doença que lentamente drena a vida das pessoas."
A Culpa é das Estrelas foi lançado no Brasil em 2012 pela Editora Intrínseca, mas ganhou notoriedade e fama em 2013. Chamo de "Ascensão John Green" a entrada desse livro na lista de livros mais vendidos e aclamados como o New York Times e similares. Hoje, cada livro que o John Green lança é como uma febre, como os livros O Teorema Katherine, Cidades de Papel, Quem é você, Alasca?, e outras participações como em Will e Will e o mais recente, Deixe a Neve Cair. John e Hank Green tem um Vlog no qual eles falam sobre os livros e coisas de nerdfighters (fãs de John Green).
A Culpa é das Estrelas ganhou uma adaptação cinematográfica prevista para ser lançada em 2014, tendo Shailene Woodley e Ansel Elgort como Hazel Grace e Augustus Waters.
2 - Divergente: A nova Distopia
"Numa Chicago futurista, a sociedade se divide em cinco facções – Abnegação, Amizade, Audácia, Franqueza e Erudição – e não pertencer a nenhuma facção é como ser invisível. Beatrice cresceu na Abnegação, mas o teste de aptidão por que passam todos os jovens aos 16 anos, numa grande cerimônia de iniciação que determina a que grupo querem se unir para passar o resto de suas vidas, revela que ela é, na verdade, uma divergente, não respondendo às simulações conforme o previsto. A jovem deve então decidir entre ficar com sua família ou ser quem ela realmente é.E acaba fazendo uma escolha que surpreende a todos, inclusive a ela mesma, e que terá desdobramentos sobre sua vida, seu coração e até mesmo sobre a sociedade supostamente ideal em que vive."
Segundo a Wikipédia, Distopia ou antiutopia é o pensamento, a filosofia ou o processo discursivo baseado numa ficção cujo valor representa a antítese da utopia. Divergente conta sobre formas de manipulação e controle do governo. Ele tem uma leitura fácil e atraente, que tem tudo para ser um grande sucesso como Jogos Vorazes.
A Editora Rocco publicou no Brasil em 2012, mas também alcançou o ápice de Trilogia em 2013. O universo da Distopia, a forma como mostra uma realidade governamental e controladora levaram o livro à lista de mais vendidos do New York Times. O terceiro livro da trilogia vendeu meio milhão de cópias no primeiro dia de vendas.
O filme ganhou adaptação cinematográfica prevista para 2014. No Brasil, o último livro da trilogia está previsto para Março de 2014.
3 - Cinquenta Tons de Cinza: Início das publicações eróticas
"Quando Anastásia Steele entrevista o jovem empresário Christian Grey, descobre nele um homem atraente, brilhante e profundamente dominador. Ingênua e inocente, Ana se surpreende ao perceber que, a despeito da enigmática reserva de Grey, está desesperadamente atraída por ele. Incapaz de resistir à beleza discreta, à timidez e ao espírito independente de Ana, Grey admite que também a deseja - mas em seus próprios termos. Chocada e ao mesmo tempo seduzida pelas estranhas preferências de Grey, Ana hesita. Por trás da fachada de sucesso - os negócios multinacionais, a vasta fortuna, a amada família -, Grey é um homem atormentado por demônios do passado e consumido pela necessidade de controle. Quando eles embarcam num apaixonado e sensual caso de amor, Ana não só descobre mais sobre seus próprios desejos, como também sobre os segredos obscuros que Grey tenta manter escondidos... "Uma grande reportagem de capa da VEJA mostrou como Cinquenta Tons de Cinza trouxeram várias mulheres de todas as idades para o universo literário. O grande e sedutor Christian Grey foi o motivo para milhares delas, como o "homem dos sonhos" (lindo, rico e bem-sucedido). Erika L. James começou a escrever a trilogia como uma fanfic de Crepúsculo. Edward Cullen como Christian Grey, Bella Swan como Anastásia Steele. O livro teve 40 milhões de cópias vendida e desde então, vários escritores de contos eróticos apareceram e deu-se início ao "Era das Publicações Eróticas". Depois de Erika L. James, Sylvia Day publicou a trilogia Crossfire, mostrando o mesmo principio. Sempre um personagem forte e uma moça sensível. Só que essa garota também tem seus demônios.
A adaptação cinematográfica de Cinquenta Tons de Cinza está prevista para Agosto de 2014.
4 - Inferno: A Volta de Dan Brown

Depois de grande espera por parte dos fãs, finalmente Dan Brown deu as caras e publicou mais um livro para incluir na saga Robert Langdon. Depois de grande sucesso no livros e nas telas como O Código da Vinci e Anjos e Demônios, o público aguarda ansiosamente por mais alguma adaptação, como o de O Símbolo Perdido.
Dan Brown é muito conhecido pela sua enigmática escrita. Não é uma leitura fácil, mas é recheado de informações e conhecimento que nunca ouvimos falar (ou ouvimos e não absorvemos). Seus temas comuns são Catolicismo, Maçonaria, Simbolismos e Artes em geral. O livro fechou o ano com 250 mil cópias vendidas no Brasil.
5 - Os Heróis do Olimpo: A Marca de Atena e A Casa de Hades
"A tripulação do Argo II enfrenta dias difíceis. Inimigos espreitam no caminho para a Casa de Hades e o moral da equipe está baixo após a perda de dois integrantes importantes em Roma. Para chegar às Portas da Morte e tentar impedir o despertar de Gaia, nossos heróis Hazel, Jason, Piper, Frank e Leo vão precisar fazer alianças perigosas, encarar deuses instáveis e combater os asseclas enviados pela sanguinária Mãe Terra para detê-los. A situação é ainda pior para Percy e Annabeth. Após caírem no Tártaro, os dois passam fome, sede e sofre com diversos ferimentos enquanto são caçados por vários inimigos que derrotaram ao longo dos anos e que agora surgem das sombras em busca de vingança. A única esperança da dupla de voltar para o plano mortal reside em encontrar as Portas da Morte e fechá-las de uma vez por todas. No entanto, uma legião de monstros fiéis a Gaia defende as Portas, e nem Percy nem Annabeth estão em condições de enfrentá-la."Continuação de Percy Jackson, a saga Os Heróis do Olimpo foi uma das mais esperadas pelos semideuses esse ano no Brasil. A Marca de Atena foi publicada em Maio de 2013, seis meses após o lançamento oficial do The Mark of Athena nos EUA. A Editora Intrínseca, que publica a saga no Brasil, conseguiu que os lançamentos fossem feitos junto com as datas dos EUA e Inglaterra. Então em Outubro deste ano o livro foi lançado no Brasil e ainda está na lista dos mais vendidos no Brasil em 2013.