sábado, 4 de janeiro de 2014

Resenha: As brumas de Avalon, Marion Zimmer Bradley






Ficha Técnica:
Título:
As brumas de Avalon
Autor: Marion Zimmer Bradley
Editora: Imago
Ano de lançamento: 1979
Gênero: Fantasia/Ficção especulativa
Páginas: 248, 229, 211, 239
Preço médio: R$39,90 (O Box)





A Senhora da Magia, A Grande Rainha, O Gamo-Rei e O Prisioneiro da Árvore são os quatro volumes que compõem a coleção As Brumas de Avalon. Essa obra de Marion Zimmer reconta a lenda do Rei Artur através do ponto de vista, das vidas e das visões das mulheres que tiveram um papel central na vida de Artur.

Iniciando nossa aventura pelo primeiro livro, A Senhora da magia, ele nos conta a história de Igraine que com menos de 18 anos é casada com o Duque Gorlois e já tem uma filha, Morgana. Durante uma noite, o Merlin e sua irmã mais velha Viviane tem uma “visão”, e revela que o próximo filho de Igraine será o Grande Rei da Bretanha, porém o pai não será Gorlois e sim seu “quase” amigo Uther Pendragon. Prosseguindo com a leitura descobriremos como Igraine se apaixonou (ou já era apaixonada em outras vidas) por Uther, como Morgana ficou conhecida como Morgana das Fadas e como Artur se tornou o Grande Rei da Bretanha.

Conheceremos também a história de Guinevere que se casou com Artur a mando de seu pai, mas que era apaixonada por Lancelote, melhor amigo de Artur. E por não conseguir gerar um herdeiro ao trono, Guinevere cria uma série de conflitos políticos para o reino de Camelot e com sua extrema dedicação ao cristianismo, acaba colocando Artur e toda a Bretanha sob a influência dos padres cristãos, apesar dele ter jurado respeitar a velha religião de Avalon e portar em sua cintura a espada Excalibur, que lhe protege e garante sua vitória em qualquer guerra.

As brumas de Avalon acima de tudo trata-se da história do conflito entre o cristianismo, representado por Guinevere e da velha religião de Avalon representada por Morgana. Acompanhando a evolução da história, descobriremos o destino das terras que mais tarde seriam conhecidas como Grã-Bretanha.

Há muitas histórias envolventes nessa série que é ao mesmo tempo real e lendária. Amores não revelados e muita magia. A leitura foi muito boa, eu praticamente devorei os livros. Achei muito interessante conhecer esse outro lado da lenda do Rei Artur. Recomendo a leitura para todos que tem interesse e  gostam do cenário medieval.

Abraços e até a próxima!