Clássico é Clássico #2 - Madame Bovary de Gustave Flaubert, por Thais Maia





Ficha Técnica:
Título: Madame Bovary
Autor: Gustave Flaubert
Ano de Lançamento: 2015
Gênero: Literatura Estrangeira/ Clássico/Romance
Páginas: 398
Preço Médio: R$49,99
Links de compra: Amazon
Tradutor: Herculano Villas-boas 
Essa leitura faz parte do Desafio Observo Books



Eieiei amiguinhos!!! Como vocês estão?
Espero que muito bem, porque a resenha de hoje é especialíssima ;) Antes de tudo gostaria de avisar que o formato dela é diferente do que costumamos fazer aqui no Notinhas, ela é mais parecida com aquela que fiz de Peanuts em Dezembro do ano passado. (AQUI

Hoje trago para vocês as minhas impressões sobre o livro Madame Bovary de Gustave Flaubert. Um romance que foi publicado em meados de 1857 na França, essa minha edição é de 2015 e foi publicada por aqui pela Editora Martin Claret com tradução do Herculano Vilas Boas.

Sempre ouvi falar muito bem do livro, pois ele trata-se de um dos clássicos mais aclamados da literatura mundial. Porém como vocês bem sabem eu os deixei de lado durante quase toda minha vida. 

Um pouco do contexto histórico:

O livro "Romance Dos Romances ", Madame Bovary é considerado pioneiro dentre os romances realistas; não somente, o livro tornou-se famoso por sua originalidade, o qual posteriormente levou a cunhagem do termo de psicologia bovarismo, em referência as características psicológicas da protagonista da obra. Quando o livro foi lançado, houve na França um grande interesse pelo romance, pois levou seu autor a julgamento.

Flaubert criou uma cena muito peculiar para sua epoca tendo em vista os meios foi levado aos tribunais, onde utilizou a famosa frase "Emma Bovary c'est moi" (Emma Bovary sou eu) para se defender das acusações. Acusado de ofensa à moral e à religião, num processo contra o autor e também contra Laurent Pichat, diretor da revista Revue de Paris, em que a história foi publicada pela primeira vez, em episódios e com alguns pequenos cortes(Fonte).

"O realismo foi um movimento artístico e literário surgido nas últimas décadas do século XIX na Europa, mais especificamente na França, em reação ao romantismo. Entre 1850 e 1900 o movimento cultural, chamado realismo, predominou na França e se estendeu pela Europa e outros continentes. Os integrantes desse movimento repudiaram a artificialidade do neoclassicismo e do romantismo, pois sentiam a necessidade de retratar a vida, os problemas e costumes das classes média e baixa não inspirada em modelos do passado. O movimento manifestou-se também na escultura e, principalmente, na pintura e em alguns aspectos sociais." 

Sobre o enredo:

A história é dividida em três partes, narrada em terceira pessoa o que contribui e muito para termos um panorama bem amplo do enredo. O livro se inicia nos contando um pouco sobre a vida de Charles Bovary, desde seus anos escolares até seu primeiro casamento e os eventos que se sucederam desde então. Charles é o que podemos chamar de ser humano "sossegado", simplesmente aprendeu a aceitar as coisas como elas são e convive bem com sua realidade. Não teve um casamento feliz com a primeira esposa, mas se encantou por Emma assim que a conheceu. E acredita que com ela tudo poderá ser diferente.
Emma apesar de não ter nascido em uma família afortuna, recebeu uma boa edução em um convento. Tem uma natureza romântica e acredita que depois que se casar tudo será somente flores - como nos livros que costuma ler -. Porém essas fantasias logo se dissipam, assim que ela se casa percebe que apostou sonhos demais naquela realidade. Passa a viver então uma vida de tédio e angústia. 

"Não conseguia agora convencer-se de que a calma que vivia fosse agora a felicidade que sonhava."

As coisas começam a mudar quando o casal se muda para uma cidade maior, na tentativa de fazer seu
 ânimo ressurgir. E é lá em Yonville que tem início as aventuras extra-conjugais de nossa protagonista. Primeiro com Rodolphe Boulanger, um conquistador que só a via como mais uma de suas amantes, depois Léon Dupuis por quem talvez ela tenha realmente sido apaixonada, mas o romance não vai muito longe, pois logo Emma se vê totalmente endividada. Recorre então a todas as pessoas possíveis - inclusive a seus ex-amantes - Com as respostas negativas de todos os lados, a única solução que ela encontra é por fim em sua própria vida, se envenena então com arsênico. 

Após sua morte as coisas só pioram para Charles e sua filha Berthe - pois é, ela tinha uma filha - Eles se encontram sem dinheiro nenhum, e com inúmeras dividas a serem quitadas. Apesar de tudo Charles ainda sente muito a morte da esposa - mesmo depois de ter inúmeras provas de suas traições -. E não demora muito a vir a falecer também, deixando uma filha ainda pequena. O final da garotinha é incrivelmente trágico também. 

Terminei de ler o livro ontem, então talvez não tenha tido tempo de dirigir todas suas nuances ainda. A verdade é que não sou nenhuma critica literária graduada, talvez nem tenha gabarito para falar sobre obras tão importantes. Mas venho falar agora como uma leitora de livros contemporâneos, que não se aventura muito em livros clássicos, mas que ama saber mais sobre o período em que eles foram escritos. 

Gostei muito da forma como o autor conduziu a narrativa, não achei tão difícil de compreender nem de acompanhar. Madame Bovary nos traz uma protagonista egoísta, que só pensava em seus próprios martilhos, tem mais um quê de anti-heroína do que qualquer outra coisa; Já Charles é um médico do interior que teve pouca sorte na vida, mas que apesar de tudo amava com tudo que podia sua esposa. Não cheguei a gostar realmente de nenhum dos personagens. Mas apreciei muito a leitura e a escrita de Flaubert. Apesar de ter sido escrito a tantos anos, os problemas abordados pelo autor continuam tão atuais quanto antes. O falso moralismo e o quesito adultério podem ser visto facilmente ainda hoje em nossa sociedade, porém temos que admitir que não com tanta radicalidade.

A ponto de curiosidade, o autor passou cinco anos de sua vida escrevendo livro - cá entre nós, um livro que demorou tanto para ser finalizado tem que ser no minimo fabuloso - esse é um dos motivos para muitos leitores e críticos acharem que a obra é a que mais se aproxima da perfeição. 





29 comentários:

  1. Oii!
    Adorei esse estilo de resenha! Ahhh, quero ler o livro nessa sua edição linda <3 Ainda não li o livro, mas vou ler logo, logo. Também ignorei leitura maior parte da minha vida haha, estou correndo por causa do atraso haha.
    Beijos!
    Apenasumaleitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mariana também estou tendo que correr kkkk.
      Mas olha, iremos chegar lá ainda :P

      Excluir
  2. Conheço Madame Bovary, mas nunca li. Achei essa capa lindíssima e dá até vontade de ter rsrs. Como você comenta, também sou uma leitora de livros contemporâneos, mas que deseja incluir mais clássicos à sua leitura. Aos poucos vou tentando, por enquanto estou com os da Jane Austen na lista, vamos ver se coloco algum outro.
    Fico imaginando a repercussão que esse livro teve na época por conta da vida que Emma escolheu ter, tanto que ao ser lançado o livro causou o maior escândalo, né. Isso em 1857 deve ter sido o maior fusuê! XD
    Bjk
    www.viciadosemleitura.blog.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Bianca, já li dois livros da Jane Austen. E os amei, pretendo ler outros ainda esse ano. Menina eu também fico imaginando isso... imagina a confusão!
      bjs

      Excluir
  3. Olá!!!
    A postagem está de muito gosto, informativa e detalhada. A resenha desperta o interesse em conhecer o livro e viajar na história. A cada do livro é simples mais muito bonita.

    Beijos
    Carla Fernanda
    http://livrosqueliblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Caramba, que completo seu post! Realmente sabia que este livro era um espetáculo porque é citado até em filmes mas não fazia ideia de que era tudo isto. Hoje temos versões da mesma história, talvez com não tanto fervor assim, mas para a época isto era uma loucura sem fim, imagina 1800? Nossaaaaa. Gostei muito da dica!

    Beijos,

    Greice Negrini

    Blogando Livros
    www.amigasemulheres.com

    ResponderExcluir
  5. Oi Thais!
    Li Madame Bovary há alguns anos e confesso que detestei o livro. Na verdade, eu detestei a protagonista. Achei ela muito irritante, indecisa, focada em coisas sem importâncias. Mas não resta dúvidas de que é um livro importantíssimo...um marco do realismo. Que bom que a sua experiência foi melhor do que a minha :)
    Beijos,
    alemdacontracapa.blogpsot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Mariana, também não gostei da protagonista. Na verdade nenhum personagem chegou a me cativar realmente. Talvez seja esse um dos motivos por eu ter gostado dele. Afinal é bem complicado gostar de um livro que os protagonistas são poucos charmosos.

      Excluir
  6. Olá,
    Caramba que livro trágico, imagino como devia estar a cabeça da Emma para se suicidar e deixar a filha pequena. A família deve ter passado por momentos muito difíceis e pobre da pequena, que perdeu o pai logo em seguida. Pelo que vi na sua resenha o final da filha provavelmente é a morte também, pena. Eu adorei o livro mas acho que sua resenha está cheia de spoiler, eu não ligo e até gosto, inclusive foram alguns deles que me deixaram cheia de vontade de ler esse livro também para saber o que realmente vai acontecer com a menina e também conferir o desenvolvimento da história

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Beatriz, o final da filha foi realmente bem triste. Confesso que não tive muito uma preocupação grande com spoilers como normalmente tenho. Porque trata-se de um livro publicado a quase 160 anos, esta cheio de resumos detalhadíssimos pela internet. Mas espero que você aproveite muito a leitura ainda sim ;)
      bjs

      Excluir
  7. Olá, Thais!
    Simplesmente adorei a sua resenha! Gostei muito da contextualização que você fez no início, bem como das informações adicionais sobre o autor e o tempo que ele demorou para escrever o romance! Apesar de sempre ter tido vontade de ler o livro, por se tratar de um clássico, não sabia da metade das coisas que você constou na resenha!
    Com certeza vai furar minha fila de leituras e, como você mencionou que não é tão difícil de ler, fiquei mais animada!
    Abraço!

    Karla Samira
    http://www.pacoteliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oie! Adoro encontrar resenhas de clássicos, pois eu não conheço tantos e tenho me desafiado a tentar ler ao menos um por mês, não sei se dará certo, risos.
    Muito boas as informações que você passou sobre o realismo e sua resenha foi leve, o que me deixou com vontade de realizar a leitura. Engraçado que eu sempre ouvia falar nesse título e agora que fiquei sabendo sobre o que trata.
    Espero ver mais resenhas de clássicos por aqui.

    ResponderExcluir
  9. Oie, tudo bem?

    Amei a resenha! Já faz tempo que estou com esse livro na minha lista de desejados, mas ainda não tive a oportunidade de lê-lo. A Martin Claret vem fazendo ótimos trabalhos com os clássicos. Essa sua edição está belíssima, assim como a resenha. Fiquei encantada e ainda mais instigada a ler a obra.

    Beijos,
    Dai | http://www.cheirodelivronacional.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Olá Thais,
    Madame Bovary é um livro que me instiga e fascina, apesar de não ter lido.
    Gostei muito de saber um pouco mais da trama e de saber, principalmente, que a leitura flui, pois isso me incomoda muito nos clássicos.
    Na maratona que participei de carnaval, minha amiga pegou esse livro para ler, mas não conseguiu concluir a leitura, apesar de estar gostando.
    Espero ler esse livro e gostar.
    Adorei sua resenha.
    Beijos,
    http://mileumdiasparaler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Li esse livro pela primeira vez tem mais de 20 anos... abafa... E na época, achei lento, pouco cativante. Anos depois, reli e me encantei muito com e enredo e com a analogia com a vida humana. A protagonista está fora dos padrões de bondade e amor que costumamos ver nos livros, mas foi tão bem argumentada, que eu torna o livro crível. Eu curti muito a sua resenha, deu vontade d eler o livro pela terceira vez!
    Meu Amor Pelos Livros
    Beijos

    ResponderExcluir
  12. Não é um livro que eu leria agora, tenho muita coisa acumulada. Porém, é um livro que já gostaria de ter na estante. Acho interessante esse aspecto dos livros clássicos, mesmo escritos a muitos anos sempre nos parecem tão atual em algumas temáticas.

    Bjs,

    ResponderExcluir
  13. Oiiie,

    Clássico é classifico, apesar de não gostar muito eu tento ler para saber mais um pouco de história, igual esse que foca o realismo. Sabe, acho os clássicos incrível por que nos dão uma verdadeira aula de historia. Quero muito ter essa edição na minha estante, vqi ficar linda. Adorei a forma da resenha.

    Bjs

    Amantes da Leitura

    ResponderExcluir
  14. Oiiie,

    Clássico é classifico, apesar de não gostar muito eu tento ler para saber mais um pouco de história, igual esse que foca o realismo. Sabe, acho os clássicos incrível por que nos dão uma verdadeira aula de historia. Quero muito ter essa edição na minha estante, vqi ficar linda. Adorei a forma da resenha.

    Bjs

    Amantes da Leitura

    ResponderExcluir
  15. Olá!

    Essa edição é muito bonita. Porém, tenho um certo problema com clássicos, eu sempre começo a ler super empolgada, mas aí vai chegando na metade (ou até mesmo antes) da estória e vou ficando agoniada com a escrita, até agora não consegui encontrar um clássico de leitura fácil, e como não tenho costume com leituras mais arrastadas, acabo sempre os abandonando-o.
    Sempre vejo comentários sobre esse livro, mas nunca parei para saber mais do que a sinopse, e sua resenha me deixou curiosa.

    Beijos,
    entreoculoselivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Oieeee
    Nossa eu já tinha ouvido falar do livro, mas não sabia do conteúdo da trama, como pode mesmo casada ter tido tantos amantes e colocar o um ponto final em sua vida de forma tão trágica. Fiquei aqui imaginando qual foi o final da filha dela.
    Adorei sua resenha.
    Beijos

    ResponderExcluir
  17. Oi
    Que linda essa sua edição!
    Bovary é um clássico mesmo. Li esse livro na faculdade e até hoje me lembro da nossa anti-heroína.
    Foi uma obra que marcou uma geração e valeu ser lida por todos. O falso moralismo é algo latente mesmo.
    Fiquei feliz em saber quer gostou.
    Espero ver mais clássicos aqui.
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  18. Olá, sabe que eu não sou muito chegada em clássicos, mas confesso que esse livro chamou muito minha atenção, com todos esses elogios só posso dizer que quero muito ler e ver o que eu acho, quem sabe mudo minha opinião :D

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir
  19. Tata lindona menina preciso ler mais clássicos amei sua resenha, um livro que demorou 05 anos deve ser quase a perfeição, nem é a toa que se tornou um clássico, ótima escolha incentivando a lermos mais clássicos. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  20. Oii, tudo bem?
    Eu sempre vejo as pessoas falando coisas maravilhosas a respeito desse livro, ele inclusive é o favorito de uma amiga, porém eu nunca tive a curiosidade de ler pois acredito que não vou gostar, mas a sua resenha me chamou a atenção e pode ser que eu pegue o livro para ler esse ano, e espero gostar tanto quanto você.

    ResponderExcluir
  21. Desconhecia totalmente esse clássico, sou mais os 'clássicos pop' como Sherlock e afins. A premissa do livro não me saltou aos olhos, mas é bom ver que os temas tratados ainda são atuais e a escrita não é tão pesada.

    http://deiumjeito.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  22. Olá... tudo bem??
    Não conhecia a obra, mas devo confessar que essa edição está maravilhosa e linda... adoro coisas de bolinhas e embora sendo meio esverdeada... ficou uma cor muito agradável... não sou mais muito fã de ler clássico, mas admiro quem os lê... você escreveu uma resenha linda e encantadora... apesar do livro ser um pouco denso... afinal temos aqui uma protagonista nada contagiante... é uma pena que não conseguiu se conectar com nenhum dos personagens... mas pelo meno a escrita da autora valeu a pena... Xero!!!

    http://minhasescriturasdih.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  23. Ótima resenha!
    Tenho muita vontade de ler ele! Também não sou muito conhecedora dos clássicos, mas os poucos que li, gostei bastante! Acredito que esse não seria diferente! Sua edição é linda!!

    Bjus
    Blog Fundo Falso

    ResponderExcluir
  24. Que bom que não achou a trama tão difícil de compreender nem de acompanhar. Sempre amei clássicos, mas ainda não tive oportunidade de ler esse livro. Só acho que se acontecer comigo isso que aconteceu com você, de não gostar realmente de nenhum personagem, não vou conseguir gostar muito da leitura. Não sabia desse detalhe de que o livro tinha demorado tanto para ser escrito, de qualquer maneira quero conferir.

    Beijo.

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  25. Oiee!!

    Conheço esse clássico dá época da faculdade, mas nunca li. Vi que ia ter uma adaptação com um ator que gosto, então tô pensando em comprar essa edição maravilhosa e finalmente ler. Espero gostar!

    Bjs, @dnisin
    www.sejacult.com.br

    ResponderExcluir