sexta-feira, 15 de janeiro de 2016

A poesia explícita em Eu receberia as piores notícias de seus lindos lábios.



Titulo: Eu receberia as piores notícias de seus lindos lábios.
Autor: Marçal Aquino
Editora: Companhia das Letras
Ano: 2005
Páginas: 232










Se você pudesse ler apenas um livro durante toda a sua vida, qual seria? Eu não preciso pensar duas vezes, minha resposta é imediata, Eu receberia as piores notícias de seus lindos lábios!




 Sempre fui apaixonada por esse título, sempre vi uma poesia oculta e dolorosa, mas somente em 2015 tomei coragem para procura-lo, li e a magia aconteceu. Sorri, chorei, suspirei alto, gargalhei, me apaixonei, li aos poucos para degustar, absorvi cada palavra ciente da obra prima que estava em minhas mãos. Terminei o livro triste, desolada, como quem deixa partir um amor, sabendo que não vai mais encontrar, nunca mais. 
Aqui temos o caso de Cauby(sim, o nome do cantor) e Lavínia, a história se passa em uma cidadezinha do interior do Pará, que vive basicamente do minério, a trama tem um ar de mistério, novo amor, e muita nostalgia. Cauby é um fotógrafo incrível, que viaja para essa cidade com o intuito de fotografar para publicar um livro, Lavínia é esposa do pastor e também adora a arte de captar momentos, essa paixão acaba os unindo e eis que a história começa pra valer. 
 Cauby sabe dos perigos em sair com uma mulher casada, mas Lavínia é como uma sereia que encanta, e ele não consegue escapar, a moça tão doce em alguns momentos, quando sozinha com ele tem outra personalidade, é rude, crua, visceral, voluptuosa, puro sexo. E assim ela vai variando a densidade durante o livro, as vezes doce, meiga, quase uma criança, outras vezes um monstro que assusta seu amado. O que temos aqui não é uma história de amor qualquer, o personagem sofre, a cada minuto, destila poesia em cada página, transforma Lavínia em uma deusa, que pouco a pouco, nos encanta também. A história te envolve a tal ponto, que quando chegamos ao final, simplesmente não estamos preparados para dizer adeus, e ficamos sem rumo na vida, sem lábios para receber as piores notícias. Posso dizer com TODA certeza que esse é o meu livro favorito de toda a minha vida, a poesia escrita, a carga emocional, o drama... Tudo te abraça e te conduz para um novo rumo. 
 Se eu pudesse pedir algo para vocês, obviamente seria: LEIAM ESSE LIVRO, POR FAVOR! Sempre tive um pequeno receio com autores nacionais e eis que mordi a língua, Marçal Aquino, você é o dono do meu coração.

PS: existe um filme baseado nessa obra, o nome é o mesmo, disponível na Netflix. :)

"Atire a primeira pedra aquele que não estremeceu ao recuperar, nos lençóis encardidos da cama em que dorme solitário, o cheiro da mulher ausente."



11 comentários:

  1. O título do livro aguça a curiosidade, certamente.
    Com toda certeza iria ler o livro apenas pelo título. Adorei as palavras que você usou "a poesia escrita, a carga emocional, o drama... Tudo te abraça e te conduz para um novo rumo", já mostra que o livro é intenso de certa forma.

    Beijinhos, Helana ♥
    In The Sky, Blog / Facebook In The Sky

    ResponderExcluir
  2. Acho que esse livro nos ganha pelo titulo, e a trama também, uma mulher com esse temperamento de hora doce, hora amarga, já traz a impressão de ter algo a mais motivando esse comportamento.
    Eu também não tinha o costume de autores nacionais, mas depois li algumas resenhas comecei a me encantar por nossos conterrâneos.

    Beijos, Emy
    www.blogpsicoses.com.br

    ResponderExcluir
  3. Adorei, o titulo te faz pensar, só não sei se iria ler, mas adorei sua resenha, e amei ver o que sentiu com o livro, e muito bom quando apelas algumas folhas escritas lhe causam este efeito, uma delicia.
    Parabéns.

    Beijos
    Books And Carpe Diem

    ResponderExcluir
  4. Olá,
    Se o livro te tocou tanto, vou procurar e ler.. quero passar por todas essas emoções que ele te proporcionou!!
    Adoro ler e me emocionar, passar por toda essa intensidade.
    Parabéns pela resenha
    beijos
    Conchego das Letras

    ResponderExcluir
  5. Ooi! Eu creio que já li este título em algum lugar, mas não me despertou a curiosidade, sabe? Parabéns pela resenha, bem construída e escrita :D
    Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Oi Thais.

    O título conseguiu deixa-me bem curiosa.Parece que você gostou demais do livro e vou deixá-lo na lista desejado.

    Bjos

    http://historiasexistemparaseremcontadas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Olá! Esse título sempre me encantou, apesar de eu saber pouco sobre a história. Lendo a sua resenha, me deu vontade de pegar imediatamente o livro para ler! É o que devo fazer nas próximas semanas, já que ele já se encontra na minha fila de leitura há algum tempo! Abraço!
    http://pacoteliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Parece que você gostou muito do livro, mesmo, pois escolheria esse para ser sua leitura de uma vida. O título é, realmente, muito sugestivo, e possui um apelo que nos remete à poesia. Embora goste muito de ler poesia, ainda não li esse livro o que, certamente, após ler a sua resenha, tratarei de corrigir. Já anoite a dica!

    Tatiana

    ResponderExcluir
  9. Oie
    tenho muuuita curiosidade sobre esse livro pois muita gente j´pa falou para eu o ler, parece ser uma bela obra e o título já me atrai ao máximo, adorei a resenha e vou anotar a dica

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Oi.

    Fiquei com muita vontade de ler agora o livro, amei a sua resenha, vou procurar o livro para ler e também ver o filme na Netflix.

    Beijos

    ResponderExcluir