Resenha: 100 canções para salvar a sua vida, de Camila Dornas, por Michelle Pereira










Ficha Técnica:
Título: 100 canções para salvar a sua vida
Autora: Camila Dornas
Editora: Independente
Ano de Lançamento: 2019

Gênero: Romance
Páginas: 380
Preço Médio: R$ 5,99

Livro digital cedido pela autora.

Oi gente, como vocês estão?

Estão com o coração preparado pra ser arruinado, destruído, dilacerado? Espero que sim, pois, mais uma vez, a Camila Dornas escreveu um livro que é capaz de despertar diversas emoções nos leitores, de boas à ruins.

Alicia e Natasha foram abandonadas abruptamente pela melhor amiga de infância, Valentina. Sem nenhum motivo aparente, a garota havia tirado a própria vida, deixando para trás dores com as quais Ali e Tasha ainda não conseguiam lidar.

As vésperas de completar um ano da morte de Val, Alicia decide voltar à cidade interiorana onde elas cresceram e resgatar a cápsula do tempo que o trio de amigas enterrava aos pés de uma árvore em toda virada de ano. O que elas encontrariam lá? Impossível saber sem ir de encontro a ideia de reviver as memórias de Valentina.


Crédito da imagem: element5-digital/unsplash.com


Tasha acha um absurdo fazer isso, ela tem certeza de que desenterrar aquela caixa seria como fazer mais uns dos caprichos de Valentina. Mas, Ali não conseguiria viver sem saber o que teria sido deixado para trás pela amiga. É por isso que ela abandona sua nova vida em São Paulo para voltar ao litoral do Rio de Janeiro em sua kombi personalizada. E com Tasha à reboque, já que ela era leal o suficiente para não deixar Alicia sozinha nessa jornada.

Voltar a Farol da Ilha não é, nem de longe, fácil. Quando saiu da cidade, Ali não deixou para trás apenas a dor da morte de Valentina, mas também a dor de ver seu pai definhando por conta do alcoolismo. Isso porque, depois da morte de sua mãe, ele nunca havia voltado a ser o mesmo. Algo que foi apenas piorando até o ponto de Alicia não conseguir mais suportar e ir embora.

"Todo fim é o começo de alguma coisa. E todo começo inevitavelmente dá fim a algo."

Debaixo da árvore, as duas amigas encontraram a cápsula e, dentro dela, uma caixa com diversos objetos que pareciam aleatórios, incluindo o iPod cor de rosa de Valentina e seis cartas dirigidas a Ali. No aparelho, 100 canções para mudar a vida de Alicia; nos envelopes, instruções para que ela descobrisse o real motivo do suicídio de Val.

Tasha, que ainda nutria um ressentimento profundo por ter sido abandonada por Valentina, foi totalmente contra, sequer, cogitar seguir as cartas. Mas, Alicia, bem... ela não poderia ignorar um pedido daqueles, mesmo que fosse de uma garota morta.

Juntas (mesmo que com relutância da parte de Tasha), as duas amigas viverão diversas aventuras nas estradas entre Rio, Minas, Goiás e São Paulo em busca do mistério que paira sobre a morte de Valentina, descobrirão muito sobre si mesmas e sobre o amor.


adrienne-andersen/unsplash.com


A sensação ao terminar de ler 100 canções para mudar a sua vida é de: AAAAAAAAAAAAAAA. A maestria da Camila para escrever histórias que arrebatam meu coração é de chocar. Tudo é sempre muito intenso, vívido e cheio de personalidade.

Aqui, conhecemos vidas não tão comuns, banhadas em dor e esperança. Tudo sobre a vida e a morte de Valentina é cheio de mistérios e de nenhuma forma brando. Ela era uma garota complicada, cheia de si, que tomava seu espaço na vida das pessoas. E o que aconteceu com ela, bem... foi cruel. A determinação de Alicia de descobrir o que estava por trás da morte de Val é o que nos impele a seguir em frente nessa história, assim como ela mesma. E é nessa trajetória que a Ali tem oportunidade de se perdoar e de perdoar o próximo; é nessa jornada que ela descobre um amor tão verdadeiro que será capaz de transpor percalços difíceis; e é ali também que sua amizade com Tasha se porá a prova e se tornará ainda mais forte.

É, 100 canções é sobre tudo isso.

"Nada tinha terminado como eu esperava, mas sabia que algo dentro de mim tinha mudado para sempre."

Aliás, que 100 canções! Do indie ao rock clássico, Camila nos conduz por uma playlist digna de nota! The Killers, Bob Dylan, David Bowie, Pink Floyd, Oasis, Foo Fighters, Imagine Dragons, Cazuza, Leoni, Cassia Eller, Barão Vermelho, Paralamas do Sucesso... Essas são apenas algumas das bandas que aparecem na lista feita pela autora e que me deixou aos seus pés, tão fã de rock como sou.

E aí, vocês estão preparados para embarcar na kombi de Alicia e viver as aventuras que a aguardam? Eu aconselho que sua resposta seja sim.

Espero que tenham gostado.

Hugs.

2 comentários: