Título: The Bronze Horseman
Autor: Paullina Simons
Editora: HarperCollins
Ano de Lançamento: 2009
Gênero: Romance Histórico
Páginas: 832
Preço Médio: R$ 65,57
Nível de inglês: Intermediário
Onde comprar: Amazon
Onde comprar: Amazon
Sinopse: O céu dourado, o crepúsculo translúcido e as noites brancas prometem juventude, amor e a eterna renovação. A guerra ainda não chegou à essa cidade de esplendor decadente, nem a vida de duas irmãs, Tatiana e Dasha Metanova, que compartilham um único cômodo em um apartamento com seus pais e irmão. O mundo deles fica de cabeça para baixo quando o exército de Hitler ataca a Rússia e começa a implacável blitz a Leningrado.
Mas ainda há luz na escuridão. Tatiana conhece Alexander, um corajoso jovem oficial do Exército Vermelho. Forte e autoconfiante, possui um misterioso e problemático passado, ele é atraído por Tatiana – e ela por ele. Fome, desespero e medo logo tomam a cidade durante o rigoroso inverno do impiedoso cero alemão. O amor impossível de Tatiana e Alexander ameaça separar a família Metanova e expor o perigoso segredo que Alexander tão cuidadosamente protege - um segredo tão devastador quanto a própria guerra.
Épico. Intenso. Incrível. Essas são as palavras que melhor definem The Bronze Horseman, primeiro livro de uma trilogia. É uma obra deslumbrante que me cativou completamente do inicio ao fim (e olha que são mais de 800 páginas) de uma forma que poucos livros fizeram. É aquela leitura que tem o poder de partir o seu coração em milhares de pedaços, juntá-los, e depois partir de novo. É uma verdadeira jornada que te leva à União Soviética em seu momento mais triste e difícil: A Segunda Guerra Mundial.
Pensei muito se iria ou não fazer resenha para esse livro. Em primeiro lugar, é sempre difícil falar do nosso livro favorito. Em segundo, é por saber que não importa o que eu escreva, eu não vou conseguir fazer jus a uma obra tão incrível. Mas acho que nosso dever como leitor é compartilhar os nossos livros favoritos para que cada vez mais e mais pessoas possam conhecê-los.
“Eu encontrei o meu amor verdadeiro na Ulita Saltykov-Schedrin, enquanto eu estava sentada em um banco comendo um sorvete”.
“Você não me encontrou. Você não estava nem procurando por mim. Eu encontrei você.
“Alexander, você estava... procurando por mim?”
“Durante toda a minha vida”.
22 de junho de 1941. Data de início da guerra no front Russo. Nesse mesmo dia a jovem Tatiana, de apenas 17 anos, conhece um misterioso e lindo oficial do Exército Vermelho, Alexander. Esse encontro mudará a vida dos dois para sempre.
Tatiana vive em um apartamento de apenas dois quartos com toda a sua família. Ela é uma menina de espírito livre, alegre e de bom coração, sempre disposta a ajudar as pessoas em seu redor. Alexander carrega um grande segredo, que coloca tanto ele, quanto qualquer um que esteja próximo a ele, em perigo. Juntos, eles travam uma luta para ficarem juntos. Em meio à guerra, a fome, ao rigoroso inverno russo, eles encontram um no outro a força necessária para superar todos os problemas.
“Existem algumas batalhas, não importa o quanto você não queira lutar por elas, que você apenas tem que lutar. Essas são as que valem a pena você dar a sua vida”.
Essa foi, possivelmente, a mais linda, mais angustiante, mais trágica, mais ÉPICA, história de amor que eu já li. Terminei o livro drenada emocionalmente. Ele me consumiu. Completamente e impiedosamente. Eu senti a fome da Tatiana e sua família. Eu senti a dor de perder as pessoas que a Tatiana mais amava, dia após dia, sem poder fazer nada. Eu senti o amor da Tatiana e do Alexander. Eu senti e até hoje, quase um ano depois de ter lido o livro, sinto.
Quando comecei a ler o livro já sabia que iria gostar, afinal amo histórias que se passam durante a Segunda Guerra Mundial. Eu só não esperava gostar tanto. O livro é enorme, tem mais de 800 páginas, mas eu não consegui parar a leitura. Você fica querendo saber o que acontece com a Tatiana e o Alexander, se toda a tragédia e sofrimento vai ter fim.
A Tatiana é uma menina doce e com um coração de ouro, gostei muito. Ela sempre coloca a necessidade dos outros na frente da dela e está sempre disposta a ajudar quem quer que seja. No inicio era uma menina ingênua e indefesa, porém ao decorrer do livro vira uma mulher forte, decidida e corajosa. Ela viveu o inferno na terra e isso só a deixou mais resistente a tudo, ao contrário de muitas pessoas que teriam desistido da vida se passassem pela metade de tudo o que ela passou.
E então nós temos o Alexander. Aaaah querido Shura... como descrevê-lo? Engraçado, amoroso e protetor. Acho que nunca amei tanto um personagem masculino. Absolutamente tudo o que ele fez foi para proteger e ajudar a Tatiana. É aquele tipo de cara que ama fervorosamente. Mas nem tudo são flores ahaha. Ele tem um temperamento bem forte e um pouco explosivo. Mas você meio que entende. Se eu estivesse no meio de uma guerra e fosse um soldado, também estaria constantemente por um fio.
“Nós andamos sozinhos por esse mundo, mas se nós tivermos sorte, nós teremos um momento em que pertenceremos a algo, a alguém, que nos sustentará através de uma vida de solidão”.
E a Tatiana e o Alexander juntos então? É lindo. A maneira que eles cuidam um do outro é maravilhosa. Eles se amam tão fervorosamente, tão intensamente. O Alexander é um verdadeiro herói. Ele ensinou para a Tatiana o que há de bom na vida, e a ajudou a superar o que há de ruim. É aquele amor que supera barreiras, sabe? Quem não importa o que aconteça, um sempre vai estar lá pelo outro. É como se cada uma dos dois fosse uma peça de quebra-cabeça que se completam.
O plano de fundo do romance de Tatiana e Alexander é a Segunda Guerra Mundial. Eu sou uma entusiasta do assunto e gostei muito de como a autora descreveu o período. Mas não espere descrições de batalhas, pois não tem quase nada. Paullina decidiu focar no lado humano da guerra – na fome que ela traz, na desesperança, nas mortes.
Boa parte do livro se passa durante o cerco de Leningrado. O cerco durou aproximadamente 900 dias, e apesar de o livro não mostrar o cerco até o fim, a gente tem uma visão do que era. Pessoas morrendo de frio no meio da rua. Comendo a cola do papel de parede para não passar fome. Nós vemos filhos deixando os corpos de seus pais na rua, pois eles não têm mais forças nem para enterrá-los.
Aliás, a autora fez um trabalho de descrição impecável. Você consegue imaginar perfeitamente o sofrimento dos personagens, o contraste dos bons e maus dias. Ela não glamourizou nada. Mostrou as pessoas no que elas têm de melhor e pior. E como, quando colocados em situação de desespero, somos capazes de fazer coisas inimagináveis.
“Por favor, não morra,” ela sussurrou. “Eu acho que não vou conseguir enterrar você. Eu já enterrei todos os outros”.
Como eu já falei, o livro é longo. Mas você vai devorar cada página, cada frase. E no final ainda vai querer mais. A escrita da Paullina Simons é linda, poética, e encantadora. As descrições de paisagens também são maravilhosas - a autora nasceu na Rússia, por isso sabia o que estava descrevendo e fez um ótimo trabalho.
The Bronze Horseman é uma verdadeira montanha russa de emoções. Eu amei esse livro além do imaginável. Você não pode deixar de ler a épica história de Tatiana e Alexander – a maior e melhor história de amor já contada. Confie em mim. Você nunca irá esquecer esse livro.
“Shura... você está... apaixonado por mim?”
“Vire para mim,” Alexander disse.
Ela virou. “Tatia, eu adoro você. Eu estou loucamente apaixonado por você. Eu quero que você se case comigo”.
Olá,
ResponderExcluirEu adorei a capa desse livro, de verdade. Ela é muito linda e com toda a certeza eu compraria por causa dela. A história também aparenta ser linda. Imagino que também tem momentos de muitas lágrimas por se passar na segunda guerra mundial e como você disse, os filhos não conseguem enterrar os seus pais por causa do cansaço. Mesmo sendo um calhamaço, eu leria com toda a certeza.
Beijos,
Delírios Literários da Snow
Oi Carolina
Excluira capa é linda mesmo.O livro é maravilhoso, vale cada página :)
beijos.
Olá,
ResponderExcluirEu não conhecia o livro e achei a capa muito bonita. Achei a premissa do livro muito interessante e pela sua resenha, a história parece mesmo ser incrível. Fiquei curiosa e essas oitocentas e tantas páginas não intimidam em nada, pois parece ser uma leitura maravilhosa
Oi Beatriz
ExcluirPode ter certeza, a leitura é incrível.
Beijos.
Olá Istefani, que resenha encantadora!!
ResponderExcluirNão conhecia ainda o livro, e adoro livros que tenham como pano de fundo a segunda guerra, além de ser um período historicamente conturbado é fascinante. Um romance com muitos dramas cai como uma luva em um cenário de guerra, sei bem o que tu sentiu ao resenhá-lo, por sempre nos melhores livros nos sentimos mais inseguras de transmitir nosso sentimento, mas pode ter certeza que conseguiu e eu fiquei louca para conhecer e saber o que houve com o casal.
Beijos.
Giuliana.
Clube do Livro & Amigos | Curtiu?
Oi Giuliana.
ExcluirQue bom que você gostou da resenha, é sempre difícil escrever sobre nossos livros favoritos.
Beijos.
Olá! Muito interessante a premissa desse livro, parece ser uma história bem forte e envolvente! Gosto bastante de livros onde a história passa durante a segunda guerra, na minha opinião, deixa o livro com o enredo bem dramático. Fiquei interessada em ler, como já li os livros das Crônicas de Gelo e Fogo, já me acostumei com a leitura de livros de 800 páginas para cima. AMei sua resenha, beijos!
ResponderExcluirEntre Livros e Pergaminhos
Oi Suzana
ExcluirAs vezes o tamanho do livro nos intimida, ainda bem que esse não é o seu caso. Tem muito calhamaço bom por ai.
Beijos.
Olha, eu simplesmente amo livros e filmes com a temática da Segunda Guerra.O meu problema é não gostar de histórias de amor. Se fosse um livrinho curtinho,eu até encararia, já li alguns bem bonitinhos. Mas uma trilogia, com o primeiro volume de 800 páginas, é muito mais amor do que eu posso aguentar.
ResponderExcluirOi Amanda,
ExcluirEu sou uma devoradora de romance, por isso amo esses livros hehe. Mas entendo quem não gosta, as vezes os livros são bem dramáticos (até demais) mesmo.
Beijos.
Olha, eu simplesmente amo livros e filmes com a temática da Segunda Guerra.O meu problema é não gostar de histórias de amor. Se fosse um livrinho curtinho,eu até encararia, já li alguns bem bonitinhos. Mas uma trilogia, com o primeiro volume de 800 páginas, é muito mais amor do que eu posso aguentar.
ResponderExcluir800 páginas :o MEU DEUS
ResponderExcluirMas da maneira que vc fala é lógico que eu quero ler, pena eu não saber ler inglês.
Segunda guerra mundial - adoroooooo e o nome da personagem ainda é o mesmo que o meu... Ahhhh isso realmente já me cativou, fora que é um romance de época e que ele parte corações junta de novo e volta a partir. Por que esse livro ainda não foi lançado aqui????
Eu simplesmente amei a premissa, amei sua resenha, amei a capa, amei tudo
Oi
ExcluirSão 800 páginas de puro amor, pode ter certeza!
Beijos.
Pela capa esperava qualquer outro tipo de história menos essa. Me surpreendi bastante, eu também adoro livros que falem da Segunda Guerra Mundial, então fiquei bem feliz de ter mais uma indicação. Pena que ainda não foi lançado aqui, sabe se tem previsão/editora já?
ResponderExcluirEu me apaixonei pela trama, acho que nem essas 800 páginas vão me assustar, normalmente não curto livros grandes, mas pela trama vou me apaixonar - e sofrer - do inicio ao fim. :(
www.apenasumvicio.com
Oi Dessa
ExcluirPelo que sei, a Novo Século, mas eles estão demorando bastande pra lançar, infelizmente.
ResponderExcluirOlha eu nunca ouvi falar desse livro, mas normalmente não gosto de livros que abordam assuntos de GUERRA sabe? Mas mesmo assim tenho que confessar que eu fiquei muito encantada com a personagem principal e também pela maneira que você falou dela. Ela me parece ser aquela mocinha que quer o bem de todos e proteger. Gostei sério, mas não sei se eu iria gostar por conta do tema. Mas se tiver toda uma estória por trás mesmo que a guerra seja de fundo, acho que leria sem problemas.
http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2016/01/carnaval-de-livros-ler-editorial.html
Oi Silvana
Excluirvale muito a pena ler, mesmo que você não goste do período da uma chance, vc não vai se arrepender. :)
Oi, tudo bem?
ResponderExcluirEstou apaixonada por essa capa. Eu sou fã assumida de livros que tratam de guerras. Fiquei um pouco assustada com a quantidade de páginas, mas ainda sim me apaixonei pelo enredo. Parece ser o tipo de livro que vou me apaixonar desde os primeiros capítulos. Ainda mais com você falando que a estória flui de forma fácil. Gosto muito de livros que despertam vários sentimentos, então fiquei muito curiosa. Já vou dar uma procurada no livro para ler, espero gostar tanto quanto você.
Beijos,
Andy!
Oi
ExcluirA capa é maravilhosa mesmo. A quantidade de páginas assusta, mas leia sem medo, vc vai amar.
Beijos.
Nossa que história hein. Não tive a oportunidade de ler um história que se passa na segunda guerra mundial, mas deve ser simplesmente demais. Você conseguiu me tocar de uma certa forma de querer ler esse livro. Ele parece ser muito bom mesmo. Ja vou procurar ele na Amazon para ler. Gosto muito de romances.
ResponderExcluirFicou ótima sua resenha.Encantadora.
Bjus
Eu fiquei bem curiosa com a trama dessa obra, principalmente ao você mencionar que o romance é épico e a autora não glamouriza a situação das pessoas nas ruas, pois o momento que ocorre a trama não é fofinho. Já a única coisa que me impede de por na lista de desejados futuros, é ser um livro em inglês de mais de 800 páginas com linguagem intermediária, pois estou engatinhando em relação a livros em inglês, lendo romances YA de até 300 páginas e imagino que meu próximo passo ainda seja fantasias YA, não um romance desses!
ResponderExcluirMas a resenha tá ótima!
http://deiumjeito.blogspot.com.br/
Oi Giovana
ExcluirO inglês do livro é mais difícil que o de um YA, mas daqui a pouco vc vai conseguir ler The Bronze Horseman sem problemas. Continue praticando!
Olá, eu não conhecia esse livro ainda mas confesso que fiquei super animada e curiosa com ele, parece ter uma trama intensa e cativante bem do jeitinho que eu gosto, e sua resenha me cativou a ir atrás dele o quanto antes!
ResponderExcluirBeijos
http://www.oteoremadaleitura.com/