Melhores leituras de 2019, por Michelle Pereira


Oi pessoas! Como vocês estão?

2019 está chegando ao fim e, com isso, é hora de fechar minha listinha de leituras do ano e fazer uma retrospectiva dos melhores livros que li. Foi um ciclo corrido isso, com diversas mudanças e surpresas na minha vida, e estou feliz por ter amadurecido muito nesse período. Esse foi o primeiro ano, depois de muito tempo, que precisei cortar as leituras de e-book por conta dos meus olhos, que vão só piorando na miopia e no astigmatismo (meu último exame já estava em 6.25 graus de miopia e 3 de astigmatismo, pásmem!, não enxergo quase nada sem óculos). Mas seguimos com fé! Em decorrência disso, houve uma queda bem significativa das minhas leituras: antes eu lia em média 30 livros físicos e 20 digitais em um ano; nesse, foram 30 físicos até o momento e, apenas, 2 digitais =O

A meta é sempre 50 leituras anuais, massss, passei um bocado da metade e estou satisfeita com isso. Vamos tentar com mais vigor em 2020, hahaha! Vai que dá!

Que tal, então, falarmos das minhas melhores leituras de 2019?

Nesse período, li livros incríveis e estou exultante por ter conhecido tantas histórias incríveis, que me fizeram viajar por outros mundos, ser outra pessoa, sonhar e acordar para enfrentar cada dia. Estou certa de que cada uma delas foi mais que especial <3

Em geral, eu não consigo eleger apenas um livro como o meu favorito, entretanto, 2019 foi diferente. Teve um história que saltou na frente das outras no meu coração e me fez suspirar, chorar, me apaixonar e querer conhecer aquele universo. Por esse motivo, vamos falar primeiro dessa maravilhosidade em forma de livro:





1. Um estranho sonhador, Laini Taylor
Pensa num livro que me ganhou? Pensa numa história que eu nunca vou superar? Essa é Um estranho sonhador. Laini é a minha autora favorita e, como não poderia deixar de ser, ela se superou ao escrever sobre Lazlo, Sarai e a cidade perdida, Lamento. Acompanhar o crescimento dos personagens, a descoberta, foi uma das melhores coisas que me aconteceram em 2019, sério. Vou levar eles sempre comigo.












2. Seraphina, Rachel Hartman
Me encantei pela capa de Seraphina, isso é fato. E mais ainda pela história. Ser um meio-dragão não era nada fácil para ela, menos ainda ter de se esconder de todos e lidar com os grotescos que haviam em sua mente, prontos para levá-la ao chão caso se descuidasse. Seraphina também é uma história sobre descoberta, mas também é sobre esperança, inocência e resiliência.











3. Para todos os garotos que já amei, Jenny Han
Explica pra mim como não se apaixonar pelas trapalhadas da Lara Jean? Gente, não dá. Ela é uma gracinha de menina e tem aquela coisa da garota fofa que me conquistou. E as cartas? Hahaha! Como eu me diverti com tudo isso. Simplesmente uma leitura adorável! E um filme adorável também. Estou louca pelo próximo, mas só em fevereiro :(














4. As regras do amor e da magia, Alice Hoffman
Eu li metade desse livro em uma tarde, de tão bom que é. A história dos irmãos Owens é cálida, trágica e enfeitiçada. Quando visitam uma de suas tias no interior, eles finalmente tocam a magia que existe em seu sangue e sentem o poder dela em suas vidas. Não poderia ser melhor ou... pior!?












5. Aos olhos de Zoe, Camila Pelegrini
A Camila é uma das pessoas mais incríveis que conheço, ela é milita por seus ideias, ama os bichos e parece ser o mais correta possível em suas atitudes. Isso me faz ser fã dela, tanto quanto dos seus livros. Aos olhos de Zoe é daquelas histórias capazes de conquistar o mais duro dos corações. Ela emociona, fere e encanta. Não tinha como não ser uma das minhas favoritas.











6. Mocassins e All Stars, Clara Savelli
Tinha mil anos que eu queria ler alguma coisa da Clara. Essa ano, quando ela abriu financiamento coletivo de Mocassins, eu tive que contribuir. Era a última reeimpressão do livro e eu estava curiosíssima com a história. Não me decepcionei, é claro! Savelli faz jus ao seu renome. Me apaixonei pelas travessuras da Julie, do Arthur e de todos os personagens. Essa é uma história rica e cheia de drama!












7. Beemote, Scott Westerfeld
Em 2019, não poderia faltar pelo menos uma leitura de outro dos meus autores favoritos: Scott Westerfeld. Ele me conquistou com a série Feios e me tem me deixado no chão com a trilogia Leviatã. Em Beemote, continuamos navegando por uma releitura fantástica da Primeira Guerra Mundial com Alek e Deryn. Os cenários do Scott são tão vívidos, que quase me sinto naquela época, lutando ao lado de todos.











8. Os primeiros dias, Scott Westerfeld
Por falar em Scott Westerfeld, li também a série Vampiros em Nova York esse ano. Aliás, o vampirismo não passa de uma doença propagada por gatos e ratos, que torna os humanos mais capazes e fortes para enfrentar um inimigo ancestral. Cal Thompson é um daqueles personagens interessantes e instigantes: biólogo e nerd, o que ele mais mostra ao longo da história são comparações de coisas diversas com a vida dos parasitas. Nojento, mas ok!






Pensa num autor gente boa: esse é o Jefferson. Na mesma medida, ele também é cruel, me enviando as ilustrações que vão compor o segundo livro da sua série, hahaha. Cerberus lembra muito uma rodada de RPG, que é uma das inspirações do Lessa, além de ser cheio de personagens incríveis. Apaixonada até 2050 pelo Átila <3, meu crush literário forever! Mas gosto também da Elise, do cachorro abduzido dela e, ligeiramente, do Enzo, embora ele seja bem FDP.











10. Rainha, Mari Scotti
Se eu leio um livro da Mari, ele não pode deixar de aparecer na minha lista de melhores leituras. Rainha traz a aguardada conclusão da trilogia Neblina e Escuridão, minha favorita da autora. Se você gosta de vampiros e de Crepúsculo, pode ler que vai se apaixonar. Ellene, Milosh, Elizabeth, Tomás, Carol, Jacó, todos eles me conquistaram. Um destaque final para Elizabeth, por mostrar que amor é quando você deixa uma pessoa ir, mesmo que queria que ela fique.






Esses são os meus eleitos, pessoal! E aí? Como foi o ano literário de vocês? Leram algum dos livros da minha lista?

Espero que tenha sido um ano cheio de leituras maravilhosas para vocês. O meu, certamente, foi.

Um abraço :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário