As melhores leituras do ano, por Michelle Pereira



Oi oi pessoal, como vocês estão?

Espero que as festas de fim de ano estejam sendo maravilhosas, assim como as minhas, aqui com a família, super tranquila! O melhor de tudo é ter 10 diazinhos de férias lá no trabalho <3 pois dá pra organizar algumas coisas, fazer posts legais aqui para o blog e para a fanpage!

Aproveitando esse tempinho, estava fazendo minha contagem de leituras do ano e vou terminar 2018 com 47 leituras, sendo 27 livros físicos e 20 livros digitais. Dos livros lidos, 29 são de autores nacionais e 8 deles estão entre os poderosos de 2018. Não consegui cumprir a meta de 60 livros lidos, mas acho que fiz uma média muito boa, não é?

Infelizmente, para 2019, não devo conseguir bater a meta de 60 leituras de novo e fico meio triste de antemão. Leio um bocado de livros digitais, no entanto, minha visão tem piorado a cada ano e terei de reduzir minhas leituras de e-book. Com 6.25º de miopia e 3º de astigmatismo, as coisas não estão indo muito bem... (espero que isso se estabilize logo, já deu haha)

Deixando o papo ruim de lado, vamos pensar em listas. Eu amo uma listinha e vocês?

Pois então, chegou a hora de eleger minhas melhores leituras do ano, aeeee! Queria fechar o tradicional top 10, mas não consegui de jeito nenhum, por isso, teremos um top 12!

Quer conhecer meus queridinhos do ano, então vem cá! (em ordem alfabética para não ser injusta com ninguém! Não tem um único favorito, todos o são!)

                                                                          

ABSOLUTOS - RODOLFO SALLES

O que dizer dessa Space Ópera que conquistou meu coração?

Rodolfo arrazza quarteirão com a história de Érico e dos Absolutos, um pessoal que só traz discórdia e destruição, para falar o mínimo.

A ambientação é incrível, bem como as espécias criadas pelo autor, tão interessantes e cheias de características marcantes. 


Um boa pedida para os fãs de Ficção Científica e afins.




                                                                          

A FORMA DA ÁGUA - GUILLERMO DEL TORO & DANIEL KRAUS

A história engenhosa da Elisa, muda e funcionária de uma instalação governamental, e da criatura anfíbia capturada na Amazônia, ganhou o Oscar 2018 de Melhor Filme, Melhor Diretor (para Guillermo Del Toro), Melhor Trilha Sonora Original, Melhor Direção de Arte.

Esse livro ganhou meu coração de várias maneiras, seja pelo tom sombrio, seja pelo mistério que envolve a criatura, seja pelo final inesperado, ele me deixou de queixo caído e ainda mais fã do Del Toro.

E as ilustrações, meu Deus! Tanto a capa quanto as internas são incríveis!



                                                                          

CONTAS A PAGAR - BIANCA GULIM

Tem uma coisa na escrita da Bia que me conquista: a agilidade e a fluidez com que tudo acontece. 

Não tem enrolação. Os personagens são o que são e não estão nem aí para você e seus sentimentos. Eles são egoístas, narcisistas e perigosos. E é justamente isso que o torna tão palpáveis.

É possível que a Bianca seja uma das minhas autoras favoritas para a vida, e não é só porque ele é minha amiga, tá?





                                                                          


Sabe quando você quer entrar no livro e encher a cara dos personagens de tapa? É isso que acontece na série de romance de época Família Hallinson. Deus! Como os homens desse clã não conseguem enxergar o amor bem na cara deles?

O livro é muito bem ambientado, em Madascócia, um país fictício na Europa. A escrita da Mari é uma das minhas favoritas dentre os autores nacionais: fluída e cadenciada.

Além disso, a autora nos mostra personagens femininas muito fortes e de caráter inabalável. Talvez, a que mais tenha me surpreendido seja Isabel.



                                                                          

EU E ESSE MEU CORAÇÃO - C. C. HUNTER

A promessa de Eu e esse meu coração foi o que me conquistou. Como assim uma garota recebe um transplante de coração e começa a ter sonhos sobre o antigo dono, sobro como ele poderia ter sido assassinado?

Isso me deixou muito curiosa e ansiosa pela leitura, que fiz em poucos dias. C. C. Hunter é a uma das autoras favoritas do Grupo Editorial Pensamento e descobri o porquê: a escrita dela é simplesmente maravilhosa!

Além disso, que não gosta de um romance adolescente, não é? Leah e Matt forever <3




                                                                          


Ahh Bad Sam! Como eu virei sua fã! Hahaha

Em Ira, Juliana Bizatto coloca toda a fúria da protagonista da série Herança de Sombras para a fora. Sam já não é mais a mesma desde que Benjamin a abandonou. Ela é uma bruxa sim, ela matou um homem sim, mas foi para proteger o Ben. E o que ele faz? Fugiu. Idiota!

Mas não é só ódio nesse livro! É amorzinho também nos capítulos narrados pela Mônica. Oh melação, Sem-or! Haja açúcar no mundo!



                                                                          

LEVIATÃ - SCOTT WESTERFELD

Se você me disser que algum livro do Scott é ruim, eu vou dizer: Ahhh, mas não é mesmo!

Autor da série distópica Feios, ele se supera no Steampunk Leviatã. Ambientada no período da Segunda Guerra, os nações são divididas entre Mekanistas, as que exaltam as gigantes máquinas de ferro; e Darwinistas, aquelas que seguem os preceitos de Darwin e, utilizando as cadeias vitais, criam monstros híbridos.

No meio disso tudo, conhecemos o príncipe fugitivo da Aústria, Aleksandar e a Deryn (ou seria Dylan?), uma garota que, sob o disfarce de menino, se alista no exército.



                                                                          


Ai meu Jesus Cristinho! A Mônica e o Enzo são fofos demais da conta! Não me aguento!

Ela, a garota tímida, calada, invisível. Ele, o astro do time de futebol da escola. A Mônica não podia se apaixonar por um cara mais fácil de se conquistar? Não, não! É o Enzo que a deixa de pernas bambas.

Sobre tudo quando ele mesmo se apaixona por ela, pelo seu cabelo ruivo, pelas sardas e pela timidez tão fofa. E pelo modo como eles se conectam e se comunicam. É muito pro meu pobre coração!



                                                                          

NÃO PARE! (TRILOGIA) - FML PEPPER

É por isso que a Pepper é best-seller na Amazon: essa mulher arrazzzza na escrita. Não dá pra ler um capítulo só, deitar e ir dormir. Não mesmo! Toda a trilogia Não pare! te deixa viciado e louco para continuar lendo.

Talvez seja pelas quase-mortes da Nina, talvez pela fuga desenfreada, pulando de mão e mão, talvez pelo universo construído em Zyrk... Ou será que é porque ela se apaixonou perdidamente pela própria morte?

Não sei a resposta, mas a Nina e o Richard me conquistaram de forma avassaladora.




                                                                          


Eu ri. Eu ri muuuuito com esse livro!

As autoras criaram personagens hilários, trapalhões e apaixonantes. Eric e Paola dão de dez a zero em muitos casais considerados engraçados por aí, tá? E olha que eles nem gostavam tanto assim um do outro no começo. Na verdade, eles se odiavam. Primeiro, porque a Paola foi contratada para espionar Eric. Segundo, porque Eric era o chefe de uma operação policial importantíssima (que ele não queria nem a pau ter sobre os ombros) e estava desconfiado de sua nova secretária, que mais parecia um personagem saído de um anime. Por que ninguém acreditava nele? Seria a fofura da Paola que não levantava suspeitas?



                                                                          


OS SEIS FINALISTAS - ALEXANDRA MONIR

Ficção científica contemporânea: é isso que temos aqui!

Catástrofes naturais (causadas adivinha por quem?) estão destruindo a Terra. Um programa criado através da colaboração entre diversas nações recruta 24 jovens para um treinamento intensivo que levará 6 deles para Europa, uma das luas de Júpiter.

É trágico, é triste, é cativante. Alexandra Monir sabe como prender o leitor em sua história e eu não fugi à regra: devorei o livro. Fiquei na torcida pelo Leo e pela Naomi <3 e não me decepcionei. Mesmo com objetivos opostos, eles se uniram investigar aquele "circo".




                                                                          



O período da ditadura no Brasil foi um dos mais sombrios da nossa história e eu sabia apenas uma pincelada do que tinha acontecido. Depois de ler Paraísos Selvagens, tive um pouco mais de noção sobre como aquilo tudo foi cruel.

A história criada pela Camila é intensa, visceral e um tapa na cara. A relação de Olívia e Lucas é avassaladora e profunda e é por meio deles que conhecemos diversas facetas da ditadura e suas consequências, ainda mais para jovens impetuosos como eles. Uma leitura recomendadíssima sobre o tema.



Ufa! É uma senhora lista, não? Bem diversa e com opções para todos os gostos! Espero que alguma delas agrade você =)

Tá esperando o quê? Pega uma dica divosa dessas para 2019 e me conta o que achar!

Aliás, como foram as leituras de vocês em 2018?

Hugs :)


Nenhum comentário:

Postar um comentário