Resenha: Antologia Abismo do Mal, de Gabriel G. Sampaio e outros autores, por Michelle Pereira










Ficha Técnica:
Título: Abismo do mal
Autores: Gabriel G. Sampaio e outros
Editora: Lura
Ano de Lançamento: 2019

Gênero: Terror/Horror Cósmico
Páginas: 264
Preço Médio: R$ 20,90

Livro físico cedido pela editora.


Oi oi gente! Como vão vocês?

Conseguiram ler coisas bacanas nesse carnaval? Por aqui, terminei (finalmente) a leitura da antologia Abismo do Mal, organizada pelo Gabriel G. Sampaio. A coletânea é uma homenagem a H.P. Lovecraft e ao terror cósmico, que têm uma legião de fãs pelo mundo todo. E quer saber de uma coisa? É perturbador, mas eu amei!

O horror cósmico trata de seres misteriosos interdimensionais tanto quanto trata da loucura e do medo que eles causam aos reles seres humanos. É insano, maligno e arrepiante. Das criaturas espalhadas pelos contos dessa coletânea, diversas me deixaram com uma sensação ruim na pele e na boca do estômago. Como explicar isso? Talvez as criações dos autores sejam tão complexas e tão reais quanto a imaginação possa torná-las palpáveis.

Trinta e dois contos compõem Abismo do Mal e vou destacar aqui meus cinco favoritos, os que mais me deixaram com uma sensação de estranhamento.




O primeiro deles é As vozes de Vôrgaoth, escrito pelo organizador da antologia e que já nos mostra muito bem o que veremos ao longo de Abismo. Brenda Starr é escritora e não está passando por bons momentos na vida pessoal. Tudo isso parece piorar quando ela vai morar sozinha num condomínio gigantesco. A sensação que ela tem daquele lugar, a aura que ele emana, não é agradável. Tudo piora quando Brenda "tropeça" em um culto estranhíssimo em um dos apartamentos vizinhos, culminando em sua apresentação à uma criatura que, certamente, não pertence a este planeta.

Pensa num texto que consegue te deixar angustiado? Os relatos da Brenda são assim. Gabriel fez um ótimo trabalho em Vozes. Quero conhecer mais trabalhos dele agora.

Úmido, do João Bonorino, foi o conto que mais me deixou de boca aberta. Ele é incrível, espetacular e, claro, desconcertante. Jorge e Rita eram apaixonados. E não poderiam ser mais diferentes: ele, completamente nerd, racional; ela, botânica, good vibes. Uma mistura que dava muito certo. Ao menos, até Rita ganhar um muda de vitória-régia e passar a dedicar sua vida à ela.




O açude, do Rafael Sanges, assim como o conto anterior, trouxe algo diferente às narrativas de Abismo: lendas brasileiras elevadas ao horror cósmico. Neste, um velho é convidado a vender suas  terras a um grupo religioso, contudo, ele se recusa a fazer isso. Naquele lugar, ele viveu os melhores anos de sua vida ao lado de sua falecida esposa, Zélia. Só que as coisas podem sair um pouco do controle...

Última apresentação, do Igor Cabrardo, começa como uma simples peça de teatro, em que Isaac seria o substituto de um dos atores que havia desistido, e acaba elevando-se a culto maligno banhado à sangue e vinho.

A quarta regra de Santa Seni, de Geean MR, se passa na pacata cidade de Santa Seni, ali em meados da década de 80. Por lá, haviam três regras a serem seguidas para que todos pudessem ser felizes: nas terças-feiras após as 21h ninguém deveria sair na rua, pois Seu Timóteo passava com os bois bravos; nunca recusar os doces da velha Lourdes, pois era bruxa (mas jogá-los fora assim que sair de suas vistas); e nunca falar mal do Coronel Datilba. Só que as coisas saem totalmente dos eixos quando o próprio Coronel perde as estribeiras.




Deu pra ter uma noção sobre o que o aguarda em Abismo do Mal? Espero que sim, a edição está imperdível.

Leitura mais que indicada!

Gostei bastante da capa, uma ilustração que representa bem as criaturas e o estranhamento do horror cósmico; e também da diagramação, que bem limpa e equilibrada, com aberturas de capítulo bem interessantes.

Espero que tenham gostado.

Hugs :)

6 comentários:

  1. Olá, Michelle. Tudo bem?

    Realmente é um livro muito bom, porém, denso, por conta do cenário de Lovecraft.
    Sua resenha está sensacional! Gostei demais e, acredito que seus leitores irão gostar desse livro que é incrível!

    Abraços,
    Daniel Moraes
    Lura Editorial

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oba! Feliz demais que tenha gostado, Daniel!
      Abismo é sem dúvida uma das minhas melhores leituras até agora.
      Abraço!

      Excluir
  2. Ótima resenha! Já li outros trabalhos do organizador da Antologia (Warwolf, Exidium, Exceção Hostil) e recomendo muito!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Brunna!
      Agora estou ainda mais curiosa para ler algo do Gabriel! =D

      Excluir
  3. Michele! Sua resenha é um presente para mim. Muito obrigado. Já a citei no site do livro e nas minhas redes sociais... Posso te avisar sobre meus próximos lançamentos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ei Gabriel! Feliz demais que tenha gostado da resenha :)
      Avise sim! Eu adorei essa publicação e certamente vou gostar de outros trabalhos seus!

      Excluir