Resenha: Paraísos Selvagens, de Camila Dornas, por Michelle Pereira










Ficha Técnica:
Título: Paraísos Selvagens
Autor: Camila Dornas
Editora: Independente
Ano de Lançamento: 2018

Gênero: Ficção histórica
Páginas: 365
Preço Médio: R$5,99 (e-book)

Exemplar digital cedido pela autora


Hey gente! Tudo bem com vocês?

A resenha de hoje é de um super lançamento nacional, de uma autora que se tornou uma das minhas queridinhas: Camila Dornas.

Em Paraísos Selvagens, a autora nos apresenta um Brasil dominado pela ditadura, onde vigora a censura, o medo e a violência. E nesse país reprimido vive Olívia, uma jovem revolucionária, que não abaixa a cabeça para os militares.

Olívia é a mulher mais forte da literatura nacional que conheço (do que li até o momento), a mais sofredora e, usando palavras de Frederik Peeters, autor de Pílulas azuis, "a mais dotada para a vida".

Tudo o que somos, as pessoas a quem tocamos, nossos gostos, nossas memórias, nossos amores, medos, os momento compartilhados, todos eles morrem conosco, mas eles ainda afetam a vida das outras pessoas mesmo depois que nós não estamos mais aqui, porque aqueles que nos amaram ou nos odiaram, ainda verão a nossa luz, entende? E, mesmo assim, inevitavelmente, algum dia ninguém mais vai se lembrar e será definitivo.

Por conta de sua inconsequência, uma fatalidade aconteceu na família de Olívia e ela nunca fora perdoada pela mãe, mesmo que já um ano houvesse se passado. O pai, que ela tanto amava, afundava-se em suas tristezas, trancado em seu escritório e com dias lúcidos cada vez mais raros.

Seja pela infelicidade, seja pela dor, seja por não aguentar mais aquela vida, seja por nenhum motivo explicável, Olívia subiu no terraço do prédio da faculdade de medicina de Brasília, onde estudava, e dependurou-se na borda, um pé erguido no vazio. Ela teria coragem de pular?



Afinal, ela nunca saberia, já que foi salva por um rapaz de cabelos cor de areia e olhos muito expressivos. E se você pensa que ela agradeceria por ele tê-la impedido de fazer algo estúpido, está muito enganado! Olívia começa a brigar. Ela não é uma dama indefesa, muito menos uma princesa que precisa ser salva. Na verdade, ela não quer ser salva.

E, ainda que se aborreça com a atitude do misterioso rapaz, que, por acaso, cheira a problema (com um toque de limão), é ele que fará seu coração bater de um jeito diferente. Mesmo que Nina, sua antiga melhor amiga alerte sobre Lucas, Olivia não tende a dar muito ouvido a ela.

Perdoar é a coisa mais bonita e mais difícil que podemos fazer. E a única coisa mais custosa que perdoar outra pessoa é perdoar a si mesmo.

Para além disso, Olívia é expulsa de casa pela mãe e aceita morar (sozinha! Um absurdo naquela época!) com seu melhor amigo, Daniel. Ela não sabe bem se os flertes que eles trocam chegam a Dan de alguma maneira diferente do que só brincadeira, mas ela não está disposta a perguntar e estragar tudo.

E, como Camila, nossa autora cruel e desalmada, não consegue ver Olivia em paz, os problemas começam a brotar do chão como capim: Max, o ex-namorado violento está de volta a cidade, o pai diz estar metido em situações escusas e Lucas e Nina a convidam para programas nem de longe aprovados pelos militares... e quem dera parasse por aí. Tem muito mais!

Não sei por quanto tempo eu o beijei, e não importava, porque enquanto aquela música tocasse, nós éramos infinitos.

Com uma trama ora doce, ora bem-humorada, ora dilacerante, Camila conduz o leitor por momentos pesarosos na vida de Olívia e pela injusta ditadura e pela busca da tão sonhada liberdade, ainda que contornada por barras negras de ferro e crueldade, em um país governado à sombra da violência.

Sem dúvidas, um livro que amei e que recomendo veementemente e sem piscar os olhos! Não tenho nem o que acrescentar: Camila tira todas as minhas palavras. Paraísos Selvagens é tudo que promete e mais um pouco!

As coisas boas também permanecem, se você as valoriza o suficiente. 

Gostei bastante do conceito e da ideia da capa, embora não tenha gostado da execução; a diagramação meio que desconfigurou quando passei para o Kindle, mas parece bem legal. Sobre a revisão, acho que Paraísos Selvagens merece mais uma rodada de correções.

Espero que tenham gostado!

P.S.: Torci mais para Daniel, do que para Lucas hahahaha

Hugs

2 comentários: