Resenha: A filha do Norte, de Luisa Soresini, por Michelle Pereira










Ficha Técnica:
Título: A filha do Norte - volume 2
Autora: Luisa Soresini
Editora: Arwen
Ano de Lançamento: 2017

Gênero: Fantasia
Páginas: 518
Preço Médio: R$ -

Exemplar físico cedido pela autora.

Oi oi gente! Como vocês estão? Aqui em Minas tá uma chuvinha leve e gostosa, daquelas que dá vontade de ficar em casa lendo um bom livro! Por falar em livro, que tal eu apresentar para vocês a segunda parte de A filha do Norte, da Luisa Soresini?

No primeiro livro, conhecemos nossa protagonista sofredora, a Michelle (ai que alegria, a primeira estrela de um livro com meu nome! Uhu!) e seus captores, os Vergaminis, jovens ricos e bonitos, transformados em monstros que bebem sangue por duas bruxas. Cada uma deles acabou tomando uma forma diferente: Danton, um vampiro; Wolf, um lobisomen, Luka, um bruxo; Frank, a criatura do dr. Frankstein; Christofer, um fantasma; Ethan, uma múmia; e Carl, um menino-gato (não sei como descrevê-lo, mas me lembra o Shippo, de InuYasha).

"- Acha que deixaríamos alguém a tirar de nós? Se por acaso um dia isso acontecer - o que não acontecerá se depender de mim -, eu correria o mundo inteiro somente para procurá-la e trazê-la de volta, livrando-me de todos que ficarem no meu caminho e que a fizeram ficar com medo de novo, Michelle. Você não irá ficar com medo mais, não se depender de mim."

Quando o pior deles, Danton, saí para uma caçada, Michelle, com toda sua graça e delicadeza, acaba mudando os outros garotos, mostrando a eles que existe algo bom no mundo. Só que quando o vampiro volta, não quer nem saber daquele carinho que os irmãos estavam nutrindo pela humana. Ela era só um brinquedo, uma serviçal.

E é assim que começamos o livro dois: com Danton atacando os irmãos e Michelle os defendendo.

Isso que ela faz, bater de frente com Danton, aguça sua curiosidade e é o que o impede de matá-la, já que vontade não falta. Há algo também sobre destruir o orgulho dela, fazê-la se arrastar por ele (um tanto egoísta e infantil, né?) que o deixa ávido.

Porém, com o passar do tempo, o próprio Danton, tão cruel e autoritário, acaba se rendendo à Michelle. Não que ele confesse isso de primeira, é claro.




Quando eles finalmente acreditam que tudo está bem, que a felicidade é uma realidade, o passado de Michelle retorna para assombrá-la: seu antigo "dono" está à sua procura e parece que não descansará até tê-la de volta.

Aquele monstro partiu a alma de Michelle no passado, deixou-a a vazia e sem esperanças, depois de matar toda a sua família e torturar a pobrezinha por anos a fio. E, talvez, agora ele consiga levá-la de novo. Será que os Vergamini conseguirão lidar com Bóris e com seus próprios problemas?




A filha do Norte - volume 2 continua com aquele ar de encantamento, onde parecemos mergulhados, ao mesmo tempo, em O mágico de Oz e em algum anime japonês - um misto de clássico e contemporâneo.

A Michelle é um tipo complexo de personagem: é forte e corajosa, mas ainda tem muitas fraquezas que estão a todo o momento prestes a derrubá-la. Além disso, ela sofre com algo que eu mesma sofro (será um mal das Michelles?): o medo de ser um fardo. E isso, meus irmãos, às vezes, paralisa você.

Lidar com isso e também lidar com as inseguranças dos próprios Vergaminis, monstros poderosos, mas frágeis, talvez sejam pontos-chave do livro. Junto também de uma mensagem de amor muito evidente.




Uma das coisas que mais nos deixa com vontade de ler, eu acho, é a escolha que a Michelle tem que de fazer: todos os garotos estão apaixonados por ela, mas, e aí? Com qual ela deve ficar? Eles são tão diferentes... há tantas coisas neles que a encantam...

Eu já tenho duas escolhas: Wolf e Danton. Mais puxado pro Wolf, porque né...? Tenho uma queda pelos moços solitários e ligeiramente bravos (tipo Wolverine, Batman...)

Ahh, não posso deixar de mencionar a importância das bruxas Elza e Meredith nesse livro! Nem te conto o que elas são na verdade... Gente, é de chocar haha! Mas, como somos todos contra spoilers, vou parar por aqui.

" - Vamos amá-la ainda mais por isso. Para todo o sempre, porque você é a nossa luz. Nosso Norte."

Achei a escolha da imagem da capa excelente. A simplicidade dela traz uma mensagem muito legal, principalmente casando-se como final o livro. Porém, tem diversos problemas de contraste, sobretudo no verso. A diagramação ficou muito legal e adorei os divisores de narrador. Já a revisão ficou muito aquém. A falecida editora não parece ter se esforçado muito nesse ponto, pois há muitos erros ao longo da leitura.

E aí? Curiosos? Venham conhecer A filha do Norte!

Hugs.

2 comentários:

  1. Ameii uma resenha incrível <3 Obrigada pelo carinho!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu é que agradeço por essa leitura! Adorei uma protagonista com meu nominho :P

      Excluir