Fundação de Isaac Asimov, por Michelle Pereira







Ficha Técnica:
Título: Fundação

Autor: Isaac Asimov
Editora: Aleph
Ano de Lançamento: 2009
Gênero: Literatura Estrangeira / Ficção Científica
Páginas: 
Preço Médio: 39,00






Hello, hello!

Estamos de volta e com ficção científica de novis! E melhor, com um dos mestres!!!!!

A trilogia da Fundação é um dos clássicos de sci-fi mundiais. Em 1996 foi eleita como a melhor série de ficção científica e fantasia de todos os tempos, batendo até mesmo O Senhor dos Anéis, do Tolkien. O Bom Doutor, como Asimov era chamado pelos fãs, não parou só com a trilogia da Fundação (que ganhou posteriormente mais 4 livros, a chamada Fundação: Declínio e Ascenção), mas também escreveu enciclopédias, autobiografias, livros policiais, e etc. Ahhh, e o livro Eu, robô (que tem um filme homônimo com Will Smith), também é dele, tá?


Mas vamos pra resenha, porque o currículo do Asimov é xigante e eu falaria muito dele ainda... por muitas e muitas linhas. =D


Em Fundação, o cientista Hari Seldon fez uma previsão bombástica: o Império intergalático iria ruir em algum tempo. E o Império, nada satisfeito, tentava de todas as formas prendê-lo por isso. Porém, mais esperto, Seldon pediu exílio em um planeta distante, nas bordas da galáxia, sem nenhuma riqueza (minerais, solo fértil, etc), sem nada na verdade: o Terminus. (Choquei! Vocês perceberam que Terminus é referenciado em The Walking Dead? O seriado pelo menos... Aquela estão de trem com o açougue de gente).


O motivo para o Império aceitar este exílio: Seldon lideraria a criação de uma enciclopédia intergalática, acumulando todos os conhecimentos da raça humana até ali. E não só ele, como vários seguidores, e posteriormente seus filhos e netos...


Contudo, isto não passava de um engodo. A intenção de Seldon era criar a partir do Terminus um novo "Império". Todas as suas previsões indicavam que ali nasceriam novas formas de governar. E assim foi.


Nos anos e décadas que se seguiram, viram-se o Império perder força nas bordas da galáxias, planetas tornarem-se independentes, alianças e guerras ocorreram. E o Terminus ali, no coração de tudo, planejar sua subida ao poder.

Aqui a história de divide em 4 partes, e em cada uma delas, através de décadas, nos são apresentados modelos políticos diferentes e em constante evolução. Tramas auspiciosas, conflitos partidários, lutas, quebra-pau e muita tensão, que por acaso você encontrará no primeiro volume de Fundação.

Sinceramente? Nunca achei que me interessaria por política. É uma coisa complicada, um bicho de sete cabeças. Mas me surpreendi. Fundação é um livro de ficção científica, que trata, em sua essência, de política, nua e crua. E Asimov trabalha isso de uma forma tão simplista que é descomplicado entender e fácil notar como ela se desenvolve atrás da nossa evolução como seres pensantes


É extremamente interessante e eu curti muito. Eu já citei antes que estou começando com sci-fi agora, mas estou gostando muito. É uma leitura mais madura. Nada de romancezinhos tirando o foco daquilo que é realmente importante, não, nada disso. Nesses livros temos a história pura, simples e verdadeira.


Espero que vocês leiam e gostem. Até próxima! =D

23 comentários:

  1. Eu adorei essa obra, não imaginava gostar tanto, achei que a escrita ia ser chata de entender, mas pelo contrário, foi muito fluída!
    beijos
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é?
      Achei que a narrativa flui muito bem, apenas de tratar apenas de política, estratégia e etc.
      Que bom que você gostou da obra!
      Bj

      Excluir
  2. tenho 2 livros de Asimov aqui e ainda não tive tempo de lê-los. quero muito ler Fundação e os outros livros da série, pois a temática me agrada bastante... ^^
    bjs

    ResponderExcluir
  3. Olá, Mi. Esse autor é muito bem recomendado, mas por enquanto eu não tenho vontade de conhecer a escrita dele. Ótima resenha!
    Beijo,
    http://www.pactoliterario.com/

    ResponderExcluir
  4. Acho que isso é o que faz de um livro um clássico (rs). Quando não gostamos de certas coisas, mas acabamos nos sentindo completamente envolvidos numa leitura que desperta nossa curiosidade justamente sobre aquilo que julgávamos não gostar (rs). Ainda não li essa obra, mas pretendo. Está entre os livros que mais anseio conhecer e espero gostar tanto quanto você – embora política também não seja algo que realmente me agrada, hahaha.

    Beijos!
    http://www.myqueenside.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sábias palavras, Francine.
      Concordo totalmente com você.
      Mas leia sim, você verá a política com outros olhos. (Não essa política sujo do nosso país, mas outro tipo de política kkkkkkk)
      Bj

      Excluir
  5. Oii,
    Não acredito que não conhecia essa obra! Não sou muito ligada em ficção científica mas gostei de conhecer.
    Vivi
    Corujas de Biblioteca

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa!
      Então agora você conhece Vitória! Não deixe de ler. Achei ótimo mesmo.
      Bj

      Excluir
  6. Olá!

    Não conhecia esse livro e confesso que a premissa não me atrai.
    Ainda que desperte o interesse em conhecer certos assuntos, acho que nesse momento, eu não curtiria a leitura.

    Beijo!

    ResponderExcluir
  7. Oi Michelle!
    Eu conheço o autor, mas não tenho muita experiência com ficção científica e ainda não li nenhum dos livros dele... Tenho bastante curiosidade sobre esse gênero literário, mas acho que não vou começar a me aventurar com Fundação, que parece ser um livro bem complexo...
    Bjs
    sobrelivrosesonhos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Evelise!
      Até que não é complexo não. Indica-se muito a quem vai ingressar no mundo do sci-fi começar pelo Asimov ou Philip Dick, pois são autores mais amenos.
      Existem autores extremamente mais complexos, como Willian Gibson (li Neuromancer e não entendi quase nada rsrs)
      Bj

      Excluir
  8. Olá!

    Achei super legal a premissa do livro, estou também começando a ler sci-fi, o título me parece interessante para um bom começo nessa jornada.

    Abraços, Heitor Botti
    shakedepalavras.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Heitor!
      Pra quem está começando com sci-fi é um ótimo livro, o mais indicado. Outros autores podem ser extremamente complexos para nossas pobres mentes humanas entenderem, tal qual Willian Gibson na trilogia do Sprawl (Neuromancer)
      Bj

      Excluir
  9. Olá,
    Sempre tive interesse na serie, e na escrita do Isaac. Mas, a oportunidade ainda não bateu na minha porta. Haha!
    Curti muito a resenha e anotei a dica aqui!

    Abraços,
    www.isaczedecc.blogspot.com]

    ResponderExcluir
  10. Oii, tudo bem?
    Não me juguem, mas eu ainda não conhecia o autor rsrs, mas parece que ele é bem famoso e a sua resenha me deixou curiosa para poder conhecer a sua escrita.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Giovana!
      Que bom que minha resenha despertou curiosidade em você. Leia o livro sim, acho que você pode gostar! =D
      Bj

      Excluir
  11. Olá!
    Não conhecia a série e fiquei muito interessada na premissa, pois gosto desse gênero. Espero ler em breve!

    http://loucurasaovento.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Oi, Michelle!

    Adorei sua resenha! Conheço o autor apenas das resenhas que leio referente às suas obras. Mas sou louca pra ler Eu, robô! Vou anotar mais esse na lista.

    Beijos

    @rhadijapraia
    http://amoremprosaecia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Radija!
      Coloque na listinha e não deixe de ler! Acho que você vai gostar
      Bj

      Excluir
  13. Oiee, tudo bem? Já ouvi falar bastante deste autor, por causa das suas obras de ficção cientifica, eu sinceramente não curto muito livros assim, como vc disse o livro envolve politica e possui uma historia nua e crua sem romances e tal, e são exatamente esse outro tipo de livro que eu gosto, também não curti a capa, mas mesmo assim valeu pela dica rs, Abraços.

    ResponderExcluir
  14. Oiee.

    Não conhecia a obra e também não faz meu estilo literário

    Beijos
    http://www.amorliterariooriginal.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  15. Oi, tudo bem?
    Nunca li nada do autor, mas como não sou muito fã de sci-fi não tenho interesse em ler...
    Bjs

    A. Libri

    ResponderExcluir