Resenha: Quem é você, Alasca?, John Green








Ficha Técnica:
Título: Quem é você, Alasca?
Autor: John Green
Editora: WMF Martins Fontes
Ano de lançamento: 2010
Gênero: Lit. Estrangeira / Romance
Páginas: 240
Preço médio: R$29,90






 “Quem é você, Alasca?” é a primeira obra do John Green (e na minha opinião, o melhor livro escrito por ele). Publicado no Brasil em 2010 pela WMF Martins Fontes, o livro ganhou o Prêmio Michael L. Printz (prêmio este que nomeia os melhores livros destinados à jovens adultos).
A história é narrada por Miles Halter (conhecido também como Gordo), um garoto magro, solitário e fissurado por célebres últimas palavras. Cansado da vida previsível em casa, Miles vai para uma nova escola (Culver Creek) à procura daquilo que o poeta François Rabelais chamou de o “Grande Talvez” -  o motivo pelo qual estamos vivos, cada um de nós, como indivíduos. E é a partir daí que a história fica interessante. Nessa busca pelo “Grande Talvez”, Miles conhece Alasca Young, uma garota extremamente inteligente, espirituosa, problemática e sensual, e então vê sua vida mudar completamente.

“...se as pessoas fossem chuva, eu seria garoa e ela, um furacão.”

Esse livro é brilhante, sem exagero! A forma como o John Green desenvolveu a narrativa (com um humor sofisticado), faz com que o leitor queira mais e mais páginas com as aventuras e reflexões do Miles. A forma sensível como ele explorou e utilizou os personagens secundários (que são extremamente inteligentes e apaixonantes) foi excelente! É impossível não se identificar/gostar do Coronel, Takumi e da Lara. Outro ponto positivo é que o livro é super curtinho (o autor soube transmitir a mensagem principal do livro sem “enrolar” o leitor) e a leitura flui rapidamente.

Às vezes, não entendo você, eu disse. Ela nem mesmo olhou para mim. Apenas sorriu para a tevê e disse: ¨Você nunca me entende. Essa é a graça¨.

Você deve estar se perguntando o que esse livro tem de tão especial. A própria sinopse não é tão convidativa, mas ele é construído a base de detalhes de sutilezas. É um livro que, com toda a certeza,  te convidará a pensar. Passei o feriado de carnaval inteiro com ressaca literária.

“Chega uma hora em que percebemos que nossos pais não podem salvar a si mesmos nem a nós, que todos os que atravessam as águas do tempo acabam sendo dragados pela ressaca – que, em suma, todos nós vamos.”

Se existe um livro que vai mudar a sua vida, é este. Tá esperando o que para ler? Corre, corre, corre!

A resenha da semana que vem será sobre um livro que volta e meia é leitura obrigatória para quem presta vestibular e que eu amo de paixão. Dica: foi escrito por Machado de Assis.
Até o próximo domingo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário