Resenha: Nostalgia, de Nana Lees, por Michelle Pereira







Ficha Técnica:
Título: Nostalgia
Autor: Nana Lees
Editora: Arwen
Ano de Lançamento: 2016
Gênero: Steampunk
Páginas: 408
Preço Médio: -
E-book Amazon




Hi people! Cês tão bem?

Dei uma mega sumida do blog e estou voltando hoje, depois de uma overdose de TCC (que tive que escrever em menos de um mês) e de cansaço, pois estou trabalhando dois turnos. Pensa numa pessoa morta? Sou eu hahahaha

Mas vamos, que vamos! 

Cês tão preparados pra resenha de hoje? Porque vou apresentar um dos livros mais encantadores da minha estante agora: Nostalgia, da Nana Lees.

Eu conheci primeiro a capa, feita pelo meu querido coleguinha Marcus Pallas, que me deve uma capa tão show quanto de Nostalgia, haha. Depois, conheci a Nana, uma gracinha de pessoa, que precisou aguentar meus surtos psicóticos durante a leitura haha (e fiquei pasma com o nome verdadeiro dela kkkkk)




Apostei todas as fichinhas em Nostalgia, ao ler sem me aventurar com a sinopse (tenho feito isso com bastante frequência). Pela capa, já sabia que se tratava de um clockpunk/steampunk, também ouvi um pouco sobre, mas o conteúdo, nooooossa! Mas peraí, que estou quase atropelando os bois com minha carrocinha. Vamos organizar isso...

Comecei a ler o livro pelo celular e depois recebi uma exemplar da Nana, que foi super compreensiva e gentil comigo. Algo que nunca vou esquecer e que irei retribuir eternamente (e com muito prazer porque preciso dos outros livros da série com urgência, haha).

Nossa história começa com uma garota sem nome, que acorda em um trem, sem memória alguma. Ela desce em uma estação qualquer e apenas anda. Encontra uma casa vazia e se instala ali sem se importar. Talvez a casa pudesse ser sua. Quem sabe?

Logo, ela conheceu o vizinho: um garoto que não deveria ter muito mais que a sua idade, muito arrogante e que a fazia se sentir uma tola, com uma frequência absurda. Franklin era assim, conseguia irritá-la, e muito, por exigir tanto dela, no entanto, ela não conseguia viver sem ele.

A relação que eles desenvolveram ao longo das semanas que puderam compartilhar da companhia um do outro foi intensa. A garota era ingênua, boba e não conhecia nada da vida. Seus olhos estavam fechados para a verdade do mundo e ela parecia não compreender ou não querer fazer isso. Isso deixava Franklin irritado, mas ainda assim ele a protegia de tudo e de todos. Ou pelo menos tentava. 


“- Ele sabe que você está no lugar errado, na hora errada e com a pessoa errada, mas... (...) Acho que ele quer ser a pessoa certa.”

Viveram aventuras e tiveram dias plenos, no entanto, a desaprovação do pai, que era militar, e sua perseguição por Franklin, fez com que o garoto precisasse abandonar sua amiga. Frank dissera que ela não deveria segui-lo, mas ela não o quis e acabou por ingressar no colégio militar em que seu amigo estudava.




E é aqui que o livro tem uma boa virada e ganha sua melhor forma!

Foi estranho ser aceita no colégio sem precisar de um documento sequer, mas a garota quis acreditar que era mera gentileza. Tola...

E imagine Franklin, filho de um dos superiores do colégio, tendo que ver sua amiga ali, contrariando tudo que ele pediu? Foram brigas e mais brigas, mas fora um aprendizado também. Ambos amadureceram. Ela mais ainda.

A garota descobriu o poder que seus beijos e que seu corpo tinham com Frank... mas ele esperava que ela entendesse o que aquilo significava... e ela não sabia.


"- Acho que nunca entenderá o quanto gosto de você e a importância que você tem na minha vida..."

Em contra partida, a garota ganhou amigos, Liandra, Gillie, Eirik e Henzo, e um apelido: Wan. E aqueles seriam os melhores amigos que ela poderia ter! Eles cuidavam dela, ajudavam-na a se virar nos treinamentos rigorosos e tentavam também protegê-la de uma verdade inimaginável, a mesma que Franklin tentou esconder.

Ah mas não pensem que é só isso! Foi com seus amigos que Wan se meteu nas mais loucas aventuras, de passeios de carro com Liandra e sua senhora bunda de fora, a um lindo pôr do sol regado à bebidas. Foi com eles também que passou por todas as cruéis detenções e castigos por terem fugido do colégio para se divertir.

Nostalgia é tudo isso. E nem consigo explicar um terço de tudo, de todo o carisma que a história tem! Ao mesmo tempo que é profunda e instigante, é bem humorada e cativante!

E não para por aí tá?... A verdade revelada a Wan no final é de parar o coração!


“- Quando eu toco você, sinto que terei algo bom para o resto da vida. É uma fantasia idiota, mas me faz crer que meus beijos não vieram em vão.”

Não tenho o que falar! A escrita da Nana é incrível e encantadora, digna dessas autoras famosas que vemos em grandes editoras. A história então? Muito bem construída! Do início "chatinho", como a Nana avisou que seria (e que nem foi tão assim), aos pontos altos, depois que Wan começa a frequentar o colégio militar. Os personagens tem muita personalidade e adoro isso! Mesmo a Wan e o Frank, pelos quais nutri certo odiozinho são bem característicos. Nostalgia tem um ar de passado, com pé no futuro, algo como Fullmetal Alchemist e a sociedade pré-Matrix.

A capa, do meu amigo Marcus Pallas é liiinda e super combinou com as ilustrações do Leonardo Araújo. Que, a propósito, compõe o conjunto de marcadores que a Nana me enviou! Amei e já quero personagens pro meu livro ilustrados assim.




A diagramação também é gracinha, com páginas decoradas e toda delicada.




Algumas passagens do livro, chamadas de fechamento, possuem trechos de música e narração em terceira pessoa (quase todo o texto é narrado em primeira pessoa, pela Wan), o que é bem distinto e legal.

Ahhh, e como eu disse antes, fui dessas leitoras malucas! Perturbei a Nana muuuuito enquanto lia e fazia descobertas sobre o livro. Foi uma experiência divertida e sem dúvida, encantadora. Dê-se essa chance: Vem conhecer Nostalgia!

Hugs

14 comentários:

  1. Aahh! Que post lindoooo! EU Amei *-* Nossa, até da bunda da Liandra tu falou hahahaha Liandra Rainha!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bundas são sempre importantes de serem mencionadas kkkkkkkkkkkkk (mentira!)
      Que bom que você gostou, Nana! Sério! Porque eu amei Nostalgia S2

      Excluir
  2. Olá
    Eu ainda não tinha visto nenhuma resenha a respeito dessa obra. Vi que estava sendo lançado pela Arwen e achei a capa muito linda. Nesse último mês eu descobri que na verdade ele está sendo relançado e não lançado rsrs, tem uma outra edição (bem feinha)do livro. Adorei a sua resenha e espero ler em breve. Até mais ver
    http://ospapa-livros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi Michele!

    Não conhecia esse livro, apesar de conhecer a Nana. Fiquei bem encantada e com certeza vou anotar a dica!

    Bjos

    ResponderExcluir
  4. Que acabamento incrível! Sou fã do gênero Steampunk (joguei muito Bioshock)

    Parabéns pelo texto, fiquei doido pra ler e vou adicionar na fila de leitura =)

    Um grande beijo

    ResponderExcluir
  5. Oi, Michele! Menina, mas que edição maravilhosaa! Estou apaixonada! Também estou intrigada com a história da Wan e muito curiosa para saber qual será essa verdade que o Frank quer tanto esconder. Eu não conhecia essa autora, mas já quero conferir a sua escrita. Vou adicionar essa série na minha lista com certeza. Bjss!

    ResponderExcluir
  6. Oiii Michele tudo bem?
    Menina que capa é essa? Fiquei apaixonada e tão encantada que leria só pela capa kkkkkkkkkkkkkkkkk masss, eu gostei muito da história, gosto de aventuras e gêneros assim, quero saber o que Frank tem a esconder, fiquei com a pulga atrás da orelha, dica anotada.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  7. Oiii!!!

    Eu não conhecia esse livro maaaaaaaas eu fiquei feliz em ver essa resenha aqui. O enredo é bem bacana, no estilo que gosto é essa capa está linda demais!
    Já anotei a dica!

    Os: boa sorte com o TCC!

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  8. Hello!!
    Uau...estou encantada com esse livro depois de ver tantos elogios na resenha.
    Realmente uma história que me deixou mto interessada, ainda mais sendo Steampunk, que eu adoro demais.
    A capa está show e esses marcadores achei maravilhosos, combinando tudo entre si.
    Vou ler com certeza.
    Beijos.

    Livros e SushiFacebookInstagramTwitter

    ResponderExcluir
  9. Oiiii tudo bem??

    Não conhecia esse livro tão maravilhoso. Quanto a se Steampunk, eu juro que boiei, não sei que isso significa hauahuah.
    Mas adorei a resenha e conhecer essa história, fiquei com vontade de ler e ter essa capa linda na estante.
    Adorei a resenha
    Bjus Rafa

    ResponderExcluir
  10. oie, parece um bom livro, embora não me chame muita atenção. O que mais achei bacana foi a amizade que os personagens tem, e achei delicioso você ir lendo e comentando com a autora.

    ResponderExcluir
  11. Oie! Tudo bem?

    Não conhecia essa obra, mas gostei bastante dos pontos que você apontou da história, parece ser o tipo de livro que eu leria, então com certeza futuramente irei atras dessa obra para realizar a leitura e conhecer essa história que aparenta ser muito boa!

    Bjss

    ResponderExcluir
  12. Olá!

    As capas da Arwen são show, mas a obra não me chamou a atenção. Vou indicar a amigos que curtem o gênero, com certeza vão se divertir bastante!

    ResponderExcluir
  13. Olá! Que capa incrível! Amei, lendo sua resenha, me despertou o interesse em ler, já vai parar na minha lista de desejados o mais rápido possível. Obrigado pela dica, suas fotos ficaram show! Gostei da diagramação da obra.

    ResponderExcluir